Capacete de Segurança

Exibindo 1–15 de 18 resultados

O capacete de segurança protege a cabeça do usuário contra impactos causados pela queda de objetos. Da mesma forma, contra outros riscos existentes no ambiente de trabalho e na proteção contra o risco elétrico.

Na Prometal EPIs você encontra uma linha completa de capacete de segurança com diferentes tipos e modelos. Classe A, ideal para a proteção contra queda de objetos sobre a cabeça. Além disso, existe o Classe B, ideal para utilizar no trabalho com riscos elétricos.

Se você tem dúvidas sobre este EPI, abaixo preparamos uma breve explicação para que você adquira o produto ideal!

O capacete de proteção se não o, Equipamento de Proteção Individual mais lembrado quando o assunto é Segurança do Trabalho. Talvez seja também o EPI mais popular no mundo todo. 

A verdade é que de fato este é um item imprescindível em muitas profissões. O motivo é óbvio – oferece proteção à parte do corpo mais importante de uma pessoa: a cabeça. Por este motivo, havendo a incidência de riscos que afetem os trabalhadores, o uso de EPIs acabará sendo obrigatório se porventura estes riscos não puderem ser eliminados. 

Para que você saiba escolher entre as unidades de Capacete de Segurança que você vê nesta página, é importante antes conhecê-las. Isso porque existem diversos modelos diferentes com especificações que podem fazer uma grande diferença na recomendação de uso.

Por isso, antes de sair comprando qualquer modelo, busque se informar sobre os modelos existentes e suas principais características. Além disso, por se tratar de um EPI, você deverá ter em mente a NR 6 para manter a sua empresa em dia com a legislação.

Bem, se você deseja saber tudo isso para que consiga escolher o melhor Capacete de Segurança, fique ligado nesta página! Explicaremos tudo pra você e muito mais.

O que é o Capacete de Segurança?

Capacete de Segurança é o nome dado ao EPI destinado à proteção da cabeça do usuário contra quedas de objetos ou materiais, impactos e batidas ou até mesmo choque elétrico. Por ser considerado EPI, é de uso obrigatório em diversas atividades profissionais. 

Possuem dois componentes principais, que são: a suspensão, parte que se ajusta à cabeça do trabalhador; e o casco, parte externa do EPI. Para que possa oferecer uma proteção adequada, é preciso que o equipamento tenha sido fabricado conforme as normas vigentes.

Para averiguar isto é que existe o Certificado de Aprovação – CA. No momento de compra do EPI é fundamental que você observe se o mesmo possui CA e dentro do prazo de validade. Aqui na Prometal EPIs, todos os equipamentos que você encontra possuem esta certificação sempre em dia para a sua segurança. 

Além disso, também é bom observar o prazo de validade do EPI. Isso porque com este prazo vencido, o equipamento precisa ser inutilizado. Então lembre-se sempre destes dois prazos de validade: do CA e do EPI! 

Como o Capacete de Segurança bem como outros EPIs é regulamentado pela NR 6, seu fornecimento é obrigatório por parte do empregador, que deve fazê-lo sem cobrar custo adicional do empregador. Este, por sua vez, deve utilizar o EPI com responsabilidade e também seguir suas obrigações segundo a NR 6.

Logo falaremos mais sobre isso mas, antes, vamos ver mais sobre os Tipos de Capacete de Segurança.

Tipos de Capacete de Segurança

Existem diversos tipos de Capacetes de Segurança no mercado. No entanto, iremos utilizar a classificação da NR 6 para identificar os principais deles. Que são: 

  • Tipo I: Capacete de Segurança com aba total;
  • Tipo II: Aba frontal;
  • Tipo III: Sem aba.

Além dessa característica principal, você também encontrará duas diferenciações extras: as classes A e B. O Capacete de Segurança da Classe A oferece proteção contra impactos de objetos. Já o Capacete classificado como B protege não apenas contra impactos como também contra choques elétricos – ou seja, havendo este risco, este será o modelo ideal. 

Eliminando esses dois fatores principais, ainda poderemos encontrar no mercado outros modelos de Capacete de Segurança. Entre eles, estão os modelos específicos de acordo com uma função específica. Nestes casos, o importante é ter certeza da combinação de risco e proteção oferecida pelo EPI. 

Tendo em vista os modelos principais de Capacete de Segurança, os prazos de validade que mencionamos anteriormente e os cuidados para com o produto, a proteção será adequada. Portanto, lembre-se de conversar com suas equipes para informá-los sobre as melhores práticas para com o Equipamento. 

Na dúvida, siga sempre as recomendações do fabricante ou conte com o seu distribuidor de EPis de confiança – nós! 

Como escolher o Capacete de Segurança? 

Conhecendo os capacetes de segurança que existem no mercado, você só precisará saber dos riscos presentes no ambiente. Por este motivo, é aí que entra o Programa de Riscos Ambientais – PPRA

O PPRA é o responsável pela avaliação, identificação e atenuação dos riscos no ambiente de trabalho. Somente através deste programa você consegue ter certeza dos riscos presentes no ambiente e, então, das Medidas de Controle de Risco para eliminá-los ou atenuá-los. 

Converse com seus colaboradores

Depois de adquirir o Capacete de Segurança ideal, converse com seus colaboradores sobre a NR 6 e as melhores práticas com o produto. Realize reuniões, Diálogos Diários de Segurança (DDS), e muito mais. 

Lembre-se que o descumprimento de qualquer item das Normas Regulamentadoras pode implicar em multas e possíveis processos judiciais para a empresa. Portanto, quanto mais você ter certeza de que todos estão bem informados, melhor. 

Conte sempre com a Prometal EPIs! Ficou com alguma dúvida? Nos chame aqui no formulário do canto da tela.

TOP
Prometal EPIs