Blog   Segurança do Trabalho   08 de janeiro de 2018

Higiene Ocupacional: A importância do programa de higiene do trabalho nas empresas

Tempo de Leitura: 3 minutos

higiene ocupacional trabalho

Prevenir acidentes de trabalho é o que move a vida dos profissionais da segurança do trabalho, não é mesmo? Mas, você sabe o que é higiene ocupacional? E como ela pode contribuir no dia a dia?

A higiene ocupacional auxilia na prevenção de acidentes atuando principalmente na promoção do bem-estar, qualidade de vida e evitar possíveis doenças ocupacionais causadas pelas funções exercidas durante a jornada de trabalho. Vemos frequentemente inúmeros locais e setores onde os trabalhadores estão expostos diariamente a diversos riscos ambientais que podem prejudicar a saúde ou integridade física dos colaboradores.

O programa de higiene do trabalho tem como objetivo o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho. Para um programa eficiente, é dever do profissional a compreensão dos agentes ambientais, como físicos, químicos e biológicos que estão envolvidos nos processos das atividades profissionais. Assim como, nas condições de trabalho e a identificação do número de trabalhadores que estão expostos diariamente aos riscos no ambiente laboral.

Etapas do Programa de Higiene do Trabalho

O programa possui 3 etapas: O reconhecimento, a avaliação e o controle. Cada etapa é fundamental para assegurar a prevenção adequada para todos os setores de trabalho e funções de cada trabalhador.

  • Reconhecimento: Etapa do conhecimento das atividades profissionais, tarefas, processos e os possíveis agentes e riscos encontrados nos locais de trabalho.
  • Avaliação: Momento das avaliações quantitativas. Nesta etapa são realizadas medições com aparelhos para que seja possível mensurar os níveis de exposição dos trabalhadores.
  • Controle: Após reconhecer os riscos e avaliar a exposição dos trabalhadores à esses agentes ambientais, é hora de estabelecer as medidas de controle para a manutenção dos níveis de exposição. Nesta etapa, o profissional da segurança do trabalho, deve verificar as possíveis alterações nos processos, máquinas ou ferramentas para eliminar ou diminuir os riscos ambientais. Os EPIs também podem ser requisitados nesta fase, pois, o equipamento de proteção individual deve ser implantado apenas quando não conseguimos eliminar algum risco. É uma medida de controle fundamental para garantir a integridade física e a saúde do trabalhador.

Grupo Homogêneo de Exposição – GHE

Para prevenir as doenças ocupacionais que estão relacionadas aos riscos ocupacionais existentes, devemos separar os riscos de acordo com os processos de trabalho e as funções exercidas por cada trabalhador. O Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) auxilia neste processo para que seja possível listar o risco que cada função está exposta.

Exemplo: GHE1 → Risco de ruído: mecânico, auxiliar e eletricista.
GHE2 → Risco elétrico: eletricista e auxiliar.

O grupo é dividido pelo risco + a função de trabalho que está exposta à esse tipo de agente ambiental.

Isto, irá facilitar o SESMT a identificar os agentes e criar o Mapa de Riscos para empresa. Este método proporcionará mais eficiência na gestão de segurança do trabalho e riscos. Pois, é uma ferramenta de mapeamento rápido dos riscos que permite a adoção de medidas com agilidade!

Importante: Este processo não anula a obrigatoriedade do Mapa de Riscos e a elaboração do PPRA. É apenas mais uma ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar na identificação dos riscos e na adoção das medidas de controle para prevenir os acidentes de trabalho. É um recurso preventivo para combater os acidentes de trabalho e diminuir os riscos.

Higiene Ocupacional

A higiene ocupacional contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida dos trabalhadores dentro das empresas. Além de prevenir possíveis doenças ocupacionais, também é uma ferramenta que garante a proteção do trabalhador. Porém, apesar dos resultados positivos, a higiene ocupacional ainda não está incorporada à cultura dos profissionais e empreendedores. Aliada aos programas obrigatórios estabelecidos pelo Ministérios do Trabalho, é uma prática muito importante para proteger a saúde dos colaboradores!

Veja a entrevista com um especialista no assunto no canal Pensou Proteção.

Confira:

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.