Blog   Segurança do Trabalho   12 de junho de 2018

Biossegurança e Segurança do Trabalho: tudo que você precisa saber!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Biossegurança segurança trabalho

No dia a dia do trabalho, os riscos estão por toda parte. Por isso, a proteção de todos os profissionais é tão importante e merece atenção especial. Adotar medidas, reforçar a obrigatoriedade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e proporcionar ambientes adequados são princípios básicos.

Mas, dentro destas ações, você já ouviu falar sobre Biossegurança? Sabe o que este termo quer dizer e qual a relação dele com a segurança do trabalho?

Neste conteúdo, descubra tudo sobre a Biossegurança no trabalho e fique por dentro do tema para gerar ainda mais qualidade no trabalho, com muito mais proteção e segurança.

Definição e importância da Biossegurança

Podemos definir a Biossegurança como o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador e até mesmo de pacientes, com o objetivo de minimizar os riscos em segmentos como os ambientais e biotecnológicos. Biossegurança no trabalho, então, já deu pra perceber: é assunto muito sério!

Buscamos entender um pouco mais sobre o tema, vamos pensar na própria palavra: “bio” significa vida e, portanto, podemos entender que o segmento abrange toda a segurança e proteção à vida em diferentes atividades.

Em todos os aspectos, a Biossegurança deve estar presente. Das atividades de pesquisa e exploração, até mesmo a rotina diária de trabalho. Por isso, um dos itens a serem observados na Biossegurança do trabalhador, por exemplo, é a utilização dos EPI’s adequados.

Regulamentação

No Brasil, a regulamentação sobre Biossegurança está presente na legislação como forma de mostrar a importância de preservar a vida e oferecer segurança em qualquer atividade, além de determinar competências e normas.

Segundo a Lei de Biossegurança, 11.105 de 24 de Março de 2015, a principal atenção deve se dar aos riscos relativos das técnicas de manipulação de organismos geneticamente modificados, como os alimentos transgênicos. Mas, pesquisas e o trabalho em ambientes como, por exemplo, indústrias, hospitais, laboratórios, hemocentros e universidades, deve também levar em consideração a Biossegurança.

Como já comentamos neste conteúdo, a Biossegurança tem que ser seguida em todas as áreas!

Outra definição importante sobre a Biossegurança, é a dada pela Anvisa, como “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.˜

Até agora, você já deve ter percebido que o tem tudo a ver com o nosso blog: a segurança no trabalho e as medidas para alcançar a proteção do trabalhador. Vamos falar mais sobre isso? Leia nosso artigo até o fim e descubra quais as principais medidas de biossegurança que você deve tomar.

Biossegurança e Segurança do Trabalho

Todas as medidas de segurança e todas as ações que busquem a proteção no dia a dia, são atitudes de Biossegurança.

Um dos exemplos mais básicos no trabalho, é o uso dos EPIs de acordo com as atividades e riscos do trabalhador. Os EPIs são equipamentos utilizados para proteger individualmente cada usuário a fim de combater algum risco existente. De acordo com a NR 6, considera-se Equipamento de Proteção Individual: “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho.”

Com o uso adequado de EPIs, os acidentes de trabalho são quase nulos no dia a dia e a proteção faz parte da rotina dos profissionais. Por isso, certifique e analise os riscos das suas atividades para oferecer o melhor e mais correto EPI.

As medidas de Biossegurança envolvem diferentes riscos e podem prevenir danos ergonômicos, químicos, psicológicos e biológicos, por exemplo.

Pense na seguinte situação: um trabalhador precisa executar suas tarefas em áreas com possibilidade de contaminação por produtos químicos ou bactérias. Ao pensar em Biossegurança, o empregador precisa recorrer ao setor de Segurança do Trabalho e às normas regulamentadoras para evitar qualquer acidente ou dano ao profissional.

Então, neste caso, fornecer EPIs certos – luvas resistentes, sapatos, óculos de proteção e uniforme adequado – são responsabilidades e deveres do empregador e passam pela aplicação do que está definido em lei e pela Anvisa como prática de Biossegurança.

Quer saber quais as principais medidas de Biossegurança a serem adotadas na rotina profissional? Na lista a seguir, você confere os itens que mais são adotados e entende mais na prática como a Biossegurança pode ser aplicada na Segurança do Trabalho:

  • Descarte correto de materiais contaminados com os recipientes adequados;
  • Sinalização das áreas de risco por meio de placas de identificação das áreas;
  • Orientação sobre uso de maçanetas, botões, telefones e outros objetos de uso coletivo para evitar contaminação;
  • No caso de uso de radiação, fornecimento adequado de EPI e sinalização das áreas;
  • Fornecimento acessível de luvas, óculos de proteção, jalecos, uniformes, capacetes e outros EPIs.

Estes são apenas alguns exemplos de como a Biossegurança faz parte da rotina de suas atividades. A adoção destas medidas são fundamentais para as empresas evitarem os acidentes e proteger a saúde dos profissionais. O investimento nesta área é importante e essencial para o crescimento das empresas de forma adequada.

Se você quer saber mais sobre Segurança do Trabalho, Normas Regulamentadoras e Equipamentos de Proteção Individual, acesse mais conteúdos e artigos do nosso blog. Encontre a informação que precisa, entenda as necessidades e entre em contato com a gente, para solucionar dúvidas e fornecer o conhecimento para fornecer ainda mais segurança e qualidade para cada trabalhador.

EPIs para os profissionais da saúde? Já falamos em outro post do blog, clique aqui e confira a lista completa dos equipamentos!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.