Proteção Térmica
Exibindo todos 10 resultados
Existem muitos riscos que podem estar presentes no ambiente de trabalho ou mesmo durante certas atividades específicas. Para cada um deles, existem medidas preventivas a fim de diminuir a exposição dos trabalhadores aos mesmos. Assim acontece com a Proteção Térmica para o Corpo.
Como você pode imaginar, a Proteção Térmica protege contra os riscos causados por temperaturas extremas, sejam elas altas ou baixas. Trabalhar diariamente exposto a este risco pode causar diversos tipos de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho, o que é extremamente prejudicial tanto para os funcionários quanto para a empresa.
Por este motivo, utilizar os EPIs adequados que oferecem proteção aos riscos existentes é tão importante. Segundo a NR 6, fornecer os equipamentos de proteção é uma obrigação do empregador, que deve fazê-lo de maneira gratuita para os funcionários.
Após receber os equipamentos, a responsabilidade passa a ser do colaborador, que deverá utilizar, manusear e armazenar os equipamentos conforme as instruções. Como você pode ver nesta página, existem diversos tipos de vestimentas para Proteção Térmica. É importante salientar que nem sempre uma substitui a outra!
Na maioria dos casos, para que haja uma Proteção Térmica eficiente, o colaborador deverá utilizar não somente um item de proteção, como um conjunto de itens. Como por exemplo: calça, japona, calçado de segurança, luvas, meias, etc…
Conheça a linha completa para Proteção para o Corpo!
Não necessariamente todos esses produtos são considerados EPIs! No entanto, havendo a necessidade do mesmo para a proteção e atenuação dos riscos causados por temperaturas excessivas, o fornecimento será exigido ao empregador.
Segundo a Norma Regulamentadora de número 17, existem condições específicas de conforto ao trabalhador que devem ser atendidas. Entre elas, estão:
- velocidade do ar inferior a 0,75 m/s;
- umidade do ar igual ou superior a 40%;
- temperatura efetiva entre os 20 e 23ºC.
Dessa forma, quaisquer condições de trabalho que fujam das especificações acima, deverá ser avaliada a necessidade da Proteção Térmica. Essa avaliação deverá ser feita por profissional capacitado e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.
Características das Vestimentas para Proteção Térmica
- Oferecem proteção contra temperaturas extremas;
- Roupas confortáveis;
- Mantém a temperatura do corpo do trabalhador;
- Não impede a habilidade durante as atividades;
- Pode ser calça, avental, colete, japona, capuz, balaclava, entre outros.
- Adquirindo na Prometal EPIs, possui um excelente custo-benefício;
- Produtos com excelente durabilidade.
Profissões onde é utilizada a Proteção Térmica
- Frigoríficos;
- Metalúrgicas;
- Siderúrgicas;
- Atividades que envolvam Soldagem;
- Gastronomia e ramo alimentício;
- Etc.
Por que os EPIs são importantes?
Os Equipamentos de Proteção Individual, bem como a Proteção Térmica, são fundamentais para a saúde e segurança física dos trabalhadores. O motivo é muito simples e tem ligação com as Medidas de Controle de Risco e a Hierarquia de Controle de Riscos.
As Medidas de Controle de Risco, como você pode presumir, são todas as estratégias a serem tomadas a fim de eliminar ou atenuar todos os riscos presentes no ambiente de trabalho. Para que essas estratégias tenham uma organização que faça sentido, existe a Hierarquia de Controle.
Essa hierarquia exige que as medidas sejam implementadas de três maneiras, seguindo obrigatoriamente essa ordem:
- Na própria fonte de risco;
- No ambiente do risco;
- No receptor do risco.
Os EPIs e demais itens de proteção, como a Proteção Térmica, estão inseridos na terceira medida preventiva, no receptor do risco. Ou seja, no trabalhador! Dessa forma, os equipamentos de proteção tornam-se a última das medidas a serem tomadas, e só serão utilizados quando todas as outras medidas tiverem sido insuficientes.
Assim, fica clara a importância dos Equipamentos de Proteção para a saúde dos trabalhadores.
Buscando EPIs para a Proteção Térmica? Conte conosco!