Risco de Incêndio em Casa – Veja como prevenir, agir e garantir a segurança!

Tempo de Leitura: 6 minutos
Risco de Incêndio em Casa

Não é sempre que nós abrimos espaço para esta pauta, mas dessa vez é muito importante. O risco de incêndio em casa é um mal que assola diariamente a maioria dos brasileiros. E esse perigo aumentou cerca de 60% com o isolamento da pandemia.

Por este motivo, decidimos falar sobre o assunto. Afinal de contas, proteção e segurança é com a gente mesmo, independente do local, certo? A verdade é que o nosso lar esconde perigos que colocam diariamente nossa vida em risco se não forem cuidados.

E, sem sombra de dúvidas, o contato com o fogo é um dos maiores deles. E não pense que estamos falando somente do fogão, não. Mesmo este sendo um grande foco, um incêndio pode também ser proveniente de um curto-circuito, uma vela, um incenso, lareira ou fogão a lenha, entre muitos outros.

Para evitar esse tipo de coisa, é preciso tomar certos cuidados e ter conhecimento sobre algumas questões como, por exemplo, onde mora o risco e como atenuá-lo. Se você deseja saber mais sobre essa questão, acompanhe o artigo de hoje!

O que causa o risco de incêndio em casa?

Existem algumas situações que são responsáveis pela maior parte dos incêndios em casa e por isso iremos utilizá-las como exemplo. São elas:

  • Substâncias Inflamáveis;
  • Chamas;
  • Gás de cozinha;
  • Fogão;
  • Eletricidade;
  • Etc.

Vamos falar um pouquinho mais sobre cada uma delas para que você possa evitá-las.

Substâncias Inflamáveis

As substâncias inflamáveis configuram um dos grandes riscos de incêndio em casa. Isso porque mesmo em vidros fechados, podem liberar gases que se espalham até uma fonte de combustão mais próxima, como um fósforo riscado, uso de isqueiro ou o próprio fogão.

Por este motivo, é fundamental observar onde estão acondicionados estes vasilhames, e afastar de qualquer um destes pontos que podem ser cruciais para o início do problema. No momento de utilização destas substâncias, todo o cuidado também deve ser dobrado!

Isso porque líquidos inflamáveis que não forem compatíveis, podem gerar faíscas ao entrar em contato uns com os outros. Portanto, deixar longe de crianças ou de qualquer pessoa que possa fazer mau uso também é uma dica bem importante.

Lembrando que aerossóis como desodorantes ou odorizadores de ambientes também são altamente inflamáveis e por isso devem ser guardados longe do alcance das crianças. 

Chamas

Chamas acesas também são outro fator preocupante para bombeiros e donos de casa. Isso porque querendo ou não, elas estão presentes dentro das residências e não há muito como fugir disso. Por isso, a melhor maneira de prevenir um acidente, é com o cuidado e atenção.

Por isso, lembre-se de observar sempre quando há uma vela ou incenso acesos, e jamais saia de casa enquanto houver uma chama. Mesmo que o objeto esteja bem colocado em um recipiente próprio para tal, pode acontecer de cair alguma coisa em cima ou mesmo o vento soprar a cortina e assim iniciar um foco de incêndio.

Gás de Cozinha

O gás que a maioria dos brasileiros utiliza em casa é altamente inflamável. Por este motivo, a recomendação é que o botijão seja sempre instalado fora do ambiente, a fim de prevenir qualquer tipo de vazamento que poderia gerar uma explosão. 

É válido lembrar que, neste caso, o incêndio poderia começar até mesmo com a eletricidade que, junto com o gás liberado, também pode gerar combustões. Portanto, busque sempre manter o botijão longe de qualquer corrente elétrica, e verifique bem se a instalação foi bem feita. 

Lembrando que se houver vazamento, o simples fato de ligar uma lâmpada já pode ser motivo para o risco de incêndio em casa começar. 

Fogão e o Risco de Incêndio em Casa

Como você pode imaginar, fornos e fogões também são mais um grande risco de acidentes domésticos com fogo. Não somente pelo fato do fogo em si, que pode se alastrar caso encoste em algum pano de prato, cortina ou toalha de mesa, por exemplo, mas também pelo esquecimento.

Dizemos isso porque são muitos os casos onde panelas e chaleiras esquecidas no fogão tornam-se o foco principal de incêndios. Por este motivo, prestar bem atenção e não abandonar estes itens no fogo é primordial para a segurança em casa.

Além disso, outro fator preocupante neste sentido é o óleo quente. Ao atingir certa temperatura, o óleo pode criar chamas, que se alastram com muita facilidade. A panela de pressão também é um item explosivo que jamais pode ser esquecido. 

