Detector de Gás

Exibindo um único resultado

O Detector de Gás é um pequeno aparelho utilizado para identificar um tipo específico de gás que esteja presente na atmosfera de um ambiente de trabalho. Este equipamento é fundamental para avaliar se o local está apto para que os trabalhadores realizem suas atividades em segurança, sem o risco de contaminação por um gás tóxico.

É um equipamento super portátil, sendo de fácil manuseio para levar para qualquer lugar onde haja necessidade. Na maioria dos casos, é movido à bateria e pode ser recarregado sempre que necessário. Geralmente é utilizado na altura do peito do inspetor, local mais apropriado por ser próximo às vias respiratórias.

Além disso, há o Detector de Gás estacionário. Este não é portátil e, portanto, mantém-se fixado em um local estratégico para que possa identificar um determinado Gás Tóxico ou Inflamável antes mesmo que cause algum mal à saúde e segurança dos trabalhadores.

Ao identificar uma dessas substâncias perigosas, o aparelho indica o perigo por meio de sinalização sonora, visual e sensorial. No entanto, ainda há outros tipos de detectores de gás capazes de combinar outros fatores indicativos como luzes, alarmes e sinais específicos.

O Detector de Gás pode ser usado individualmente, pendurado no pescoço do profissional por exemplo; Ou combinações de unidades específicas para que formem um sistema de proteção único para diversos tipos de gases, adicionando, assim, um detector para cada agente de risco.

Características do Detector de Gás

Equipamento produzido para detectar um determinado tipo de gás no ambiente de trabalho;
Pode ser utilizado individualmente por um profissional;
Pode ser utilizado em conjunto com outros detectores de gases;
Produto altamente preciso;
Fácil de utilizar;
Melhor custo-benefício do mercado.

Gases que podem ser detectados pelo aparelho

Monóxido de carbono (CO);
Sulfeto de hidrogênio (H2S);
Oxigênio (O2);
Dióxido de carbono (CO2);
Dióxido de enxofre (SO2);
Cloro (CL2);
Gás cianídrico (HCN);
Amônia (NH3);
Dióxido de nitrogênio (NO2);
Monóxido de nitrogênio(NO)
Fosfina (PH3);
Vapores orgânicos.

Consulte sempre um especialista ou um de nossos vendedores antes de adquirir o seu Detector de Gás.

Cuidados com o Detector de Gás

Para que o aparelho tenha sempre um desempenho com eficiência, é fundamental que o profissional responsável siga corretamente as instruções de uso do fabricante. Uma das boas práticas mais frequentes e até meio óbvia é a checagem da bateria do aparelho.

Parece simples, mas muitas vezes esquecemos deste detalhe e quando mais precisamos, o equipamento encontra-se sem bateria. Outro ponto importante é a calibração! A calibração é o processo responsável por garantir que a medição será feita com precisão e assertividade.

Um Detector de Gás mal calibrado pode apresentar resultados falsos e, assim, colocar em risco a saúde de todos os profissionais do local. Por isso, após forte exposição a gases e/ou vapores, é sempre importante repetir a calibração.

Na maioria dos casos o Detector de Gás possui a garantia de 5 anos, mas é sempre bom consultar o nosso atendente antes de fechar negócio. No entanto, nada impede que devam ser feitas algumas manutenções eventuais neste meio tempo.

Ficou com alguma dúvida? Procurando um Detector de Gás? Conte com a Prometal EPIs!

Conheça a linha completa de Detector aqui!

TOP
Prometal EPIs