Blog   EPIs   21 de dezembro de 2018

EPIs para Pedreiros – entenda melhor

Tempo de Leitura: 3 minutos

epis para pedreiro

A importância do uso correto de EPIs para Pedreiros no Brasil vai muito além da segurança, tanto do trabalhador quanto da empresa. É uma questão de conscientização social. O ramo da construção civil emprega, atualmente, 8,58% da população ocupada do país. Pela alta geração de emprego, é responsável por mais de 6% do PIB, sendo então de grande importância para o desenvolvimento social e econômico do país.

No entanto, ao mesmo tempo que estes números só aumentam, sobe também o número de casos registrados de Acidentes de Trabalho com causas que poderiam ser facilmente evitadas com o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual.

Neste artigo iremos conversar sobre os EPIs para Pedreiros e a quais itens você deve ficar atento para não errar na compra. Confira!

 

Entendendo o trabalho do Pedreiro

Ser pedreiro no Brasil não é tarefa fácil. Profissão desvalorizada e trabalho árduo. No entanto, é peça chave para o desenvolvimento civil de qualquer cidade.

O pedreiro é o profissional de uma obra que atua em praticamente todas as etapas: começando pela fundação, passando pelo levantamento das paredes até os acabamentos finais.

Deve ter (ou buscar) conhecimento sobre o uso dos principais materiais de construção, ferramentas, equipamentos, além das técnicas e demais peculiaridades de cada obra.

Noções de instalações de água, esgoto, instalações elétricas, e inclusive conhecimento sobre cálculos de área e volume são um diferencial. Assim como em qualquer profissão, quanto mais conhecimento, melhor colocado.

Geralmente o trabalho do pedreiro é guiado por um mestre de obras e um engenheiro civil que comanda a obra por completo.

 

Os riscos da profissão

Toda atividade profissional envolve riscos, principalmente aquelas que exigem esforço físico e o trabalho manual pesado.

O profissional que atua como Pedreiro está exposto a riscos de Acidente de Trabalho que podem ser leves ou gravíssimos, como quedas de alturas, perfurações, choques elétricos, contato com substâncias tóxicas, entre outros.

O uso de EPIs para Pedreiros é fundamental para a segurança do funcionário, além de ser obrigatório para o empregador.

Se você for empresário, é importante ficar atento na NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Neste artigo nós falamos mais sobre isto.

 

Quais os principais EPIs para Pedreiros

Como vimos anteriormente, o uso correto dos EPIs para Pedreiros é imprescindível para evitar acidentes, e ainda assim, o cuidado com a qualidade dos equipamentos é de suma importância.

Adquira produtos apenas de empresas que ofereçam um atendimento especializado, que sejam próximas e transparentes, e que ofereçam o melhor produto de acordo unicamente com o seu interesse. Conte sempre com a Prometal EPIs para isto.

Vamos à lista dos principais EPIs para Pedreiros? São eles:

  • Capacete: o capacete de proteção tipo aba frontal é talvez o elemento mais importante, pois tem a finalidade de proteger a cabeça do trabalhador contra impactos e choques elétricos.
    Óculos de proteção: o óculos de segurança para proteção (lente incolor) tem por finalidade proteger os olhos contra impactos mecânicos, pedaços volantes e raios ultravioletas.
  • Protetor auricular: o protetor auditivo tipo inserção (plug) serve para proteger os ouvidos nas atividades e nos locais que apresentem ruídos excessivos. A exposição ao ruído pode causar inúmeras doenças, entre elas: o estresse, insônia, hipertensão, ou até mesmo a surdez e a impotência sexual.
  • Respirador Purificador de Ar: serve para proteção respiratória em atividades e locais que contenham poeiras, vapores ou fumos. As principais doenças do sistema respiratório que afetam trabalhadores da construção civil são: silicose, alergias, rinites, asma ocupacional e pneumonite por hipersensibilidade.
  • Luvas de Segurança: Protege as mãos além de garantir maior aderência aos equipamentos, o que também traz segurança. São diversas luvas de proteção que podem ser utilizadas neste segmento, como: Luva Nitrílica, Luva de Látex Natural, Luva de Malha com a palma vulcanizada, Luva de PVC e Luva Pigmentada.
  • Botinas de segurança: Para proteção dos pés contra torção, escoriações, derrapagens e queda de ferramentas.

Veja aqui as nossas melhores opções de EPIs para Pedreiros

O fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individuais para Pedreiros são responsabilidade da empresa empregadora, e as mesmas devem ser rigorosas quanto a utilização correta do equipamento.

A fiscalização constante por parte dos líderes da obra é fundamental para que os colaboradores sigam corretamente as regras de uso e não sofram acidentes.

Lembre-se sempre de alertar a sua equipe:

“A segurança do nosso local de trabalho depende de cada um de nós”.

Até o próximo post!

Leia mais sobre Os EPIs para a Construção Civil!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.