Escadas

Exibindo todos 8 resultados

As Escadas configuram um item fundamental para todo o tipo de Trabalho em Altura. Mesmo não sendo consideradas Equipamentos de Proteção Individual, são muito importantes tanto para a produtividade quanto para a prevenção de acidentes.

Inclusive, você sabia que esta modalidade ainda é a que mais causa Acidentes do Trabalho no Brasil? É verdade! Por isso, quando se trata do desenvolvimento de atividades acima de 2 metros do nível inferior, todo o cuidado e atenção são necessários. 

No ano de 2018, foi considerada a hipótese da criação de um Anexo III na NR 35 determinando as regulamentações para o uso de Escadas. No entanto, o texto que foi à consulta pública não passou e portanto não entrou em vigor.

Porém, nem por isso este produto deixou de ter importância ou mesmo de ser utilizado. Pelo contrário! Não há como realizar o Trabalho em Altura sem o uso correto e adequado das escadas. Por este motivo, conhecer suas principais características é fundamental. 

Podemos dizer que existem as escadas individuais e de uso coletivo. As que você vê nesta página e que tratamos neste artigo são consideradas Escadas Individuais. Os modelos de uso coletivo seriam aqueles modelos fixos para circulação e transição de pessoas. 

Assim, a seleção das escadas individuais como meio de acesso e local de Trabalho em Altura deverá ser feita através da análise de risco. Essa análise deverá se dar de acordo com o item 35.4.6 da NR 35 e considerar obrigatoriamente: 

  1. Se uma determinada tarefa pode ser realizada com segurança a partir de uma escada ou se deve ser utilizado outro meio;
  2. Que o tipo de escada e suas características são ou não adequados ao acesso ou à tarefa que será realizada.

Ao procurar as Escadas para a realização do Trabalho em Altura na sua empresa, é muito importante que você observe alguns itens para ter certeza da segurança do produto. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para este momento:

Verifique se as escadas: 

  • São certificadas;
  • Sejam fabricadas e projetadas de acordo com as Normas Técnicas Nacionais vigentes sob responsabilidade de um profissional legalmente habilitado;
  • Resistem às cargas que serão aplicadas; 
  • Sejam construídas com materiais e acabamento que não causem lesões ao usuário durante o uso; 
  • Possuam procedimento elaborado pela empresa ou instruções de uso, por manual ou mídia eletrônica fornecida pelo fabricante;
  • Tenham marcação com dados do fabricante e advertências básicas de uso; 

Como escolher as Escadas ideais?

Lembre-se que, como o próprio nome já diz, as Escadas Individuais devem ser usadas por um colaborador de cada vez – exceto quando o fabricante especificar a possibilidade do  uso simultâneo.

Como você pode ver nesta página, existem as escadas do modelo Tesoura e do Modelo Extensivas. Se você tem alguma dúvida de qual o modelo mais adequado para o seu negócio, fique à vontade para entrar em contato conosco pelos nossos canais de comunicação. 

Procurando Escadas para o Trabalho em Altura? É na Prometal EPIs! 

Leitura recomendada: NR 35: Trabalho em Altura e a Proteção dos Trabalhadores

TOP
Prometal EPIs