Eletricidade

A eletricidade também é motivo de preocupação quando o assunto é o risco de incêndio em casa. Deixar equipamentos ligados por muito tempo pode gerar um curto-circuito causador de chamas. Dessa forma, a dica é tomar sempre muito cuidado ao superaquecimento destes aparelhos, como as estufas por exemplo.

Outra sugestão é, em momentos de temporais, retirar os principais eletrônicos da tomada. Isso porque nessas situações o risco de um curto é ainda maior. 

12 maneiras de como evitar este risco

  1. Não deixe tapetes, cortinas e cobertas perto de locais com eletricidade. Caso aconteça um curto circuito, não poderá haver para onde o fogo se alastrar. 
  2. Evite velas acesas em um ambiente que você não esteja, ou afastados da sua visão, e jamais saia de casa nessas condições. Observe se não há nenhum inflamável perto do objeto antes de acendê-lo. 
  3. Cinzeiros com cigarros mal apagados também podem ser uma fonte de risco. Cuide para apagá-los completamente e aconselhe suas visitas a fazerem o mesmo.
  4. Não se distraia enquanto está na cozinha preparando algum alimento no forno ou fogão a gás. É muito importante estar sempre de olho para evitar qualquer problema nesse sentido.
  5. Sempre que possível, mantenha o botijão de gás fora da casa. Dessa forma, em caso de vazamentos, o risco de incêndio em casa é menor. 
  6. Jamais deixe o ferro de passar roupa ou outros utensílios domésticos ligados por muito tempo, e nem mesmo saia de casa nessas condições. Lembre-se de observar se o aparelho foi desligado corretamente. 
  7. O forno microondas também envolve riscos. Lembre-se de orientar crianças ou pessoas que não estejam acostumadas dos materiais que podem e que não podem ir.
  8. Jamais mantenha papéis, tecidos ou inflamáveis perto de estufas, junkers, ou qualquer tipo de aquecedor. 
  9. Não utilize mais de um T na mesma tomada, e nem mesmo esqueça utensílios elétricos ligados por muito tempo quando não forem feitos para tal. Cuide para não ligar muitos itens na mesma tomada.
  10. Não mexa em coisas que não tem conhecimento. Se for preciso instalar um chuveiro elétrico e você não tiver conhecimento para tal, não hesite em chamar um especialista. O valor cobrado é irrisório perto do risco de um acidente doméstico. 
  11. Mantenha extintores de incêndio dentro da validade em sua residência ou no carro. Saiba como utilizá-los (muito importante, pois um extintor mal utilizado pode piorar o incêndio! Saiba mais no nosso artigo sobre os extintores).
  12. Procure manter a rede elétrica da sua casa sempre em bom estado. É fundamental que você esteja seguro de que todos os fios estejam encapados e livres do risco de curtos-circuitos repentinos. 

Casos de Incêndio em casa sobem 60% na pandemia

De acordo com pesquisas, os casos de incêndios domésticos aumentaram em cerca de 60% durante a pandemia, devido ao isolamento social. O aumento seria esperado devido ao número de pessoas em casa, porém, ainda nota-se uma imensa falta de informação ou mesmo desatenção.

Segundo dados, em março de 2019, foram 2.560 casos de incêndio registrados em todo o Estado de São Paulo. Enquanto isso, durante o mesmo período neste ano, foram 4.089 casos. Só durante os primeiros 20 dias de abril, foram 2.589 ocorrências contra 2.198 do ano passado — um significativo aumento de 18%.

Em entrevista à BBC News Brasil, o tenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, afirmou que o aumento do risco de incêndio em casa teve como principais causadores o fogão, o álcool em gel (tão utilizado por todos nós ultimamente) e a sobrecarga na rede elétrica.

Além disso, o profissional lembrou que no início dos anos 2000, o álcool 70% teve sua comercialização proibida devido ao risco de acidentes. Hoje em dia, com a volta deste material para nossa assepsia, o risco voltou novamente. 

É importante lembrar que ao utilizar o produto nas mãos, não se deve nem mesmo acender um cigarro, quanto menos um fogão, churrasqueira ou forno à lenha. O risco é realmente alto e deve ser evitado ao máximo. 

Esperamos que você tenha gostado do artigo! 

E nunca se esqueça: em caso de incêndio, chame sempre o Corpo de Bombeiros!

Quer saber mais sobre como os Bombeiros se protegem para combater os incêndios? Veja aqui!

Conheça os EPIs para Combate e Prevenção a Incêndio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima