Protetor Facial

Exibindo todos 4 resultados

O Protetor Facial é um produto muito importante para a segurança dos trabalhadores que atuam em ambientes ou atividades que envolvam riscos para o seu rosto. Oferecendo proteção para esta área, torna-se imprescindível em diversas áreas profissionais e até mesmo em situações peculiares, como a pandemia do Coronavírus.

Como você pode ver nesta página, existem diferentes modelos do Protetor Facial, com pequenas diferenciações entre si. Como por exemplo, o material em que é feito (que implica nos riscos aos quais oferece proteção); a marca do produto; o formato; entre outros. Cada uma uma dessas variações pode ser melhor ou pior para certas situações.

Bem, se você está buscando um Protetor Facial, chegou ao lugar certo. Nesta página você vai encontrar não somente os produtos que poderão ir de encontro ao que você está buscando, como também todas as informações necessárias sobre este EPI e tudo que envolve o mesmo. 

Se tiver alguma dúvida sobre o Equipamento de Proteção Individual adequado para utilizar, conte com os nossos especialistas da proteção!

Protetor Facial: o que é e para que serve? 

O Protetor Facial é mais um Equipamento de Proteção Individual obrigatório e essencial para diversos trabalhadores. Regulamentado pela NR 6, quando for identificada sua necessidade, deverá ser fornecido gratuitamente pelo empregador ao trabalhador.

Fabricado geralmente em polímero transparente, o EPI oferece uma proteção extremamente segura para o rosto e olhos do usuário. Evitando, assim, o contato direto com os riscos ambientais aos quais o trabalhador estará exposto.

É muito utilizado tanto na área da saúde, como profissionais de hospitais e laboratórios; como em indústrias automobilísticas, serralheria, madeireiras, soldagens, entre diversas outras profissões. 

Lembrando, também, que o Protetor Facial, também chamado de Face Shield, também está sendo muito utilizado atualmente, durante a pandemia do Coronavírus. Isso porque o equipamento oferece proteção contra vírus e bactérias, uma vez que forme uma barreira direta contra os agentes. 

Em sua maioria, possui ajuste na cabeça para que fique bem adequado. Para que ofereça a proteção necessária, é preciso que o EPI seja confortável e se encaixe perfeitamente ao corpo do usuário. Do contrário, poderá ser dificultoso, prejudicar a produtividade e colocar o trabalhador em risco.

Riscos aos quais o Protetor Facial oferece proteção

O Protetor Facial oferece proteção a diversos tipos de risco e, por isso, pode ser utilizado nas mais diversas situações. Sejam elas profissionais ou não. Veja alguns dos principais riscos aos quais esse EPI oferece proteção:

  • Vírus e Bactérias;
  • Contato com Produtos Químicos;
  • Partículas Volantes;
  • Respingos de fluidos contaminados;
  • Poeiras e Fumos;
  • Altas temperaturas;
  • Etc.

Modelos de Protetor Facial e para que servem

A NR 6 é a Norma Regulamentadora que define os EPIs e, portanto, é dela que deve vir todas as definições oficiais sobre os equipamentos de proteção. Dessa forma, vamos consultar o Anexo I item B.2. onde mostra os tipos de Protetor Facial que poderão ser encontrados no mercado. 

São eles:

  • protetor facial para proteção contra impactos de partículas volantes
  • proteção contra radiação infravermelha
  • protetor facial para proteção dos olhos contra luminosidade intensa
  • proteção contra riscos de origem térmica
  • protetor facial para proteção contra radiação ultravioleta

1) Impactos de Partículas Volantes

Partícula volante significa todo e qualquer fragmento que eventualmente pode ser lançado em direção a face do colaborador que está em atividade. Podemos citar como exemplo a poeira, estilhaços de vidro ou madeira, entre outros. Qualquer substância que possa ser lançada no rosto do trabalhador causando danos à sua saúde.

2) Proteção contra Radiação Infravermelha

As radiações são prejudiciais à nossa saúde e assim é também com as radiações infravermelhas. Proveniente de operações que envolvam fornos, soldagem elétrica,  microondas, etc, esta é considerada uma radiação não ionizante, o que significa que não possui energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos. No entanto, ainda quebra moléculas e ligações químicas, sendo um risco à nossa saúde.

3) Protetor Facial para proteção dos olhos contra Luminosidade Intensa

Este é um modelo bastante específico de Protetor Facial pois é o único que possui a lente colorida, sendo ela geralmente amarela ou marrom. O escurecimento do equipamento se dá para que possa oferecer proteção contra luminosidade intensa. Aqui se encaixam também os modelos reflexivos que rebatem a luminosidade intensa trazendo mais segurança para o trabalhador. 

4) Proteção contra Riscos de Origem Térmica

Este modelo oferece proteção para o rosto do trabalhador contra mudanças bruscas de temperatura. Seja calor ou o frio, em excesso, causam danos à saúde e segurança do trabalhador e por isso devem ser controlados. 

5) Protetor Facial para proteção contra Radiação Ultravioleta

Assim como a Radiação Infravermelha, a Radiação Ultravioleta pode afetar a saúde do colaborador diretamente. Dessa forma, havendo a incidência deste risco, será necessário o EPI com essa característica. 

Dúvida sobre qual é o melhor EPI para a Proteção Facial? Entre em contato com a nossa equipe de vendas. Lembrando que o nosso time está online no chat aqui no canto direito de segunda à sexta das 8h às 18h.

TOP
Prometal EPIs