Blog   NRs - Normas Regulamentadoras   08 de janeiro de 2018

NR 23: Proteção contra Incêndios

Tempo de Leitura: 7 minutos
NR 23

O surgimento do incêndio é através da presença de um fogo não controlado, capaz de destruir o que está ao seu redor. Os acidentes com o fogo são extremamente perigosos, sendo muito importante a conscientização e o conhecimento para prevenção de acidentes.

Saber como agir no momento que o incêndio ocorre é tão importante quanto saber apagá-lo. Informar o trabalhador sobre as regras e normas irá ajudá-lo a garantir a segurança e a proteção no ambiente de trabalho.

Frequentemente, falamos sobre a importância do conhecimento e informação para garantir a segurança do trabalhador. Afinal, a informação é tão importante quanto a prevenção, não é mesmo?

Com o objetivo de promover a saúde e segurança do trabalho, as normas regulamentadoras são criadas pelo Ministério do Trabalho para estabelecer as medidas de segurança obrigatórias de cada setor. No caso da proteção contra incêndio, tem um NR específica para garantir a proteção no ambiente de trabalho.

Proteção contra Incêndios – NR 23

A NR 23 – Proteção contra Incêndios estabelece as medidas de proteção contra incêndio dos ambientes de trabalho para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. A norma estabelece disposições gerais em que todos os locais de trabalho deverão possuir:

  • Proteção contra incêndio;
  • Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
  • Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início (extintores de incêndio, chuveiros, etc);
  • Pessoas treinadas para o uso correto desses equipamentos. (Treinamento de Brigada de Incêndio).

O que diz a NR 23?

Para começar, tenha em mente que as NRs se referem a um conjunto de normas regulamentadoras que são mantidas pelo Ministério do Trabalho (atual Ministério da Economia).

Em termos simples, o principal objetivo é que as empresas cumpram com os serviços que devem ser executados em relação a boas práticas, ou seja, a segurança do trabalhador.

Mais especificamente a NR 23, traz à tona todas as questões que envolvem o combate contra incêndios, que podem acontecer em praticamente todos os ambientes.

Entretanto, o principal destaque da norma é garantir que as empresas, públicas ou privadas, que sejam obrigadas a ter uma equipe de bombeiros, realmente siga com essa recomendação, além de todos os outros itens descritos na NR.

Ainda que seja considerada como uma lei bastante antiga, a norma foi atualizada em 2011, o que faz com que muitas empresas ainda precisem se atualizar em relação ao documento.

Em primeiro lugar, a NR conta com diversas instruções sobre como as empresas devem aplicar cada uma das determinações.

Em segundo lugar, fornece as instruções específicas, que são seguidas apenas por empresas que se encaixam nestes parâmetros.

Logo, a Norma destaca alguns pontos importantes em relação a proteção contra incêndios, como um passo-a-passo:

1- Assim que houver sinal de fogo, acionar o sistema de alarme;

2- Chamar a equipe de brigadistas o mais rápido possível;

3- Desligar todas as máquinas ou outros aparelhos elétricos locais que possam ser acessados;

4- Atacar o fogo com os extintores de incêndio sempre que o funcionário tiver o conhecimento necessário;

5- Auxiliar na retirada de pessoas do local o mais rápido possível.

Esse esquema de segurança pode parecer muito simples, mas a verdade é que muitos funcionários, diante do medo, podem acabar cometendo algum deslize.

Logo, é importante ter treinamentos e sinalizações de apoio, para preparar todos os colaboradores diante de qualquer tipo de perigo.

Onde os extintores devem ficar?

Dando continuidade à norma, muitas empresas e funcionários ficam na dúvida de onde exatamente os extintores de incêndio devem ser posicionados.

Logo, a normal é clara em relação a isso, destacando três principais tópicos relacionados a onde os extintores devem ficar:

  • · Sempre em local de fácil visualização;
  • · Local em que o acesso seja fácil e rápido;
  • · Posicionar os extintores em local com menor risco de fogo ou de bloqueio, para que as chances de o acessar sejam maiores.

Da mesma maneira, a NR ainda afirma que todos os locais onde os extintores forem colocados devem estar sinalizados com um círculo vermelho.

Outra opção de sinalização são as setas vermelhas, largas e com as bordas em amarelo.

Lembrando que aqui na Prometal EPIs você encontra, também, diversos itens de Sinalização para a sua empresa. 

Já no chão, o piso logo abaixo do extintor, deve ser pintado de vermelho e nunca ser substituída, tendo em torno de um metro por um.

Outro ponto importante para as empresas se refere à altura, já que os a parte superior do extintor nunca deve estar acima de 1,60 metros.

Já os baldes devem ter uma distância mínima de 60 centímetros do chão, mas nunca ter uma distância maior que 1,50 metros.

Tome notas:

  • · Nunca colocar os extintores nas paredes das escadas do prédio/empresa;
  • · Sempre que utilizar os extintores com rodas eles devem ter total acesso a todos os locais da empresa/prédio;
  • · Os extintores nunca devem ser total ou parcialmente cobertos, seja por materiais, panos, prateleiras ou quaisquer outros itens.

