Blog   Segurança do Trabalho   15 de março de 2022

Segurança do Trabalho em supermercados – quais os principais EPIs

Tempo de Leitura: 6 minutos
Segurança do Trabalho em supermercados

A segurança do trabalho em supermercados é assunto sério, demandando o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para que os profissionais de diferentes setores estejam melhor protegidos.

Quando o profissional tem acesso a todos os itens que garantem sua segurança do trabalho em supermercados, é possível minimizar o risco de problemas jurídicos e afastamentos.

Portanto, conhecer quais são os principais EPIs que os profissionais necessitam e oferecer todos os itens no cotidiano garante economia e melhores resultados para a empresa.

De modo que, os profissionais trabalhem bem protegidos, evitando que o supermercado sofra multas durante fiscalizações. Confira a seguir quais são os principais EPIs para fornecer para sua equipe em supermercados e entenda os usos.

Confira os principais equipamentos de segurança do trabalho em supermercados

Elencamos uma lista completa de quais são os principais equipamentos de segurança individual que devem ser utilizados para a segurança do trabalho em supermercados. 

No entanto, lembre-se, que a escolha dos EPIs irá depender da atividade, profissão e riscos aos quais o profissional estará exposto.

Confira nossa lista e cheque se está disponibilizando todos os EPIs necessários!

1. Botinas com Bico de Aço ou Composite

São importantes para proteger os dedos do trabalhador, caso algum objeto atinja os pés ou tornozelo do usuário. Dessa forma, é possível evitar que algum ferimento seja causado impedindo o profissional de trabalhar.

As Botinas com Bico de Aço ou Composite costumam ser usadas em diversos setores dos supermercados, com o objetivo de aumentar a segurança no trabalho. Evitando que o profissional sofra algum dano caso algo caia em seu tornozelo ou pé ou sofra escorregões no local de trabalho.

2.  Luva de malha de aço

Usada no açougue e frigoríficos dos supermercados, a luva de malha de aço protege contra possíveis cortes causados por facas, fatiadores ou serras.

Esse EPI é indispensável para os setores que lidam com facas e ferramentas de corte e precisa estar bem ajustado na mão do funcionário.

De modo que, a luva não seja grande demais durante o uso. Afinal, a peça com tamanho maior que o necessário tende a não proteger como deveria, podendo minimizar sua eficiência no cotidiano de trabalho.

Em muitos setores os profissionais precisam de máxima atenção para evitar acidentes durante a rotina de trabalho, que podem resultar em cortes graves.

3. Óculos de proteção

Os óculos de proteção também são usados nos frigoríficos e açougues do supermercado, visando processar as carnes sem que os ossos ou sangue possa atingir a região dos olhos.

A utilização de óculos de proteção nesses ambientes é indispensável para a segurança do trabalho em supermercados, tendo em vista o risco de danos aos olhos.

Sujar os olhos com sangue nos frigoríficos, por exemplo, expõe o trabalhador a elevado risco de infecção nesta região.

O ideal é estar sempre bem protegido, garantindo o uso de óculos apropriados para a função e que se encaixam perfeitamente no rosto.

4. Botas de PVC

São importantes em todas as áreas que lidam com os alimentos frios no supermercado, tendo em vista que, evitam respingos e escorregões.

As botas de PVC aumentam a segurança do trabalho em supermercados e são frequentemente usadas pelos profissionais de açougue e frigoríficos.

De modo que, seja possível minimizar o risco de contaminação caso algum produto respingue no colaborador. Por serem botas altas, a proteção é maior em relação aos pés, tornozelos e panturrilhas.

5. Roupas térmicas

Os colaboradores que acessam a câmara fria do supermercado, devem utilizar roupas térmicas apropriadas para a função.

Visando que o trabalho possa ser executado em tempo hábil, sem que o profissional sinta frio ou tenha incômodos durante sua jornada de trabalho. Garantindo que o profissional possa ter uma boa performance durante todo o expediente, e para que não adoeça, em decorrência da exposição ao frio artificial.

6. Protetor auricular

É essencial para os profissionais que trabalham com máquinas que emitem ruídos e podem ocasionar perda auditiva.

Além de proporcionar a melhor proteção da capacidade auditiva, o protetor auricular é útil para evitar danos psicológicos ocasionados pela exposição prolongada aos ruídos do ambiente.

Trabalhar com constantes ruídos pode ocasionar uma série de danos e esse é um EPI que geralmente os profissionais negligenciam o uso.

7. Toucas, luvas e máscaras descartáveis

Mesmo não sendo considerados EPIs, a touca e a máscara descartável (aquela branquinha) aumentam a segurança do trabalho dos profissionais em diferentes setores da empresa, desde a área dos frigoríficos até a atuação na padaria, confeitaria e restaurante do supermercado.

