Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

EPIs para proteção auditiva e os níveis de ruído

Tempo de Leitura: 3 minutos

 
protetor auricular proteção auditiva

Existem coisas que você não precisa perder. A audição é uma delas! Por isso, a funcionalidade dos EPIs para a proteção auditiva é fundamental para promover a saúde do trabalhador. Você sabia que sete em cada dez pessoas convivem com níveis de ruído superiores ao limite de tolerância?

O ruído pode agir sobre você de várias maneiras, prejudicando não só o funcionamento do aparelho auditivo como também a atividade física, fisiológica e mental. Certamente, o trabalhador que sofre com o barulho terá problemas, além de prejudicar a saúde, os ruídos tem o poder de atrapalhar a concentração e a produtividade do funcionário.

Os EPIs para Proteção Auditiva 

Mas, com tanto barulho, murmúrio e ruído por aí, o que fazer para se proteger? Para os trabalhadores, a palavra de ordem é: protetor auditivo, o EPI que combate a esses vários tipos de sonidos. Há diversas formas, modelos e fabricantes de protetores auriculares, com variações importantes nas suas características de atenuação sonora.

Os mais simples é o tipo protetor auricular, também conhecidos como tampões ouplugs. Porém, também encontramos no mercado de EPIs os protetores chamados de “concha”, “fone” ou abafador“.

Se você tem dúvidas sobre qual é o EPI mais adequado para a proteção auditiva. Confira este post para compreender as funcionalidade de cada um. Produzimos um conteúdo especialmente para explicar a diferença entre o Abafador de Ruído e o Protetor Auricular.

Continuando…

O nível de atenuação será o fator decisivo para a escolha do protetor auditivo, seja ele abafador ou protetor auricular. Por isso, vamos explicar os métodos utilizados para atenuação de ruído.

Atenuação de Ruído: NRR e NRRsf 

Para saber qual o tipo ideal de protetor auditivo, deve-se medir o nível de atenuação são utilizadas dois métodos diferentes:

NRR e NRRsf são duas metodologias de atenuação de ruído para protetores auditivos. Estes valores não são expressos em dB, como a maioria dos protetores auditivos marcam em suas instruções, mas sim indicies que podem ser subtraídos diretamente do nível de exposição do trabalhador – dado em dB(A) – devido a soma de decibel ocorrer por escala logarítmica e não aritmética (algoritmos manuais)
como estamos acostumados a lidar.

  • NRR → Noise Reduction ou Nível de Redução do Ruído (NRR), testa os protetores auditivos em ouvintes bem treinados com ajuda do executor do ensaio para obter uma colocação perfeita, no entanto, com o passar dos tempos, verificou-se que os valores obtidos eram diferentes do mundo real.
  • NRRsf →  Sua metodologia, baseia-se na norma ANSI S12.6 – 1997 (B), que convencionou-se usar ouvintes são experientes, sem treino e sem ajuda pelo executor do ensaio para colocação do protetor auditivo, por isso o SF, que é abreviação de Colocação Subjetiva (do inglês, Subject Fit). Com isso, os resultados obtidos se aproximam mais da “real” atenuação.

No Brasil, desde 25 de março de 2003, ficou estabelecido que os ensaios de protetores auditivos para obtenção do Certificado de Aprovação (C.A) deveriam ser realizados de acordo com a norma ANSI.S.12.6/1997 – Método B – Método do Ouvido Real – Colocação pelo Ouvinte. Desta forma, as atenuações dos protetores auditivos ensaiados seriam expressadas sem NRRsf.

Tabela do Nível de Ruído e a máximo exposição diária permitida

Compreender o nível de ruído de cada atividade é importantíssimo para a proteger a saúde do trabalhador. As vezes, a grande dificuldade é entender o nível com as atividades do cotiano, não é mesmo? Pensando nisso, criamos uma tabela para analisar os níveis de ruído em atividades cotidianas, os decibéis das fontes e alguns sintomas que a exposição à esse risco pode causar.

Para podermos fazer um comparativo com os limites de tolerância para ruído e os acontecimentos reais de ruído no nosso cotidiano, confira as tabelas com os exemplos abaixo:

Proteção é coisa séria, segurança do trabalho é saúde e pode salvar a sua vida. Diga sim a prevenção de acidentes, diga sim a informação. Proteja-se!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.