Blog   EPIs   24 de julho de 2018

EPIs para Soldador: Qual utilizar?

Tempo de Leitura: 4 minutos

epis para soldador

O processo de soldagem é uma das atividades mais exercidas na indústria. Os EPIs para soldador tem papel fundamental para a prevenção de acidentes. Diariamente, os trabalhadores estão sujeitos a diversos riscos existentes durante a jornada de trabalho. Por isso, o profissional que trabalha com a solda deve estar atento nas medidas de segurança para este setor.

Uma coisa é certa: Conhecer os EPIs para Soldador é fundamental para garantir a proteção na hora de exercer as tarefas profissionais!

Neste post, vamos falar sobre os principais Equipamentos de Proteção Individual encontrados no mercado, os principais riscos existentes e como garantir a segurança do trabalho.

Soldador: O que faz este profissional?

Ele é responsável por realizar cortes e soldagem dos materiais. Por estar constantemente sujeito ao risco, o profissional deve ser apto e habilitado para realizar as tarefas com segurança.

Durante o processo de soldagem, o trabalhador fica sujeito à riscos que podem prejudicar a saúde ou integridade física, como: lesões nos olhos, perda auditiva, queimaduras, intoxicação e entre em outros perigos existentes na jornada de trabalho.

A utilização dos EPIs é fundamental para a segurança e a proteção contra os agentes. Porém, não basta utilizar apenas um equipamento, e sim, é preciso utilizar todos os EPIs para proteger as mãos, os olhos, a cabeça, o rosto e corpo do trabalhador. Só assim, podemos eliminar ou reduzir a consequência do risco no trabalhador.

EPI x EPC

Sabemos que as medidas de segurança são fundamentais em qualquer área ou tipo de trabalho, não é mesmo? Cada setor, possui característica e riscos específicos durante as atividades profissionais. Por isso, devemos ficar atentos na hora de definir os equipamentos de segurança. Tanto para a proteção coletiva quanto para a proteção individual com a utilização correta dos EPIs para soldador.

De acordo com a hierarquia das medidas de segurança, primeiramente, é preciso identificar os EPCs ideais para eliminar os agentes ambientais do local de trabalho. A proteção coletiva é obrigatória!

EPCs para o Processo de Soldagem

Os EPCs são responsáveis pela proteção coletiva do local, sendo essenciais para a prevenção de acidentes.

Veja os principais equipamentos:

  • Extintor de Incêndio
  • Cortina Especial para Solda
  • Sistema de Exaustão

Lembrando que em alguns casos, também é necessária a sinalização do ambiente com placas, cones e etc.

EPIs para Soldador

O Equipamentos de Proteção Individual (EPI) fazem parte de umas principais medidas de proteção neste setor. O uso correto do EPI fará a diferença na prevenção de acidentes de trabalho. Além de fornecer o equipamento, o empregador também deve oferecer um treinamento para explicar a importância da utilização e quais os riscos que o EPI irá proteger durante a realização das tarefas.

Se você é autônomo, a proteção é por sua conta. Por isso, fique atento as medidas de segurança e não deixe de conversar com um profissional habilitado da segurança do trabalho para conhecer os riscos, identificar os EPIs adequados para as suas tarefas e principalmente, garantir a sua proteção!

Caso você precise de ajuda, entre em contato conosco e conte com o apoio da nossa equipe de profissionais especializados na proteção do trabalhador! 🙂

Os principais EPIs para Soldador encontrados no mercado são:

  • Avental de Raspa
  • Máscara de Solda
  • Luva de Segurança
  • Proteção Auditiva: protetor auricular ou abafador de ruído
  • Óculos de Proteção ou Óculos de Segurança
  • Perneiras
  • Touca Árabe

Avental de Raspa

Ele previne os acidentes de trabalho com respingos, agentes cortantes e escoriantes. Além de proteger o tronco das radiações não-ionizantes.

Máscara de Solda

Talvez o EPI mais famoso para este setor. Existem diversos modelos de máscara de solda para garantir a proteção. Ela pode ser manual ou automática!

A máscara de solda manual não tem alteração no grau do escurecimento durante o uso. Já a automática, permite uma produtividade maior do usuário com a alteração do grau de escurecimento de acordo com a intensidade de luminosidade.

Luva de Segurança

As luvas protegem as mãos do soldador e proporcionam um trabalho manual seguro. O principal EPI encontrado é a luva de vaqueta ou raspa! Garantem a segurança contra os agentes escoriantes, abrasivos, solda, cortes, perfurações e etc.

Existem diversos modelos de luvas de proteção que são próprias para soldas com temperatura mais elevada. Portanto, na sua aprovação, também virá a informação de resistência térmica e calor gerado pelo processo de soldagem.

Proteção Auditiva

Os protetores auricular ou abafadores de ruído vão solucionar a proteção auditiva no processo da soldagem. Primeiramente, é preciso compreender o nível de exposição de ruído em decibéis para que seja possível escolher o EPI adequado.

Já escrevemos um artigo sobre os EPIs para a proteção auditiva. Veja como escolher o protetor auricular correto ou o abafador de ruído ideal clicando aqui!

Óculos de Segurança

O óculos de proteção é responsável por proteger os olhos do usuário contra estilhaços de materiais, fagulhas, pequenas faíscas que podem surgir durante o processo.

Perneiras

As perneiras são utilizadas para a proteção da perna contra diversos tipos de agentes.

Touca Árabe

Esta touca é utilizada pelo soldador para proteger a cabeça e pescoço do usuário contra o excessivo calor durante as atividades realizadas.

Os EPIs para soldador são essenciais para proteger o trabalhador durante o processo de trabalho. Por isso, fique atento aos equipamentos corretos, verifique a validade do CA e esteja sempre informado sobre o mundo da segurança do trabalho! Assim como, adotar as medidas de seguranças corretas da Normas Regulamentadoras estabelecidas pelo MTE e promover a segurança do trabalho. Cada ação realizada por você ou pela sua empresa para proteger o trabalhador irá contribuir para a prevenção de acidentes.

Mas, lembre-se: A informação é tão importante quanto a prevenção! Esteja sempre informado, compartilhe o seu conhecimento e promova a proteção do trabalhador!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.