Blog   EPIs   19 de fevereiro de 2020

Qual respirador utilizar para a prevenção do Coronavírus?

Tempo de Leitura: 7 minutos

Como você já deve ter percebido, estamos vivendo uma época de muita atenção e cuidados para a prevenção do Coronavírus. Entre as medidas de proteção realizadas e utilizadas nas áreas onde há suspeita, está o uso de Respiradores que servem para proteger as vias aéreas dos trabalhadores. 

As chamadas Medidas de Prevenção e Controle de Infecção são determinadas pela ANVISA e devem ser implementadas por todos os profissionais que atuam nos serviços de saúde. O objetivo é evitar ou diminuir ao máximo possível a transmissão dos microrganismos durante as assistências à saúde realizadas. 

Em uma recente Nota Técnica emitida pela entidade, foram abordadas as orientações específicas para os serviços de saúde que deverão ser adotadas durante o atendimento aos casos suspeitos. Tais orientações foram definidas com base nas informações atuais que se tem disponível para a prevenção do Coronavírus (COVID-19).

Vale ressaltar que o cumprimento das orientações da ANVISA quanto às medidas preventivas não impede que os profissionais ou serviços de saúde determinem medidas de controle mais rígidas e/ou rigorosas. Vai depender de uma avaliação caso a caso. 

Se você deseja saber qual respirador é o recomendado pela entidade, o que é o Coronavírus e outras informações para a prevenção, fique ligado neste artigo! 

O que é o Coronavírus? 

O Coronavírus, tecnicamente conhecido como COVID-19 é um tipo de vírus que é identificado como a causa de um surto de doença respiratória. Este surto foi detectado na China, mais especificamente em Wuhan, em sua primeira aparição. 

Inicialmente pensava-se que a contaminação pudesse ter alguma relação com o mercado de frutos do mar. No entanto, o número de pacientes infectados começou a crescer e estes não necessariamente tinham tido algum contato com este mercado. Neste momento, observou-se a disseminação do vírus de pessoa para pessoa. 

Pertencente a uma grande família de vírus comumente encontrados em diversos tipos de animais como gado, gatos, morcegos e camelo. Ao infectar humanos e ocorrer a disseminação entre as pessoas, pode acontecer a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Por este motivo, a prevenção do Coronavírus é fundamental. Antes mesmo que o caso se alastre aqui no Brasil, piorando ainda mais a situação. Entre os relatos das pessoas afetadas, algumas indicam sintomas leves e outras agudos, podendo chegar ao óbito.

O pior de tudo é que os sintomas dessas infecções são muito simples e às vezes se confundem com os de uma gripe ou resfriado. No entanto, em momentos como este, qualquer cuidado é pouco e é melhor não contar com a sorte. 

Sintomas mais comuns da doença: 

  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar;
  • Febre;
  • Dores no corpo.

De acordo com a ANVISA, os sintomas podem aparecer entre 2 ou 14 dias após a exposição ao contaminante. A melhor coisa a se fazer neste momento é procurar um médico imediatamente. 

Como ainda não existe vacina para a prevenção do Coronavírus, o ideal é adotar as medidas necessárias que impeçam a propagação. Como por exemplo, a utilização de respiradores e equipamentos de proteção como veremos a seguir. 

Qual o Respirador utilizado para o Coronavírus?

De acordo com a Nota Oficial emitida pela ANVISA, vemos, na Figura 1: as recomendações das medidas a serem implementadas para prevenção e controle da disseminação do novo coronavírus (COVID-19) durante o atendimento pré hospitalar móvel de urgência (OMS, 28.01.2020).

Dessa forma, consta a seguinte relação de trabalhadores e equipamentos:

Casos Suspeitos ou Confirmados e Acompanhantes: 

  • Usar máscara cirúrgica; 
  • Utilizar Lenços de papel para tosse, espirros, secreção nasal; 
  • Realizar uma Higiene das mãos frequente, com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica.

Profissionais De Saúde:

  • Realizar Higiene das mãos com preparação alcoólica; 
  • Gorro; 
  • Óculos de Proteção ou Protetor Facial;
  • Máscara cirúrgica; 
  • Avental impermeável; 
  • Luvas de procedimento.

Importante ressaltar que os profissionais de saúde deverão utilizar máscaras N95 que, aqui no Brasil, é equivalente ao nosso PPF2 sem válvula

Este equipamento deverá ser utilizado sempre que forem realizados procedimentos geradores de aerossóis. Como por exemplo, intubação ou aspiração traqueal; ventilação não invasiva; ressuscitação cardiopulmonar; entre outros. 

Profissionais de Apoio, caso participem da Assistência Direta ao caso Suspeito ou Confirmado: 

  • Higiene das mãos;
  • Gorro;
  • Óculos de proteção ou protetor facial;
  • Máscara cirúrgica;
  • Avental impermeável;
  • Luvas de procedimento.

Como você pode constatar, o Respirador utilizado para a Prevenção do Coronavírus é o modelo PFF2! Vamos ver um pouco mais sobre ele a seguir? 

