Blog   Segurança do Trabalho   03 de junho de 2019

Atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho

Tempo de Leitura: 4 minutos

técnico de segurança do trabalho

O Técnico de Segurança do Trabalho (TST) é um profissional de suma importância em muitas empresas. Entre suas principais atribuições, está analisar os ambientes de trabalho para identificar riscos e propor otimizações.

Aqui na Prometal EPIs, temos a sorte de contar com excelentes Técnicos em Segurança do Trabalho no time. Como por exemplo, o André Britto, que também é nosso promotor de vendas e o Cristiano Peverada, nosso gerente de vendas.

No artigo de hoje nós vamos explicar para você quais são as atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho. E ainda: como se tornar a cada dia melhor nesta profissão.

Aproveite a leitura!

Principais atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho

Como dissemos, este profissional tem como principal responsabilidade averiguar os potenciais agentes no ambiente de trabalho. A partir disso, juntamente com outros colegas, consegue realizar ações de melhorias para que esses riscos sejam atenuados.

De acordo com a Portaria nº 3.275 de 21 de setembro de 1989, resolvida pela Ministra de Estado do Trabalho, existem 18 principais atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho.

São elas:

  1. Informar e propor soluções ao empregador sobre os riscos existentes
  2. Também deixar os funcionários cientes dos riscos e das medidas que serão tomadas para solucionar.
  3. Analisar os métodos do trabalho e identificar os riscos de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho ou agentes ambientais agressivos e propor medidas de eliminação ou controle.
  4. Executar procedimentos de segurança e higiene, acompanhar os resultados e adequar estratégias prevencionistas.
  5. Também realizar programas de prevenção a possíveis riscos, acompanhar os resultados e sugerir atualizações nestes procedimentos.
  6. Promover eventos de discussão didáticos para evitar os possíveis acidentes e doenças ocupacionais.
  7. Organizar períodos de reforma ou construções com procedimentos padrão de segurança e higiene a serem seguidos por todos que estiverem transitando no local.
  8. Encaminhar para todos os setores as análises, normas e demais dados para o autodesenvolvimento dos trabalhadores.
  9. Solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio e demais recursos indispensáveis e didáticos. Levar em consideração os requisitos da legislação vigente e o seu desempenho.
  10. Estimular e cooperar com atividades de preservação ao meio ambiente, como a destinação de resíduos.
  11. Orientar empresas contratadas sobre os procedimentos de segurança a serem seguidos na empresa durante a execução das atividades.
  12. Usar de métodos científicos para executar as atividades relacionadas a segurança e higiene do trabalho.
  13. Fazer um levantamento estatístico sobre os casos de acidentes ou doenças ocupacionais, avaliando a periodicidade desses eventos, propondo ajustes para estimular a prevenção.
  14. Relacionar-se com os Recursos Humanos, fornecendo análises precisas para que sejam adotadas medidas de prevenção em nível de pessoal.
  15. Informar a todos sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas bem como seus riscos e as medidas e alternativas para neutralizar ou eliminá-las.
  16. Avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico para o planejamento do trabalho de forma segura para o trabalhador.
  17. Relacionar-se com órgãos e entidades ligados à prevenção de acidentes ou doenças e do trabalho.
  18. Participar de eventos de atualização e aperfeiçoamento profissional.

Como ser um profissional cada vez melhor?

O melhor conselho que poderíamos dar a um Técnico de Segurança do Trabalho seria: mantenha-se sempre atualizado. Atualizado sobre as normas de segurança, sobre os ambientes de trabalho, sobre os riscos existentes.

Atualizado também sobre as novidades no mercado de EPCs e EPIs, atualizado sobre as melhores maneiras de Prevenção de Acidentes.

Além disso, este é um profissional que estará diretamente em contato com a equipe. Instruindo e orientando pessoas. Portanto, é interessante que tenha um bom relacionamento interpessoal, que saiba se expressar, que seja responsável com suas obrigações.

O Técnico em Segurança do Trabalho é um profissional que precisa servir de exemplo.

Lembre-se dos 7 pontos importantes que um TST nunca pode esquecer:

  1. Todo acidente de trabalho pode ser evitado.
  2. É preferível pecar por excesso do que por falta de iniciativas.
  3. Os principais fatores de valorização profissional são: a qualificação técnica e a ética de classe.
  4. É mais importante evitar um acidente, do que oferecer uma boa prótese moderna ou um excelente atendimento médico.
  5. Não se julgue incapaz de fazer prevenção de acidentes, faça com autoconfiança.
  6. A vida e a honra não têm preço.
  7. Não delegue, e também não absorva trabalhos que não são de sua competência.

O Técnico de Segurança do Trabalho e o SESMT

O SESMT é o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, regulamentado pela NR 4. Este serviço tem como principal objetivo identificar os riscos do ambiente de trabalho e promover ações para que sejam atenuados.

Como você pode ver, o objetivo do SESMT tem tudo a ver com o principal objetivo da profissão do Técnico de Segurança do Trabalho. Isso se dá porque este profissional é peça-chave dentro deste serviço.

Além do TST, outros profissionais compõem o quadro de trabalhadores que atuam neste serviço. Como por exemplo: o Médico, o Enfermeiro e o Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e o Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Como se tornar um Técnico de Segurança do Trabalho?

Para se tornar um Técnico da Segurança do Trabalho é necessário que você realize o curso técnico desta área com precisão e bom aproveitamento.

Existe, ainda, o curso Tecnólogo em Segurança do Trabalho. No entanto, a profissão do tecnólogo ainda não é regulamentada e, por isso, este não pode compor o SESMT que vimos anteriormente.

Vale ressaltar que um Técnico em Segurança do Trabalho nunca poderá ser substituído por um Tecnólogo. Vamos ver melhor sobre as diferenças destas duas graduações abaixo.

Quais as diferenças entre o técnico e o tecnólogo?

O curso técnico em segurança do trabalho costuma ter uma duração um pouco mais curta do que o tecnólogo. No entanto, é este o curso imprescindível para que o aluno saia habilitado para ingressar no Mercado da área.

O curso de tecnólogo deve ser visto, apenas, para agregar mais conhecimento sobre Segurança do Trabalho ao aluno. O motivo é simples: apenas com esta formação, como você pôde ver, o aluno não se encontrará apto a ingressar no mercado de trabalho como Técnico de Segurança do Trabalho.

Resumidamente, podemos dizer que em qualquer uma destas formações, você irá conhecer os principais fundamentos da Segurança do Trabalho. Mas apenas no Curso Técnico é que você sairá habilitado para o mercado de trabalho.

Se você deseja conhecer ainda mais sobre essa área incrível que nós temos o orgulho em fazer parte, convidamos a se inscrever no nosso canal do youtube.

Lá você poderá acompanhar de perto todos os nossos conteúdos sobre Segurança do Trabalho no formato de vídeo, e ainda deixar sempre a sua opinião nos comentários.

Até o próximo post!

Continue a sua leitura com Por que investir em Segurança do Trabalho?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.