Filtre por:

1-1
foto ESCADA DE FIBRA DE VIDRO EXTENSÍVEL VAZADA COGUMELO EFV

ESCADA DE FIBRA DE VIDRO EXTENSÍVEL VAZADA COGUMELO EFV

foto ESCADA FIBRA DE VIDRO EXTENSÍVEL COGUMELO EF

ESCADA FIBRA DE VIDRO EXTENSÍVEL COGUMELO EF

foto ESCADA FIBRA DE VIDRO SINGELA COGUMELO SFV

ESCADA FIBRA DE VIDRO SINGELA COGUMELO SFV

foto ESCADA FIBRA DE VIDRO SINGELA/TESOURA COGUMELO TSH

ESCADA FIBRA DE VIDRO SINGELA/TESOURA COGUMELO TSH

foto ESCADA FIBRA DE VIDRO TESOURA DUPLO ACESSO COGUMELO TF

ESCADA FIBRA DE VIDRO TESOURA DUPLO ACESSO COGUMELO TF

foto ESCADA FIBRA DE VIDRO TESOURA RESIDENCIAL COGUMELO RF

ESCADA FIBRA DE VIDRO TESOURA RESIDENCIAL COGUMELO RF

foto ESCADA FIBRA DE VIDRO TF-14 TES/DUP 4,40mts

ESCADA FIBRA DE VIDRO TF-14 TES/DUP 4,40mts

foto KIT ANDAIME PARA ESCADA ZEUS

KIT ANDAIME PARA ESCADA ZEUS

Escadas

As Escadas configuram um item fundamental para todo o tipo de Trabalho em Altura. Mesmo não sendo consideradas Equipamentos de Proteção Individual, são muito importantes tanto para a produtividade quanto para a prevenção de acidentes.

Inclusive, você sabia que esta modalidade ainda é a que mais causa Acidentes do Trabalho no Brasil? É verdade! Por isso, quando se trata do desenvolvimento de atividades acima de 2 metros do nível inferior, todo o cuidado e atenção são necessários.

No ano de 2018, foi considerada a hipótese da criação de um Anexo III na NR 35 determinando as regulamentações para o uso de Escadas. No entanto, o texto que foi à consulta pública não passou e portanto não entrou em vigor.

Porém, nem por isso este produto deixou de ter importância ou mesmo de ser utilizado. Pelo contrário! Não há como realizar o Trabalho em Altura sem o uso correto e adequado das escadas. Por este motivo, conhecer suas principais características é fundamental.

Podemos dizer que existem as escadas individuais e de uso coletivo. As que você vê nesta página e que tratamos neste artigo são consideradas Escadas Individuais. Os modelos de uso coletivo seriam aqueles modelos fixos para circulação e transição de pessoas.

Assim, a seleção das escadas individuais como meio de acesso e local de Trabalho em Altura deverá ser feita através da análise de risco. Essa análise deverá se dar de acordo com o item 35.4.6 da NR 35 e considerar obrigatoriamente:

  1. Se uma determinada tarefa pode ser realizada com segurança a partir de uma escada ou se deve ser utilizado outro meio;
  2. Que o tipo de escada e suas características são ou não adequados ao acesso ou à tarefa que será realizada.

Ao procurar as Escadas para a realização do Trabalho em Altura na sua empresa, é muito importante que você observe alguns itens para ter certeza da segurança do produto. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para este momento:

Verifique se as escadas:

  • São certificadas;
  • Sejam fabricadas e projetadas de acordo com as Normas Técnicas Nacionais vigentes sob responsabilidade de um profissional legalmente habilitado;
  • Resistem às cargas que serão aplicadas;
  • Sejam construídas com materiais e acabamento que não causem lesões ao usuário durante o uso;
  • Possuam procedimento elaborado pela empresa ou instruções de uso, por manual ou mídia eletrônica fornecida pelo fabricante;
  • Tenham marcação com dados do fabricante e advertências básicas de uso;

Como escolher as Escadas ideais?

Lembre-se que, como o próprio nome já diz, as Escadas Individuais devem ser usadas por um colaborador de cada vez – exceto quando o fabricante especificar a possibilidade do  uso simultâneo.

Como você pode ver nesta página, existem as escadas do modelo Tesoura e do Modelo Extensivas. Se você tem alguma dúvida de qual o modelo mais adequado para o seu negócio, fique à vontade para entrar em contato conosco pelos nossos canais de comunicação.

Procurando Escadas para o Trabalho em Altura? É na Prometal EPIs!

Leitura recomendada: NR 35: Trabalho em Altura e a Proteção dos Trabalhadores