CA x EPI: Qual prazo de validade a sua empresa deve respeitar?

Tempo de Leitura: 2 minutos

validade ca epi

A diferença entre a validade do CA e a validade do EPI ainda é um dos assuntos mais polêmicos no mercado de EPIs, não é mesmo? A principal dúvida: Qual é o prazo de validade que a empresa deve conferir? Quando descartar o equipamento?

O EPI tem como objetivo garantir a proteção individual do trabalhador. De acordo com a NR 6, considera-se Equipamento de Proteção Individual:

“todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho.”

O que é EPI? Por que utilizar? – Confira o artigo!

Existem diversos tipos de equipamentos no mercado com especificações diferentes para proteger todas as partes do corpo. Mas, uma coisa é lei para todos os EPIs: Eles devem conter o CA. O Certificado de Aprovação é emitido pelo MTE, afim de assegurar a funcionalidade dos produtos através de testes realizados em laboratórios. Em alguns casos, também é preciso a aprovação do INMETRO. Já escrevemos um artigo sobre esse tema, se você tiver interessado em saber sobre os equipamentos de proteção individual no sistema INMTETRO, clique aqui e confira o artigo completo!

Continuando…

Utilizar o equipamento correto para cada tipo de risco é fundamental para a proteção do trabalhador. Principalmente, ficar atento na conservação e condições do produto para garantir a eficiência e funcionalidade do mesmo. Afinal, estamos lidando com vidas, não é mesmo? Proteger integridade física e saúde dos trabalhadores é dever de todos. Porém,  grande dúvida do nosso mercado ainda é sobre os prazos de validade dos produtos e quando o empregador deve descartar o EPI. Pensando nisso, o canal Pensou Proteção publicou um vídeo para explicar de uma maneira bem simples a diferença entre os prazos de validade do fabricante e o prazo de validade do Certificado de Aprovação.

Assista:

 

Sabemos que a informação tem papel fundamental na prevenção e proteção dos trabalhadores. Por isso, criamos outros conteúdos para compartilhar o conhecimento sobre os Equipamentos de Proteção Individual e a importância da segurança do trabalho no nosso dia a dia. Se você quiser saber mais sobre o conteúdo e a nota técnica emitida pelo MTE sobre a validade do CA e do EPI, confira abaixo os materiais disponibilizados pela Prometal EPIs:

Informar para proteger. Essa é a nossa missão! Precisamos debater sobre a segurança do trabalho e a proteção dos trabalhadores. Respeitar as normas de segurança, utilizar os EPIs adequados e promover a saúde dos profissionais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima