Blog   Segurança do Trabalho   26 de novembro de 2019

5 dicas para DDS sobre o uso dos EPIs

Tempo de Leitura: 5 minutos
Dicas para DDs

Olá, você! Tudo bem? Se o que você está procurando são dicas para DDS, chegou ao lugar certo! Mas antes, deixa eu explicar melhor para quem é mais iniciante nesta área…

DDS é a sigla para Diálogo Diário de Segurança, uma importante e eficaz estratégia para aumentar a segurança no ambiente de trabalho. Além de diminuir os índices de acidentes e doenças ocupacionais, a medida promove também a integração e a conscientização da equipe.

Existem inúmeras maneiras de você aplicar essa estratégia na sua empresa. Vai depender apenas da área de atuação, atividades que são desenvolvidas e nível de experiência dos funcionários. A verdade é que para existir Segurança do Trabalho, a primeira coisa que deve existir é a informação. 

Por este motivo, o DDS se mostra um forte aliado para a empresa: seja para a proteção do trabalhador, seja para ter certeza de que todos estão bem informados sobre as atividades que serão desenvolvidas. 

Aliando a prática do Diálogo Diário de Segurança com a utilização correta dos EPIs, você estará colaborando integralmente para o desenvolvimento do trabalho seguro. Assim, estará promovendo qualidade de vida para os seus colaboradores e segurança judicial para a sua empresa. 

Veja as nossas dicas para DDS voltado especialmente para o uso de EPIs. 

O que é DDS? 

Como você já viu, DDS é a sigla para Diálogo Diário de Segurança – uma conversa que acontece diariamente antes do início de uma determinada atividade. É uma ferramenta de conscientização, com o intuito de reduzir os possíveis acidentes de trabalho. 

O assunto deste diálogo dependerá da atividade que será desenvolvida e dos riscos presentes naquele ambiente de trabalho. Isso porque é através desta orientação que o profissional responsável poderá orientar os colaboradores sobre diversos assuntos, como:

  • Utilização adequada dos equipamentos;
  • Funcionamento das máquinas;
  • Manipulação de substâncias;
  • Normas de Segurança;
  • Obrigações e deveres de cada um;
  • Prevenção de Acidentes;
  • Utilização de EPIs (que veremos neste artigo);
  • Entre outros assuntos. 

Funciona como uma atualização, um momento de conscientizar a todos e lembrar da importância de seguir as práticas de segurança a fim de reduzir os riscos. Como o próprio nome já diz, deve ser feito todos os dias, antes mesmo do início das atividades. 

Geralmente possui duração de 15 minutos a meia hora, vai depender do nível de conhecimento e experiência dos colaboradores para com a atividade em questão. Dessa forma, deve ser conduzido por um profissional experiente e que tenha um bom entendimento sobre Segurança do Trabalho. 

Este profissional pode ser um líder da equipe designado para tal, um Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnólogo, Engenheiro de Segurança ou mesmo uma pessoa externa convidada para tal. O importante é que seja um evento planejado, para que contenha todas as informações pertinentes que devem ser passadas aos funcionários. 

Agora, como fazer essa atividade ser exclusiva sobre EPIs? É o que veremos nas dicas para DDS a seguir.

5 Dicas para DDS sobre EPIs 

Os Equipamentos de Proteção Individual são fundamentais para saúde e segurança física dos colaboradores. Isso porque muitas vezes, embora as Medidas de Controle de Risco sejam tomadas, elas não são suficientes para eliminar e atenuar os riscos existentes.

Nestes casos é que os EPIs são empregados, tornando-se a última medida para a proteção dos trabalhadores. No entanto, muitas vezes o descaso com estes produtos acaba resultando em acidentes que poderiam muito bem ter sido evitados. 

Segundo pesquisas a falta de atenção ou mesmo de conscientização é um dos grandes motivos de infortúnios ou fatalidades ocupacionais. Razões que muitas vezes pudessem ter sido contornadas se houvesse um DDS completo e consciente antes da atividade.

Por isso, veja as nossas dicas para realizar um Diálogo Diário de Segurança sobre o uso de EPIs e passe a colaborar ainda mais para a Segurança do Trabalho na sua empresa. 

1) A Importância dos EPIs

Não há jeito melhor de conscientizar a todos do que mostrando números. Assim, para demonstrar a importância do uso de EPIs, a primeira das dicas para DDS é reunir a a sua equipe e mostrar a todos os dados que levam o nosso país a permanecer no 5º lugar no ranking mundial de acidentes do trabalho. Se preferir, utilize este nosso artigo sobre o Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho.

2) Os deveres de cada um

A NR 6 deixa bem claro quando determina que cada parte tem suas responsabilidades quanto aos EPIs: tanto o trabalhador; quanto o empregador e o fabricante. Dessa forma, planejar e executar um DDS que esclareça pelo menos as competências relacionadas ao próprio colaborador e à empresa é uma interessante medida de conscientização. 

Para colaborar com você, deixaremos aqui os deveres de cada um nesse sentido:

Responsabilidades da empresa quanto aos EPIs:

  • Adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
  • Exigir seu uso;
  • Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  • Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  • Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
  • Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
  • Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
  • Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. 

Responsabilidades do trabalhador quanto aos EPIs: 

  • Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
  • Responsabilizar-se pela guarda e conservação;
  • Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,
  • Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

3) Utilização de EPIs

Cada equipamento de proteção tem um jeito certo de ser utilizado para que ofereça o grau de proteção a qual se propõe. Por isso, mesmo que a equipe já tenha passado por treinamentos a respeito, planeje um DDS sobre a utilização correta dos EPIs que geralmente são utilizados. Para que o conhecimento seja mantido, ele precisa ser refrescado.

Converse também sobre a importância e a diferença das validades do CA e do EPI. Se precisar, utilize este nosso infográfico totalmente gratuito

4) Como guardar os EPIs? 

Você deve saber que os cuidados com os EPIs fazem toda a diferença na durabilidade do produto. Dessa forma, acaba implicando diretamente na proteção que oferece ao trabalhador e também na economia para o bolso da sua empresa. Por este motivo, é fundamental que todos saibam as boas práticas para a guarda dos equipamentos. Lembre-se de seguir sempre as instruções do fabricante.

5) Como higienizar o equipamento? 

A última das dicas para DDS é sobre a higienização de EPIs. Existem equipamentos que precisam ser higienizados diariamente e outros que nem podem ser higienizados!

Saber como realizar a limpeza quando há necessidade é outro ponto importante que influencia diretamente na durabilidade do produto. Por este motivo, busque informar a todos sobre as recomendações do fabricante para cada Equipamento de Proteção. 

Conclusão 

Aplicando as dicas para DDS você desfruta de uma estratégia de custo zero, que pode impactar diretamente na segurança do trabalho na sua empresa. Assim você estará colaborando também com a produtividade das equipes, uma vez que terão maior qualidade de vida durante suas atividades.

Por este motivo, busque realizar esta atividade com um planejamento e personalizada para a atividade que será desenvolvida naquele dia. É importante que os colaboradores se sintam completamente seguros sobre as práticas de segurança que deverão ser aplicadas.

Principalmente quando se trata de EPIs, certo? 

Ficou com alguma dúvida ou sugestão? Conte sempre com a Prometal EPIs

Continue a sua leitura com Sobre os Equipamentos de Proteção Individual

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.