Blog   EPIs   11 de janeiro de 2022

Respirador para Soldador: Veja quando utilizar e conheça os modelos!

Tempo de Leitura: 5 minutos
Respirador para Soldador

O uso de respirador para soldador é de extrema importância para que seja possível a manutenção da saúde do profissional durante sua rotina de trabalho.

Entretanto, não é raro que os profissionais da área se sintam confusos em relação ao uso do equipamento mais adequado. Isso porque existem diferentes modelos disponíveis, cada um com características bem peculiares.

Cada respirador para soldador cumpre uma função específica. Em todos os casos, o produto tem por objetivo evitar que o profissional respire poeiras, vapores orgânicos, névoas e outros contaminantes que são comuns em sua profissão.

Entender quando é o momento correto para usar cada tipo de respirador, ajudará o profissional a se proteger da melhor forma e se conscientizar sobre a importância dos respiradores para a proteção da própria saúde.

Diferentes tipos de Respiradores

Antes de mais nada, o profissional responsável pela compra desse tipo de EPI, precisa entender que existem 4 principais modelos de respirador. São eles:

  1. Respirador facial;
  2. Respirador ¼ facial;
  3. Respirador semi facial;
  4. Respirador sem manutenção.

Os filtros famosos PFF1, PFF2 e PFF3 são pertencentes ao grupo dos respiradores sem manutenção. 

Entender as diferenças entre cada um dos 4 tipos de respiradores citados, faz parte da assertividade no processo de compra do respirador para soldador ideal.

Principais características de cada tipo de respirador 

Cada respirador possui características específicas que devem ser conhecidas e entendidas por quem precisa comprar esse tipo de material. Tendo em vista que, conhecendo suas especificidades é possível identificar o modelo ideal para a sua rotina de trabalho.

De modo que, seja possível encontrar um respirador para soldador que possa proteger sua saúde ao máximo, além de ser cômodo de usar no dia a dia. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre os quatro modelos que vimos acima.

  1. Respirador facial

O respirador facial protege as vias aéreas do trabalhador e o rosto inteiro. Assim, além de ter filtro respirador purificador de ar, existe um visor integrado que serve como um óculos de proteção.

Dessa maneira, o rosto inteiro fica resguardado em caso de contato com algum produto que possa causar danos na pele ou outras áreas do rosto.

  1. Semifacial

O respirador semifacial é um modelo parecido com o anteriormente citado. Nesse caso, se houver necessidade, é preciso utilizar o respirador em conjunto com óculos de proteção de sua preferência, para que seja possível proteger a face por completo.

  1. Respirador ¼ facial

O respirador ¼ facial é menor quando comparado ao anterior, mas não significa que seja menos eficiente. 

O modelo é uma peça única onde vários tipos de filtros podem ser acoplados, além disso, é possível utilizá-lo em conjunto com óculos de segurança de sua preferência.

  1. Respirador sem manutenção

O respirador sem manutenção pode ser dividido em 2 modelos: respirador concha e dobrável. Depois podemos classificá-los e 3 formas: PFF1, PFF2 e PFF3. Ao contrário dos demais respiradores que comentamos anteriormente, o respirador sem manutenção é descartável, já os modelos anteriores são reutilizáveis. 

Diante disso, é importante entender qual a diferença entre os filtros PFF1, PFF2 e PFF3, para identificar se o respirador sem manutenção é o modelo ideal para sua rotina. Bem como, para escolher o filtro ideal.

Qual é o respirador para soldador?

O trabalho do soldador envolve muitos tipos de risco e, por este motivo, é necessária a utilização de diversos tipos de EPIs, e não só o respirador. No entanto, se tratando deste equipamento o modelo mais adequado seria o PFF2.

O motivo é que este equipamento oferece proteção contra poeiras, névoas e fumos metálicos, e o trabalho com soldagens acaba por externar esse tipo de risco.

Entendendo as diferenças entre os filtros PFF1, PFF2 e PFF3

Os filtros são utilizados com a função de reter materiais que se apresentam em partículas presentes no ambiente.

