Blog   EPIs   17 de fevereiro de 2020

Conheça os maiores fabricantes de EPIs no Brasil

Tempo de Leitura: 5 minutos
Fabricantes de EPIs

Atualmente já existem diversos fabricantes de EPIs no Brasil, mas quais deles podemos dizer que são os melhores? Está certo que temos ótimos produtos importados de marcas excelentes, mas é interessante conhecer aqueles cuja fabricação é dada aqui no país.

Além disso, sabemos que é dever do empregador fornecer os Equipamentos de Proteção Individual adequados ao risco a fim de oferecer segurança e proteção na rotina de trabalho. No entanto, é imprescindível que os produtos sejam de uma qualidade de confiança. 

Por isso, conhecer os maiores fabricantes de EPIs no Brasil faz com que você tenha mais segurança na hora de escolher um equipamento. Sem contar que você estará adquirindo um produto brasileiro, de uma marca próxima, que conhece os seus gostos e as dificuldades mais comuns presentes nas empresas brasileiras. 

Dessa forma, reunimos neste artigo os maiores fabricantes de EPIs no Brasil e uma rápida apresentação imparcial sobre cada uma das marcas. Para que no momento da compra dos equipamentos, você já tenha um embasamento à qual recorrer. Boa leitura! 

4 maiores fabricantes de EPIs no Brasil

A compra de EPIs é um processo muito importante em todas as empresas. É ali que começa a ser tomada a última das medidas de controle dos riscos a fim de proteger a saúde e segurança física dos trabalhadores. Por este motivo, prestar atenção na qualidade do produto que está adquirindo é tão importante.

Acabar por comprar EPIs que não correspondem à sua expectativa não apenas coloca os trabalhadores em risco, como causa prejuízo para a empresa ao ter que repor ou substituir o equipamento. Portanto, conheça os maiores fabricantes de EPIs no Brasil para não ter erro neste momento! 

Bracol 

Apesar de compor o grupo da Brazil Safety Brands – BSB – uma das maiores empresas da América Latina que reúne diversas multinacionais, a Bracol possui fabricação aqui no país. Assim, é considerada sem sombra de dúvidas uma das maiores Fabricantes de EPIs no Brasil. 

Atua no mercado há mais de duas décadas e além de produtos excelentes, é uma empresa que possui responsabilidade ambiental. A Bracol está sempre atenta ao controle de qualidade de cada um dos EPIs, transmitindo a garantia para o comprador de estar fazendo um ótimo negócio. 

Confira aqui os produtos Bracol disponíveis na Prometal EPIs.

Camper

A Camper é outra excelente marca que compõe o nosso ranking dos maiores fabricantes de EPIs no Brasil. Isso porque a companhia é 100% brasileira, com matriz em Barbacena, Minas Gerais e filial em Barra Velha, Santa Catarina, e apresenta em todos os seus produtos uma qualidade destacada, comparável a qualquer produto importado.

A empresa é reconhecida por investir em máquinas e equipamentos de última geração para a produção dos equipamentos, além de utilizar matérias-prima de primeira qualidade. Atuando há mais de 12 anos no mercado, a Camper consegue oferecer eficiência, proteção garantida e um excelente custo-benefício em seus produtos. 

Confira aqui os produtos Camper disponíveis na Prometal EPIs.

Mult

Outra grande empresa entre os principais fabricantes de EPIs no Brasil é a Mult. Atuando há mais de 25 anos no mercado, a empresa possui uma linha diversificada de equipamentos de proteção de extrema qualidade. Por este motivo merece estar na lista das maiores marcas do país.

Isso porque a companhia possui um rigoroso controle de qualidade em todos os processos de fabricação, que vai desde a escolha da matéria-prima até os últimos acabamentos. Além disso, a empresa também se destaca por possuir um sistema de logística ágil e eficiente, que corresponde às expectativas e necessidades dos clientes.

Confira aqui os produtos Mult disponíveis na Prometal EPIs.

Ansell – Hércules

O Grupo Ansell representa uma das maiores empresas em soluções de proteção do mundo e, desde de 2012, adquiriu a marca Hércules, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de EPIs no Brasil. Com uma grande fábrica localizada em São Paulo, a Hércules conta com mais de 350 funcionários construindo equipamentos da melhor qualidade. 

A linha de produtos é vasta e bem diversificada, contemplando EPIs para bombeiros, socorristas ou áreas específicas como construção civil, petrolíferas, entre muitos outros setores. Empresa muito tradicional e conhecida na nossa área, possui comprometimento com todas as etapas do processo: desde a fabricação até o transporte. 

Confira aqui os produtos Hércules disponíveis na Prometal EPIs

Fabricantes de EPIs pelo Mundo

Além das 4 grandes fabricantes de EPIs no Brasil que listamos acima, existem diversas outras grandes marcas pelo mundo com representação aqui no país. Dessa forma, você também consegue encontrar excelentes produtos desses fabricantes nos distribuidores da sua cidade. No entanto, a fabricação é internacional. 

Facilitando para você reunimos as 24 principais marcas de EPIs pelo mundo! Para que você conheça pelo menos os nomes de cada uma delas, diminuindo a incerteza e indecisão no momento de compra do EPI.

São elas: 

  • 3M
  • Marluvas
  • MSA
  • Fujiwara
  • Danny
  • Luvex
  • DuPont
  • Leal
  • Bompel 
  • Safetline 
  • Altiseg 
  • Gulin 
  • Dräger 
  • Nutriex
  • Volk do Brasil
  • Mucambo 
  • Ansell 
  • Uvex
  • Kalipso 
  • Carbografite
  • Pomp Tecnologia
  • Agena
  • Honeywell 
  • Mavaro 

As 10 primeiras empresas que estão listadas acima são as vencedoras do Prêmio Top Of Mind de Proteção do ano passado (2019). As demais empresas venceram em categorias específicas e, por isso, achamos justo que também fizessem parte da nossa lista com os maiores fabricantes de EPIs pelo mundo. 

Além da marca o que prestar atenção nos EPIs?

Está certo que conhecer o fabricante do EPI que você está adquirindo é fundamental para averiguar se o produto é de qualidade confiável. No entanto, não é só isso. Existem outros fatores igualmente importantes que você deve levar em consideração no momento da compra do Equipamento de Proteção Individual.

A primeira delas é se o produto possui Certificado de Aprovação. Mesmo essa questão estando atualmente duvidosa, ainda é um ponto a se observar. Possuir o Certificado de Aprovação é sinal de que o produto foi fabricado corretamente, de acordo com as normas brasileiras de segurança. 

Ou seja, dessa forma, tendo sido fabricado corretamente, o EPI estará apto a oferecer a proteção esperada pelo usuário. Outro ponto importante quanto ao CA é a data de validade do mesmo. Até pouco tempo atrás, os EPIs só poderiam ser comercializados com o CA dentro da validade. No entanto, hoje em dia após as últimas modificações dadas pela MP 905, o produto já pode ser comercializado com esse prazo vencido. Saiba mais aqui.

Agora, existe outro prazo de validade que você deve prestar atenção, e este, jamais poderá estar vencido: o prazo de validade do EPI! Cada equipamento de proteção possui um prazo de validade, que deverá ser respeitado para que o produto ofereça a segurança desejada. 

Ao chegar neste prazo, o equipamento deve ser descartado corretamente e substituído por um novo. Portanto, lembre-se sempre de questionar quanto a este prazo no momento da compra do EPI. Irá evitar problemas de cabeça futuros e dinheiro gasto fora.

Gostou das dicas? Compartilhe com a sua equipe!

Conhecer os maiores fabricantes de EPIs no Brasil e como escolher o melhor equipamento irá facilitar a sua rotina quanto ao Controle de EPIs.

Continue a sua leitura com o Controle de EPI e o Planejamento de 2020.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.