4 dicas para a Gestão de EPIs

Tempo de Leitura: 4 minutos

Realizar uma Gestão de EPIs eficiente traz muitos benefícios para a sua empresa que refletem tanto no curto quanto no longo prazo. E quando dizemos benefícios, queremos dizer mais segurança para os trabalhadores, proteção judicial para a empresa, economia…

De fato são muitas as vantagens e elas não param por aí. Como os Equipamentos de Proteção Individual são obrigatórios, essa é uma atividade que a maioria das empresas vai precisar realizar. E por isso, é melhor que seja feito com atenção aos mínimos detalhes. 

Sabemos que Segurança do Trabalho é assunto sério, pois envolve a vida dos colaboradores de uma empresa. No entanto, existem muitas variáveis que podem atrapalhar o empregador e até mesmo o trabalhador.

Como por exemplo, o extravio dos Equipamentos; produtos fora da validade; falta de EPIs para todo mundo; colaborador que diz que não recebeu mas recebeu; empregador que disse que forneceu o equipamento mas não o fez… 

Na hora de um acidente, todas essas questões vêm à tona e é fundamental que a empresa tenha tudo documentado para se defender. Pensando nisso, criamos este artigo com as 4 dicas fundamentais para uma boa gestão de EPIs na sua empresa!

1) Invista no conhecimento da equipe

O primeiro passo certamente é ter a certeza de que sua equipe está bem treinada e tem conhecimento sobre os Equipamentos de Proteção Individual. Inclusive diz na NR 6, que um dos deveres do empregador é passar todas as informações necessárias aos funcionários sobre os EPIs.

E isso envolve modo de utilização, guarda e conservação, entre outros detalhes que o colaborador poderá ficar atento. Para que um EPI seja eficiente, ele precisa ser utilizado corretamente. E é para isso que existem as recomendações do fabricante e do Técnico em Segurança do Trabalho.

Nem sempre o colaborador vai ter esse conhecimento. No entanto, é preciso que ele seja instruído corretamente para que possa fazer a sua parte em segurança. 

2) Tenha uma equipe responsável pela Gestão de EPIs

Sabemos que dependendo do tamanho da empresa, é preciso ter uma equipe responsável pela Segurança do Trabalho ou até mesmo pelos EPIs em si. Por isso, é fundamental possuir um bom Técnico em Segurança do Trabalho por exemplo. 

Se você deixar os EPIs a cargo de uma pessoa que não possui nem expertise e nem mesmo responsabilidade suficiente, isso certamente dará problema. Os trabalhadores precisam ter uma equipe a quem recorrer.

Uma equipe especializada e responsável é primordial para uma boa gestão de EPIs. Você precisa confiar 100% nas pessoas que ficarão encarregadas pela distribuição dos equipamentos, bem como implementação das demais Medidas de Controle de Risco.

Veja o nosso vídeo sobre Gestão e Treinamento Segurança do Trabalho – Entrevista com Especialista.

3) Ficha de EPI

A Ficha de EPI é o nome dado a uma ferramenta que tem como principal objetivo controlar a relação EPI x Colaborador. Isso é justamente para evitar aquilo que mencionamos anteriormente sobre se o equipamento foi mesmo fornecido, com quem está qual equipamento, entre diversas outras situações.

Em caso de Acidente do Trabalho, você vai precisar comprovar que entregou de fato os equipamentos aos trabalhadores. Ou seja, que a sua parte foi feita! Do contrário, a empresa poderá ser penalizada judicialmente por não ter fornecido os EPIs corretos.

Outra ocasião é se acontece uma fiscalização na empresa, através da visita de um auditor fiscal por exemplo. Ele certamente pedirá a documentação dos Equipamentos para comprovar que você está seguindo corretamente a NR 6 de acordo com a atividade desenvolvida pela empresa.

Se você não tiver, ou se não estiver tudo corretinho, já viu, certo? É problema na certa! Por este motivo, com a Ficha de EPIs, este controle fica muito mais fácil, já que possui como principal intuito justamente documentar as Entregas e Recebimentos produtos.

Nestes casos, você não deve usar uma ficha qualquer. É preciso que ela contenha não somente a assinatura do colaborador (ou registro de biometria, nos casos de sistemas eletrônicos) e a data de entrega do equipamento como também a descrição completa do produto, o código e validade do CA, nome do fabricante, entre outros itens essenciais.

Pensando em ajudar você, nós criamos o nosso modelo da Ficha de EPIs, que já está analisada e revisada contendo absolutamente tudo que você precisa para a sua gestão de EPIs. É basicamente só baixar e preencher. 

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4) Planilha de Controle de Estoque de EPIs

A Planilha de Controle de Estoque de EPIs, como o nome já diz, é uma planilha completa onde você consegue observar com clareza tudo que se refere ao estoque de EPIs na sua empresa. 

Isso envolve as entradas e saídas de EPIs; ter consciência do saldo atual do seu estoque; saber quanto aos valores gastos em determinado período; acompanhar diariamente o indicador de estoque para cada tipo de equipamento; e muito mais.

Isso é essencial para que você não corra o risco de ficar com equipamentos fora da validade ou mesmo em falta. Esses dois problemas poderiam gerar acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e/ou multas e processos judiciais para a empresa. 

Nós também criamos uma Planilha de Controle de Estoque que você pode baixar gratuitamente. Nela, as fórmulas já estão aplicadas e basta você preencher os campos indicados com as informações corretas. 

Esta planilha proporciona, também, que você saiba qual o valor projetado para compras futuras e mais: qual a quantidade necessária de cada tipo de EPI obrigatório. 

>>> Baixe aqui a Planilha de Controle de Estoque.

Gestão de EPIs é praticidade e segurança!

Como você viu, ter uma boa gestão de EPIs na sua empresa só irá trazer benefícios para a segurança do trabalho como um todo. Você terá maior controle quanto à proteção dos colaboradores, como também estará protegido de multas e processos em caso de fiscalizações. 

Não há nada melhor do que saber que está proporcionando um ambiente de trabalho seguro aos trabalhadores. Fornecer os EPIs é obrigatório, mas fazer isso de uma maneira responsável, ágil, prudente e prática, é ainda melhor tanto para empresa quanto para o funcionário. 

Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário! Iremos adorar conversar com você para facilitarmos ainda mais a sua gestão de EPIs.

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