A boa escolha de um filtro depende justamente de conhecer e entender a concentração de contaminante no ambiente. Confira as diferenças entre as opções disponíveis no mercado.

No caso do respirador para soldador, o ideal é o PFF2, mas vamos ver um pouco mais sobre cada um deles.

1. PFF1

Ideal para proteger de poeiras ou névoas, que são gerados mecanicamente por aerossóis. Esse filtro tem eficiência mínima de 80%.

Seu uso é indicado quando a concentração de poeiras ou névoas é 10 vezes menor que o limite de tolerância.

2. PFF2

Também conhecido como P2, esse filtro é indicado para fumos que são aerossóis termicamente gerados ou quando existe toxidez desconhecida.

A eficiência mínima do filtro é de 94% e deve ser utilizado quando a concentração do aerossol não é maior que 10 vezes o limite considerado saudável.

3. PFF3

O PFF3 é o mais indicado para particulados que são considerados altamente tóxicos ou quando a toxicidade é desconhecida. 

Quando o ambiente está a até 10 vezes o limite de tolerância do contaminante, ele filtra o suficiente para proteger a saúde de seu usuário. A eficiência mínima de um PFF3 é de 99,7%.

É interessante destacar que, a sigla P1, P2 e P3 é indicada nos respiradores que possibilitam manutenção, onde a troca de filtro é possível.

Já os PFF1, PFF2 e PFF3 são os respiradores sem manutenção, ou seja, descartáveis. 

P1 e PFF1 possuem as mesmas características na capacidade de filtração, assim como P2 e PFF2 e P3 e PFF3. Que se diferenciam apenas na questão da possibilidade ou impossibilidade de manutenção.

Jamais reutilize respiradores descartáveis

É comum observar o uso inadequado de respirador para soldador na tentativa de minimizar custos. Entretanto, fazer o uso inadequado está na verdade expondo o profissional a uma série de riscos que podem causar danos para sua saúde.

Além dos danos, a “economia” pode causar uma série de processos para a empresa que não observou o uso correto do respirador para soldador.

Fazer reutilização de materiais que deveriam ser descartados é como trabalhar com um EPI que não funciona ou trabalhar sem nenhum EPI.

Portanto, esse é um aspecto que a empresa sempre deve ter a máxima atenção para evitar que o uso inadequado ocasione acidentes indesejados na empresa.

Justamente para evitar afastamento de colaboradores e também os prejuízos causados por processos após acidentes de trabalho.

Agora que já conhece as especificidades sobre respirador para soldador, é possível comprar aquele que é mais adequado para o seu negócio e rotina.

Onde comprar respirador para soldador?

Existem diversos modelos de respirador PFF2 que é indicado para o trabalho de solda. Concha e Dobrável, Com e sem Válvula de Exalação, Com ou sem Carvão ativado, etc. Cada um deles possui características que precisam ser respeitadas. 

Por este motivo, o ideal é adquirir o seu respirador para soldador em uma loja especializada em Equipamentos de Proteção Individual. Somente assim você terá acesso a grande maioria dos modelos, além de condições exclusivas de negociação e pagamento.

Outro ponto a se considerar no momento de escolher onde adquirir seus produtos, é o atendimento. É preciso que a equipe responsável por atender você tenha um mínimo de conhecimento sobre segurança do trabalho, ou ainda melhor, seja especializada na área.

Pode ser que você tenha dúvidas na hora de escolher entre as opções disponíveis e, para resolvê-las, você vai precisar de uma orientação de confiança. Um erro neste momento pode resultar em um acidente ou doença ocupacional, e não é isso que você quer.

Aqui na Prometal EPIs somos especializados em EPIs há 30 anos e, por isso, nos disponibilizamos a ser o seu parceiro na busca pela segurança do trabalho. Oferecemos as melhores marcas do mercado, o melhor custo-benefício, e a melhor equipe para lhe atender.

Ficou com alguma dúvida? É só nos chamar aqui no chat amarelo do canto da tela.

Registre-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.