Cinto de Segurança

Exibindo 1–15 de 21 resultados

O Cinto de Segurança é um Equipamento de Proteção Individual imprescindível para garantir a segurança física dos trabalhadores que atuam no Trabalho em Altura. Isso porque ele permite que o colaborador esteja fixo à um ponto de ancoragem enquanto desenvolve suas atividades.

Para isso, é importante você saber que para ser considerado Trabalho em Altura, basta uma atividade ser desenvolvida acima de 2 metros do nível inferior e que haja risco de queda. Quem determina isso é a NR 35, Norma Regulamentadora responsável pelas boas práticas relacionadas a estas atividades.

Dessa forma, os EPIs utilizados pelo profissional que irá desempenhar as atividades no alto deverão ser selecionados com atenção, levando em consideração os seguintes fatores: conforto, carga aplicada, riscos e o fator de segurança em caso de queda.

É assim que ocorre ao escolher um Cinto de Segurança, como o que você vê aqui nesta página. Adquirir um produto equivocadamente resulta em colocar seus funcionários em risco e sua empresa sob insegurança judicial. Portanto, busque comprar seus EPIs em um distribuidor da sua confiança, que possa lhe oferecer uma orientação de qualidade.

Tipos  de Cinto de Segurança

Cinto Paraquedista com 1 Ponto de Conexão: este modelo é ótimo para ser utilizado em conjunto com talabarte em Y, trava quedas retrátil, trava quedas para corda ou trava quedas para cabo de aço. É importante ressaltar que só é permitido usar um dispositivo por vez, pois possui somente um ponto de conexão.

Cinto de Segurança para Espaço Confinado: para utilizar em atividades onde seja necessário o uso em conjunto do trapézio. No içamento ou resgate em espaços confinados.

Cinto para Posicionamento com Ponto de Conexão Abdominal: recomendado em trabalhos onde seja necessário o uso do talabarte de posicionamento em conjunto; onde o trabalhador precisa das mãos livres.
Modelo para Alpinismo Industrial, Acesso por Cordas e Resgate: proporciona mais conforto para o trabalhador, podendo ser utilizado em sistemas de ascensão ou descida e resgate de vítimas.

Cinto Paraquedista para Solda: recomendado para trabalhos que envolvam soldagens. Produto feito em fitas de aramida, possui resistência aos respingos oriundos da atividade de soldagem. Deve ser utilizado com os dispositivos de retenção de queda no mesmo material, no caso do talabarte.

O que levar em consideração ao adquirir o Cinto de Segurança?

  • Tipo de atividade que será desenvolvida;
  • Riscos do ambiente de trabalho (PPRA);
  • Tipo do Cinto de Segurança, para que é mais indicado;
  • Recomendações do Fabricante;
  • Validade do Equipamento;
  • Se possui Certificado de Aprovação;
  • Custo-benefício oferecido pelo Distribuidor de EPIs.

Onde deve-se utilizar o Cinto de Segurança?

Toda e qualquer atividade que seja desenvolvida acima de 2 metros de altura e que haja risco de queda.

O Cinto de Segurança é um Equipamento de Proteção Individual muito importante para toda e qualquer atividade de trabalho em altura. Isso porque ele oferece Segurança e a Proteção que o usuário precisa para poder desenvolver suas atividades tranquilamente.

Além de ser um item obrigatório, segundo a NR 6, o fornecimento é de responsabilidade do empregador e deve ser feito de maneira gratuita.

Saber escolher o equipamento correto faz com que você economize dinheiro pois evitará o processo de troca ou substituição, sem contar em multas e processos judiciais que serão evitados.

Precisando de Cinto de Segurança mas ficou com alguma dúvida? Envie para a gente no chat aqui do canto da tela!

Veja aqui um vídeo que fizemos com um checklist completo para você escolher o seu cinto de segurança!

TOP
Prometal EPIs