Trava Queda

Exibindo todos 9 resultados

O Trava Queda é um dos produtos mais importantes para todos os trabalhadores que realizam o Trabalho em Altura. O motivo é simples: como o próprio nome já indica, este item serve para travar possíveis quedas, evitando, assim, acidentes que podem gerar graves lesões ou serem até mesmo fatais.

Sendo assim, o Trava Queda é considerado um item mecânico de travamento que possui como principal objetivo realizar uma ligação direta entre o Cinto de Segurança do e um ponto de ancoragem. O fornecimento deve ser feito obrigatoriamente pelo empregador, de maneira gratuita.

É muito utilizado em atividades que envolvam a utilização de andaimes e/ou escadas como serviços de limpeza, pinturas, manutenções de fachada, entre outros. Dessa forma, podemos dizer que o Trava Queda é um acessório de segurança, que pode ser fixado tanto em cordas como em cabos de aço.

Sendo acoplado a uma linha de vida, sempre que sofrer um impacto, o equipamento será acionado automaticamente, travando o movimento ou seja a queda do trabalhador. Por este motivo, além de obrigatório, este item é fundamental para a proteção do usuário.

No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto a este equipamento e acabam tomando a decisão errada. Assim, acabam expondo as equipes de trabalho ao risco da falsa segurança, além de colocar a empresa sob risco judicial.

Por isso, fique atento às nossas dicas abaixo sobre os diferentes tipos de Trava Queda:

Trava Queda Deslizante

Este é o modelo que deve ser utilizado acoplado à uma linha de vida, seja ela de corda ou cabo de aço. Essa linha de vida deve ser colocada em posição vertical! Para os movimentos de deslocamento do trabalhador, será utilizada uma linha de ancoragem, que poderá ser do modelo rígido ou flexível.

As Linhas de Ancoragem Rígidas são aquelas que possuem um trilho ou um cabo de aço. Já as Linhas de Ancoragem Flexíveis são configuradas com cordas produzidas em material sintético ou cabos de aço.
Assim, o Trava Queda deslizante é o modelo mais comum utilizado em andaimes ou cadeiras suspensas; escadas tipo marinheiro; ou qualquer local que necessite o acesso por escada e seja acima de 2m do nível do chão.

Trava Queda Retrátil

Já o Trava Queda Retrátil é o tipo de produto que geralmente é produzido com um cabo de aço ou poliéster. Esse item é retraído e/ou estendido através de uma mola, acionada automaticamente a depender apenas dos movimentos verticais do usuário.

Funciona assim: ao sofrer um impacto, como por exemplo uma queda, o dispositivo é acionado travando automaticamente a movimentação. Dessa forma, evita quedas e acidentes que poderiam ser fatais.

O trava queda retrátil também pode ser utilizado em atividades acima de 2m do chão que envolvam movimentação vertical ou horizontal; Mas também em atividades que utilizem a ajuda de troles; cargas e descargas de caminhões; entre outros.

O que verificar antes de comprar um Trava Queda?

  • Qual atividade será desenvolvida;
  • Movimentos verticais ou horizontais;
  • Necessidade do Trava Queda retrátil ou Deslizante;
  • Riscos presentes no ambiente de trabalho (PPRA);
  • Quais as recomendações do Fabricante;
  • Se o Equipamento está na validade;
  • Custo-benefício oferecido pela Loja de EPIs.

Conheça a linha completa de EPIs para Trabalho em Altura!

TOP
Prometal EPIs