Blog   EPIs   29 de janeiro de 2019

EPIs para Radiologia

Tempo de Leitura: 4 minutos

epis radiologia

Profissionais da área de diagnóstico por imagem convivem diariamente com o risco devido às radiações em que estão expostos, e por este motivo o uso de EPIs para Radiologia se torna imprescindível (além de obrigatório).

Não é a toa que estes profissionais tenham uma jornada de trabalho reduzida e também o direito ao adicional de insalubridade/periculosidade aos seus salários, sejam eles da área da Medicina, Engenharia ou até mesmo Indústria de Alimentos.

Neste artigo nós vamos explicar para você tudo que precisa saber sobre EPIs para Radiologia, as diferenças entre radiação ionizante e radiação não ionizante, os desafios da profissão, entre outros. Acompanhe!

Sobre a Radiologia

Radiologia é o termo usado para a área que opera equipamentos que produzem radiografias convencionais ou digitais através do diagnóstico por imagem.

Como mencionamos acima, esta é uma tecnologia utilizada tanto pelos profissionais da área da Medicina, quanto Engenharias e Industriais. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Medicina

A Medicina é a área mais comum a se pensar quando falamos em Radiologia.

O diagnóstico por imagem facilita a identificação de possíveis patologias e/ou alterações nos órgãos internos do nosso organismo. É comum durante a vida nos depararmos com exames de raio X ou mesmo ressonância magnética.

Engenharia

Nas engenharias, o operador utiliza os aparelhos de diagnóstico para buscar tubulações de que ficam sob o concreto, estruturas metálicas, ou mesmo a fuselagem de aeronaves, por exemplo.

O objetivo é basicamente o mesmo: localizar e corrigir problemas que provavelmente nunca seriam vistos a olho nu.

Indústria Alimentícia e Farmacêutica

Nesta área, o profissional atua na busca de fontes radioativas que são utilizadas na esterilização de alimentos e medicamentos, a fim de melhorar a qualidade e a segurança dos aparelhos.

Independente da área de atuação, o profissional de Radiologia deve fazer seu registro no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia.

Quais os Riscos da Profissão

O maior problema dos riscos relacionados aos profissionais da área é que eles são silenciosos e os efeitos podem começar a surgir depois de anos. Este é o principal motivo pelo qual o uso correto de EPIs para Radiologia torna-se indispensável.

As substâncias radioativas utilizadas e a radiação ionizante transmitida pelos aparelhos de diagnóstico não deixam sequelas visíveis e parecem até imperceptíveis.

Quando na verdade, a exposição frequente às radiações pode ser tão nociva à saúde a ponto de causar possíveis alterações no material genético, prejudicando as células humanas.

As doenças ocupacionais ocasionadas por este tipo de contato podem variar de acordo com o tempo de exposição e outros fatores, como a distância do profissional das máquinas emissoras.

Algumas doenças comuns com essa causa são: neoplasia, sarcoma ósseo, leucemias, anemias, fibrose pulmonar, dermatite e até mesmo infertilidade.

Radiação Ionizante x Radiação Não Ionizante

A diferença entre Radiação Ionizante e Radiação Não Ionizante se dá pela quantidade de energia transmitida.

As radiações ionizantes, como vimos, estão presentes nos equipamentos de Radiologia e, juntamente com outras substâncias radioativas, são consideradas mais nocivas à saúde.

Já as radiações não ionizantes estão em muitas coisas à nossa volta, como a luz, o rádio e a televisão que emitem ondas eletromagnéticas e são formas comuns de radiações não ionizantes.

Se quisermos entrar um pouco na física, podemos definir as radiações ionizantes como aquelas que possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados.

Enquanto isso, as radiações não ionizantes são aquelas que não possuem energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos do meio por onde está se deslocando, mas têm o poder de quebrar moléculas e ligações químicas.

Mas como proteger o trabalhador?

É aí que entram os imprescindíveis EPIs para Radiologia.

 

Equipamentos de Proteção Radiológica

São muitos os Equipamentos de Proteção para Radiologia, mas aqui iremos citar brevemente alguns deles:

1) Protetores de tireoide

A tireoide é uma glândula muito sensível à radiação, e por isso utilizar o protetor é tão importante. Ele é geralmente colocado como um colar, ao redor do pescoço.

2) Aventais de Chumbo

Tem como objetivo proteger da radiação ionizante toda a região abdominal e do tórax. Os tamanhos e formatos desses aventais variam bastante, e podem ser usados tanto pelos profissionais quanto pelos pacientes em certas ocasiões.

3) Óculos Plumbíferos

Plumbífero é um termo que se refere a algo que contém chumbo, tal qual o avental mencionado acima. A diferença é que nos óculos, uma mistura de vidro é implementada para garantir, claro, a visibilidade, e também ainda mais segurança.

4) Protetor de Gônadas

Gônadas são os órgãos onde são produzidas as células sexuais necessárias para a sua reprodução. Lembra quando falamos que um dos riscos à saúde era a infertilidade? O protetor de gônadas serve para proteger que essa ou mais enfermidades ocorram.

EPIs para Radiologia

Tem alguns EPIs que não podem faltar na lista de equipamentos para proteger o trabalhador, não é mesmo? Os calçados de segurança são um exemplo de EPI que garante a proteção dos pés em diversos ambientes de trabalho.

Os profissionais podem utilizar os seguintes EPIs para Radiologia:

  • Sapato de segurança
  • Botina de Segurança
  • Tênis de Segurança
  • Luvas de Segurança

Além dos Uniformes Profissionais!

Gostou deste artigo?

Então não deixe de conferir a nossa linha de calçados e uniformes de profissionais e mantenha o seu time de funcionários sempre muito bem equipado!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.