Treinamento e Sinalização

Além disso, também devemos tomar algumas medidas preventivas para evitar ou limitar a propagação do fogo. A NR 23 determina a existência de saídas, aberturas, vias de passagem e escadas posicionamento de extintores que devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos. Todos devem estar dispostos de maneira visível para que os trabalhadores possam abandonar o local com rapidez e segurança, em caso de emergência.

Os exercícios de alerta também deverão ser praticados periodicamente. É importante destacar o dever da utilização dos equipamentos de combate a incêndio. Assim, promover a realização do treinamento para que seja possível apagar o fogo antes de se propagar. Também verificar a presença dos extintores adequados no local.

Para combater o fogo de imediato nos primeiros cinco minutos é essencial que você saiba alguns princípios básicos. Vamos listar algumas dicas abaixo.

  • Dar o alarme de incêndio;
  • Desligar a energia elétrica;
  • Acionar os bombeiros;
  • Saber avaliar o incêndio.

Informação aliada a prevenção de acidentes é o que fará o seu dia a dia mais seguro e garantirá a sua proteção no trabalho.

Dúvidas sobre os EPIs para Bombeiro? Confira este post completo com todos os equipamentos de proteção para o bombeiro!

Afinal, qual a NR da brigada de incêndio?

proteção contra incendio

A brigada de incêndio pode ser definida como um grupo de pessoas capacitadas para lidar com possíveis incêndios.

Assim, todos do grupo precisam ser treinados de maneira antecipada, organizados e conhecerem tudo referente a empresa, prédio ou organização, para poderem agir diante de uma situação de emergência.

Portanto, tenha como referência para a brigada de incêndio a NR 23, citada aqui neste post, bem como a NBR 14276/2006.

O destaque para a NBR se dá por ser um documento completo em relação aos requisitos para a brigada, desde o planejamento para a composição até os procedimentos complementares.

Assim, podemos dizer que não se trata apenas de uma norma geral para toda a brigada, mas sim de uma junção de normas para regulamentar a condição de trabalho.

Justamente por isso, todos os cursos oferecidos aos trabalhadores ou equipe de brigada deve estar em conformidade com a NBR, visando não apenas evitar que incêndios aconteçam, mas que seja possível agir diante de um.

Logo, os riscos são drasticamente reduzidos, assim como as perdas e possíveis processos.

Por fim, vale destacar ainda que a necessidade de uma brigada de incêndio também é um Decreto Lei Estadual de número 63.911/18, seguindo a regulamentação 17 do Corpo de Bombeiros.

Portanto, todas as empresas, prédios, organizações e outros devem cumprir com os requisitos.

Como compor a brigada de incêndio de acordo com a NR 23?

De maneira simples, a brigada é obrigatória para todas as empresas que tenham 20 ou mais funcionários.

Já em relação a formação, é preferencial que os participantes já tenham alguma experiência anterior como brigadista.

Entretanto, não se trata de uma regra.

O ideal é que os funcionários da brigada tenham boa saúde e condição física, conhecimento ao menos básico das instalações e sejam alfabetizados.

Da mesma forma, é essencial que a brigada conte com pessoas que sejam altamente responsáveis em relação a cuidados e trabalho.

Ao mesmo tempo, é ideal que os brigadistas sejam aqueles que, durante o horário do expediente, nunca se ausentem da empresa.

Qual a importância da NR 23

Para finalizar, é importante pensar no porque existe toda uma norma, regulamentação e leis referente a um único assunto, ou seja, porque a NR 23 é tão importante assim?

De maneira geral, a regulamentação vem como uma maneira de garantir, principalmente, a proteção a vida das pessoas que trabalham em uma empresa.

Mas, além disso, a norma ainda garante a preservação dos bens de um negócio.

Isso porque, mesmo que muitas empresas ainda insistam em brincar com a sorte, um incêndio pode acontecer em qualquer lugar, por milhares de motivos diferentes.

Seja uma faísca em algum material, uma tubulação de gás que está fazendo ou mesmo um aparelho que deu curto.

Logo, não há como prever esse tipo de acidente, mas há como evitar ao máximo que ele aconteça e ainda preparar toda a equipe para esse tipo de evento.

Através da regulamentação e treinos de evacuação, definição de uma brigada de incêndio e combate às chamas, todos ficam mais seguros.

Vale destacar ainda que isso também significa que a empresa pode evitar uma série de punições e ações judiciais.

Afinal, quando comprovado que a empresa não seguia as exigências legais ou que foi negligente de alguma maneira, as multas podem ser gigantes, vidas podem ser perdidas e a empresa pode acabar fechando.

Na dúvida, faça um checklist e averigue se a sua empresa está dentro das regulamentações e veja o que é preciso para se adequar a elas.

Não corra riscos e não coloque a vida dos seus funcionários e colaboradores em risco.

Se você ainda tem alguma dúvida em relação a NR 23 ou mesmo a brigada e qualquer outro assunto desse post, não se esqueça de comentar aqui embaixo ou nos contate através do chat.

Aproveite para compartilhar também a sua experiência ou deixar a sua dica do que gostaria de ver nas próximas páginas.

Grande abraço e até o próximo post! 

Continue a sua leitura com FAP: Fator Acidentário de Prevenção – saiba mais

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.