Blog   EPIs   18 de março de 2020

Estoque de EPIs: Como anda a situação no mundo com o Coronavírus?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Estoque de EPIs

Só se fala em Coronavírus e em como proteger-se dele. Por este motivo, o Estoque de EPIs no mundo todo também está em sinal de alerta. Será que as fábricas estão dando conta da produção de tanto equipamento necessário, assim, de última hora e com tanta urgência? 

A verdade é que as máscaras e respiradores que protegem o usuário contra o recente vírus são o produto mais procurado do mercado. De fato, não é para menos: uma maneira tão simples de prevenção, iria mesmo ter muita saída. O que ninguém esperava é que a suposta crise se tornasse uma verdadeira pandemia (como já foi declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS) tão rapidamente.

Assim, o que mais se temia está acontecendo: o estoque de EPIs para a prevenção do Coronavírus no mundo todo está acabando. E este fato não preocupa apenas pessoas que estão em áreas de suspeita. Preocupa o mercado inteiro da Segurança do Trabalho! 

E o motivo é muito simples: os respiradores que estão sendo utilizados para a proteção contra o novo vírus não é produzido propriamente para isto. Ou seja, possui outras funcionalidades e utilidades, em outras áreas profissionais, completamente distintas.

Com a pandemia do COVID-19, as máscaras estão sendo utilizadas para este fim. Fazendo com que as empresas que as utilizavam em suas rotinas profissionais normais sentissem uma certa escassez do produto no mercado. Ou seja, problema para todas as partes! 

Se você deseja saber mais sobre a situação do Estoque de EPIs e o Coronavírus ao redor do mundo, fique de olho neste artigo. Iremos esclarecer para você os níveis de escassez, o quanto você deve ou não se preocupar e, ainda, trouxemos a opinião do André Britto, Técnico em Segurança do Trabalho e Consultor de Vendas da Prometal EPIs.

Acompanhe! 

Atualização sobre o Coronavírus

Até o dia 13 de março, haviam sido registrados ao menos 151 casos confirmados de Coronavírus no Brasil. Este dado foi atualizado na sexta-feira, de acordo com os últimos  balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein.

Importante lembrar que o Hospital Albert Einstein de São Paulo é o centro de saúde onde estão sendo realizados os testes de infecção do COVID-19. Esses testes são validados pelo Ministério da Saúde e, até o dia 12 de março, a direção do Hospital havia declarado a confirmação de 98 infecções desde o acontecimento do primeiro caso.

Também no dia 12, o Ministério da Saúde divulgou um levantamento recente onde, até aquele momento, eram 77 os casos confirmados. No entanto, após o balanço, Minas Gerais enviou a confirmação de mais uma ocorrência, a segunda no estado. 

Além disso, existem outros casos que não estão incluídos no Balanço Oficial, como: 

Como você pode ver, os números estão aumentando gradativamente e, por isso, a prevenção é crucial. No mundo todo, já foram cerca de 5.000 mortes – sendo a grande maioria ocorrida na China Continental, segundo um balanço da agência AFP.

Estoque de EPI e o COVID-19

Para explicar para você a importância do Estoque de EPIs nessas situações e também do cuidado para a proteção, conversamos com o Técnico em Segurança do Trabalho e Consultor de Vendas da Prometal EPIs, André Britto. 

Ao questionarmos sobre os estoques dos Equipamentos de Proteção Individual, André nos deu seu parecer que merece ser compartilhado na íntegra com você. Veja abaixo:

Só se fala em Coronavírus!

O mundo todo anda apreensivo por não saberem onde, quem e quando podem contrair o COVID-19, vulgo Coronavírus.

Em diversos locais do globo, as empresas estão estocando cada vez mais produtos como respiradores, macacões químicos e luvas descartáveis pois, já estão escassos no mercado.

O motivo é muito simples: as fábricas de matéria prima estão localizadas no epicentro da crise.

A pandemia, como já foi declarada pela OMS, fez com que diversas fábricas na China e no mundo parassem de fabricar esses itens essenciais para combate ao vírus.

No entanto, esses EPIs não são utilizados só em épocas de crise. São itens imprescindíveis para muitas empresas nas suas rotinas de trabalho o ano todo. E isso tem causado grande alvoroço pois, para alguns itens, já se encontram aumentos maiores que 400% com relação ao preço anterior.

Vale lembrar que esse cenário está cada vez mais comum no mundo todo. 

Máscaras descartáveis, Respiradores descartáveis, Macacões Químicos, Luvas descartáveis e todo e qualquer item que dependa do mesmo tipo de matéria prima, vai faltar em algum momento.

E a pergunta que resta é: ”Quando os estoques mundiais serão reabastecidos?”

A expectativa de alguns fabricantes é conseguir começar a produção e normalização desses itens somente no segundo semestre de 2020 (Jun/Jul/Ago).

Portanto, quando tratarmos desses EPIs, além de serem obrigatoriamente utilizados dentro das empresas, é fundamental, também, evitar desperdícios e incentivar o uso correto de cada item. Assim, talvez ajude a manter o estoque de EPIs no mundo todo em meio ao caos.

Além de toda essa questão da crise desses EPIs, que também são utilizados para o combate ao Coronavírus, estamos a menos de uma semana de saber qual vai ser o destino da MP 905 e sobre o Certificado de Aprovação. 

Saiba mais acessando este artigo.

Quais os EPIs que ajudam a prevenir o Coronavírus?

São três as recomendações de pessoas que deverão utilizar com frequência os EPIs destinados à proteção do COVID-19:

  • Pessoas que lidam recebendo público nos aeroportos, fronteiras ou em qualquer outro meio de transporte deverão utilizar Máscara Cirúrgica – mesmo que não haja relatos da doença na região;
  • Quando já há a suspeita da doença, é recomendado o uso de Óculos de Proteção, Luva de Segurança e Vestimenta de Proteção, além do Respirador Adequado;
  • Funcionários de transportes, que atuam recebendo e realizando inspeções nas bagagens deverão utilizar Luvas de Segurança e Máscaras Cirúrgicas; 

E quanto aos Respiradores? 

Muitas pessoas chegam até a nossa loja em busca do Respirador N95, que é o mais procurado para esse tipo de proteção. No entanto, este modelo de EPI é determinado por uma aprovação da NIOSH, dos Estados Unidos. Ou seja, não existe no Brasil, pelo menos não com este nome! 

Como paralelo, aqui no país nós possuímos o mesmo modelo de respirador, mas com outra nomenclatura. Portanto, o N95 é equivalente ao PFF2 sem válvula! É muito importante que você entenda isso, pois este fato está causando enormes confusões entre clientes e lojas de EPIs. 

Além disso, a OMS classificou os respiradores para o Coronavírus de duas formas: 

  1. Para profissionais de Saúde; e 
  2. Para uso geral. 

Os Respiradores que serão utilizados pelos profissionais da área da saúde deverão ter, obrigatoriamente, um registro na ANVISA. O motivo é garantir a proteção e a segurança destes profissionais que passarão expostos ao agente durante longas jornadas de trabalho, já que este registro garantirá que o produto foi fabricado e comercializado da forma correta.

Continue a sua leitura com Coronavírus e os EPIs – o que você precisa saber?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.