7.1. E para a covid-19

Em época de Covid-19, podemos dizer que todos os profissionais que trabalham em supermercado estão temporariamente obrigados a utilizar máscara de proteção individual, com o objetivo de minimizar o risco de contaminação por covid-19.

Tendo em vista que, é um ambiente com grande circulação de pessoas e a máscara minimiza o risco de contaminação por covid-19.

8. Avental e luvas térmicas

O avental e luvas térmicas são frequentemente usados na padaria e por todos os profissionais do supermercado que atuam com itens de alto calor.

Dessa forma, é possível aumentar a segurança do trabalho em supermercados evitando que o profissional sofra algum tipo de queimadura durante sua jornada de trabalho.

9. Calçado de Segurança

É utilizado por profissionais da limpeza e também por profissionais de padaria, restaurante e confeitaria, com o objetivo de evitar escorregões e outros tipos de acidentes.

O calçado de segurança tem um solado diferenciado justamente para aumentar a aderência e evitar escorregões que podem ocorrer durante a limpeza ou caso algum cliente deixe cair bebida no restaurante.

10. Luvas de látex

Usada pela equipe de limpeza e também pela equipe de profissionais da confeitaria, cozinha e restaurante, as luvas de látex protegem as mãos contra agentes abrasivos e infecciosos.

Conheça a NR 12 para adquirir todos os itens de segurança do trabalho em supermercados

A NR 12 é uma norma regulamentadora que define itens de proteção individual para o aumento da segurança para trabalhadores que lidam com máquinas e equipamentos.

Como nos supermercados esse tipo de atividade é frequente, a observância desta NR se torna necessária.

Quando a empresa não atua em conformidade com a NR 12, fica sujeita a uma série de multas que podem chegar a valores bem elevados, dependendo de qual é o tipo de equívoco com a segurança dos profissionais que a empresa está cometendo.

Em geral, a fiscalização constata o problema e dá um período para que a empresa possa corrigir os problemas identificados em relação à segurança da equipe.

De modo que, a empresa terá um tempo para a compra de materiais de proteção e distribuição. Caso a segunda fiscalização ocorra e o problema não tenha sido resolvido, as multas pertinentes serão aplicadas.

Portanto, o investimento em segurança do trabalho em supermercados é importante para reduzir custos com multas. Bem como, garantir que sua equipe não precise de afastamentos após acidentes de trabalho.

Quando todos os profissionais estão trabalhando bem protegidos, os acidentes são minimizados e isso é positivo para o bom ambiente laboral.

Contribuindo para que todos se sintam bem no espaço de trabalho. Obviamente, isso é importante para os resultados que sua equipe atinge.

Equipamento de segurança requer qualidade

É indispensável salientar que todos os EPIs precisam ser fornecidos com a máxima qualidade, visando que realmente protejam os profissionais de sua equipe.

A busca por produtos de boa qualidade que ofereçam um bom custo benefício é um aspecto indispensável para que a empresa tenha competitividade e evite problemas com a equipe.

Afinal, o não fornecimento de EPI pode causar acidentes, processos trabalhistas e uma série de problemas burocráticos para a empresa.

Encontrar bons fornecedores é importante para evitar que os produtos demorem a chegar, tenham baixa qualidade ou sejam diferentes daquilo que foi solicitado.

É útil que os líderes sempre estejam atentos ao uso dos equipamentos fornecidos para os profissionais, cobrando uma boa postura no dia a dia de trabalho.

De modo que, todos os EPIs possam ser corretamente usados, aumentando a segurança do trabalho em supermercados. Uma vez que, os acidentes colocam a vida de colaboradores em risco e desestabilizam toda a equipe.

Portanto, o uso adequado deve ser sempre cobrado pelos líderes de equipes, visando conscientizar os profissionais da importância do uso de EPI. Além disso, é útil:

  • Revisar os equipamentos e respeitar o calendário de manutenção para garantir a máxima qualidade;
  • Orientar os colaboradores e prestar treinamento em relação a importância do uso de EPI;
  • Definir quais são as práticas em relação ao uso dos equipamentos de proteção, para evitar que o uso inadequado diminua a vida útil do EPI;
  • Listar os EPIs entregues aos profissionais e sempre fiscalizar a utilização adequada, bem como, a condição do equipamento.

Todas essas condutas são importantes no cotidiano da empresa, visando o aumento da segurança do trabalho em supermercados. Garantindo um ambiente laboral agradável e com todos os riscos minimizados.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.