Sinalização

Exibindo 1–15 de 198 resultados

A sinalização de segurança no local de trabalho é fundamental para a proteção dos profissionais que estão exercendo suas atividade em ambientes que há incidência de risco.

Sinalizar o local de trabalho é extremamente importante para a prevenção de acidentes e identificar os perigos, ameaças e riscos existentes no ambiente.

As placas de sinalização, luzes, sirenes e alarmes auxiliam a sinalização de segurança das empresas, condomínios, estradas, espaços público e qualquer ambiente que necessite a comunicação com as pessoas que trabalham ou circulam em determinado local para alertar quanto às ameaças e riscos presentes.

Existem diversos equipamentos para a sinalização dos ambientes, como: placas de sinalização, placas de advertência, cones, barras, faixas sinalizadoras, fita, pedestal e corrente, sinalizador, tachas, telas e entre outros.

Mas, calma! Nós vamos te explicar a funcionalidade de cada um. Se você preferir, converse com a nossa equipe no chat aqui no canto esquerdo do site ou entre em contato no nosso whatsapp!

Como você pode ver nesta página, são muitos os itens que você tem a sua disposição. Saber como escolhê-los é primordial para que você possa oferecer a segurança esperada para os seus colaboradores. 

As sinalizações existem pois, muitas vezes, as máquinas, equipamentos e ambientes de trabalho apresentam riscos para a segurança dos trabalhadores. Desta forma, é obrigatório que estes possíveis riscos estejam bem sinalizados a fim de que o trabalhador possa evitá-los.

Vamos usar como exemplo as placas de sinalização que indicam Entradas e Saídas nos ambientes de trabalho. Muitas vezes elas podem parecer óbvias, no entanto, imagine em uma emergência, com muitas pessoas saindo correndo de um prédio grande por exemplo?

Nestes casos as placas de sinalização servem para indicar o melhor caminho de fuga em um momento de crise. Por este motivo, são tão importantes mesmo quando não parecem. 

Se você deseja saber mais sobre Sinalização, fique de olho nas nossas dicas abaixo! 

Equipamentos de Sinalização de Segurança

Dentre os Equipamentos mais comuns de Sinalização, vemos:

Todos estes equipamentos são obrigatórios e devem ser adquiridos e devidamente instalados por todas as empresas que admitirem funcionários em regime CLT. Do contrário, a companhia poderá sofrer com multas e processos judiciais.

O que diz a NR 12 sobre Sinalização?

A NR 12 é responsável por determinar as boas práticas para a segurança do trabalho em tudo que se refere a máquinas e equipamentos. Dessa forma, não são todos os itens de sinalização que a norma engloba. 

No entanto, ela serve como uma excelente orientação para averiguarmos a importância e a necessidade de todos os itens de Sinalização que vemos nesta página, por exemplo. 

Segundo o item 12.116 da NR 12, todas as máquinas e equipamentos, assim como as instalações em que se encontram, deverão possuir sinalização de segurança. O intuito é  advertir os trabalhadores e usuários do local sobre: os riscos a que estão expostos, as instruções de operação e manutenção e outras informações necessárias para garantir a integridade física e a saúde dos que passarem pelo local.

Dessa forma, a NR também determina que todo o sistema de sinalização possa utilizar de cores, símbolos, inscrições, sinais luminosos ou sonoros, entre outras formas de comunicação que tenham a mesma ou melhor eficácia. 

No entanto, é importante ressaltar que o sistema de sinalização não poderá desrespeitar a legislação sanitária vigente dos setores alimentício, médico e farmacêutico. Do contrário, deverão ser implementadas medidas que não interfiram nessa regulamentação. 

Assim, a Sinalização deverá ser implementada em cada uma das fases de utilização e vida útil das máquinas e equipamentos que apresentarem riscos. Além disso, deverá:

  1. ficar destacada na máquina ou equipamento;
  2. ficar em localização claramente visível; e 
  3. ser de fácil compreensão.

Símbolos, inscrições e sinais luminosos e sonoros que forem utilizados deverão seguir os padrões estabelecidos pelas normas técnicas nacionais vigentes e, na falta das mesmas, pelas normas técnicas internacionais que forem correspondentes.

Inscrições de Segurança nas máquinas e equipamentos deverão seguir algumas regras para que sejam válidas. É preciso que sejam escritas na língua portuguesa e de maneira completamente legível. Além disso, é fundamental que nelas contenha exatamente quais os riscos e onde eles estão. Não sendo permitida apenas a mensagem de “perigo”. 

Quando as máquinas ou equipamentos apresentarem limitações técnicas por um motivo ou outro, essas também deverão ser assinaladas com inscrições e/ou símbolos indicando estas limitações. Tudo visando a proteção do trabalhador que porventura precisará utilizar o equipamento. 

Por último mas não menos importante, a NR determina que sinais ativos de aviso ou de alerta, tais como sinais luminosos e sonoros intermitentes, que indiquem a iminência de um acontecimento perigoso, como a partida ou a velocidade excessiva de uma máquina, sejam utilizados de maneira que: 

  1. sejam emitidos antes que ocorra o acontecimento perigoso;
  2. não sejam ambíguos;
  3. sejam claramente compreendidos e distintos de todos os outros sinais utilizados; e
  4. possam ser inequivocamente reconhecidos pelos trabalhadores.

E os Cones de Sinalização?

Os Cones de Sinalização são aqueles objetos cônicos que são geralmente utilizados a fim de demarcar situações em estradas, vias públicas ou ambientes de trabalho que precisem ser limitados ou sinalizados. 

A NBR 15071 padroniza alguns tipos de cones de sinalização que são exigidos em alguns locais de trabalho.

Segundo a NBR, para que seja de fato funcional, o cone de sinalização deverá:

  • Possuir as dimensões dadas na tabela acima; 
  • Não sofrer alterações com intempéries;
  • Não deve tombar quando aplicada uma carga de 6,0N;
  • Deve possuir estabilidade ao calor sem sofrer alterações;
  • Faixa refletiva flexível, sem apresentar rachaduras;
  • Entre outros.

Todas essas características serão averiguadas através de testes rigorosos determinados pela própria NBR. Se o cone for aprovado, então poderá ser distribuído ao mercado. 

Aqui na Prometal EPIs você encontra diversos tipos de Cones de Sinalização. Entre em contato! 

Procurando por Equipamentos de Sinalização de Segurança?

Então você chegou ao lugar certo. Aqui na nossa loja você encontra os principais itens de Sinalização do mercado aliado ao melhor custo-benefício. Está procurando algum produto em específico? Entre em contato conosco!

Estamos esperando a sua mensagem. 

 

TOP
Prometal EPIs