Respirador PFF2 – o que você precisa saber

RESPIRADOR DESCARTÁVEL DRAGER 1620 PFF2 VO COM VÁLVULA
RESPIRADOR DESCARTÁVEL DRAGER 1620 PFF2 VO COM VÁLVULA

Antes de mais nada, você precisa saber que PFF significa Peça Facial Filtrante. Deste modo, existem PFF de três tipos: o PFF1, PFF2 e PFF3. Para a Prevenção do Coronavírus é recomendada a utilização do PFF2! No entanto, todos eles possuem como principal objetivo reter os materiais particulados do ar e preservar as vias aéreas do usuário.

No entanto, para saber qual deles é o mais recomendado, você precisa conseguir diferenciá-los. Para isso, será necessário observar os níveis de concentração do contaminante pois, cada um deles, possui suas limitações que devem ser respeitadas.

Assim sendo, veja abaixo a relação de cada uma das PFF e os riscos aos quais protege:

  1. PFF1: Protege contra poeiras e/ou Névoas (aerossóis mecanicamente gerados). Recomendada a utilização quando a concentração for menor que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 80% e penetração máxima de 20%.
  2. PFF2: Fumos (aerossóis termicamente gerados) e/ou de toxidez desconhecida. Você pode utilizar desde que a concentração não seja maior que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%.
  3. PFF3: Particulados altamente tóxicos (LT < 0,05 mg/m³) e/ou de toxidez desconhecida. Se o ambiente estiver até 10 vezes o limite de tolerância do contaminante. Eficiência mínima de 99,7% e penetração máxima de 0,03%.

Todos estes respiradores, PFF1, PFF2 e PFF3, são considerados respiradores sem manutenção, ou seja, são descartáveis. Mesmo utilizando o PFF2 para a prevenção do Coronavírus, após uma única utilização, o EPI deve ser descartado. 

E as Máscaras de Tecido? 

No início deste ano, o Ministério da Saúde divulgou uma Nota Técnica que tinha como intuito permitir a utilização de Máscaras de Tecido para controlar a disseminação do Coronavírus. Até então, o recomendado era apenas os respiradores PFF2.   

Também na Nota Técnica, a entidade divulgou duas maneiras de fazer a máscara de tecido em casa além de dicas para higienização. É muito importante ressaltar que para que a Máscara de Tecido tenha eficiência contra a disseminação do vírus, é fundamental que a mesma seja utilizada pelo tempo máximo permitido e higienizada com frequência. 

Isso acontece porque o produto pode ser facilmente contaminado e, assim, perde por completo sua eficiência na luta contra a disseminação do vírus. Por isso, recomendamos inclusive que você tenha mais de uma Máscara de Tecido em casa para que possa realizar a higienização e troca com frequência.

Veja as dicas do Ministério da Saúde para a Higienização da Máscara de Tecido:

  1. Faça uma imersão da Máscara de Tecido em um recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) durante cerca de 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável);
  2. Após deixar de molho, lave a máscara utilizando água e sabão neutro;
  3. Enxague utilizando água corrente em abundância;
  4. Deixe secar bem, de preferência ao sol;
  5. Passe com ferro quente, isso ajuda a eliminar quaisquer vírus e bactérias.

Mais dicas:  

  • Utilize sempre a Máscara de Tecido quando precisar sair de casa. Leve uma extra, caso precise trocar. 
  • Guarde a máscara suja em uma sacola plástica, pois pode estar contaminada.
  • A máscara de tecido deve ser de uso individual, não podendo ser compartilhada. Por este motivo, busque ter mais de uma para substituir quando necessário.
  • Verifique se a Máscara se ajusta bem ao rosto.
  • Ao chegar em casa, remova a máscara puxando sempre pelos elásticos e coloque-a para lavar.
  • Ao chegar em casa, lembre-se de retirar os sapatos e roupas contaminadas.
  • Lave bem as mãos antes de tocar a máscara de tecido. 
  • Jamais utilize a máscara suja ou úmida.
  • Se perceber algum desgaste no tecido da máscara, descarte-a.

O que fazer em caso de suspeita?

Caso você ou alguém que você conheça começar a perceber os sintomas descritos neste texto e por ventura teve contato com alguma zona de risco, pessoa ou área possivelmente infectada, deve procurar um médico imediatamente.

Lutar para a prevenção do Coronavírus é um dever de todos, e devemos fazer isso enquanto a situação ainda parece controlada no nosso país. Caso haja uma suspeita real de contágio, o Ministério da Saúde orienta que a pessoa busque atendimento imediato em Unidades Básicas de Saúde, UPAs ou demais estabelecimentos de saúde.

Após a consulta, o paciente deverá esperar o diagnóstico médico e agir conforme esta recomendação. Dessa forma, busque seguir cada uma das orientações, utilizar os medicamentos que forem prescritos, realizar exames necessários e realizar visitas periódicas ao seu médico para o acompanhamento.

E se for infectado? 

Pacientes infectados deverão iniciar um isolamento de no mínimo 14 dias, inclusive dos moradores da própria residência, em cômodos separados. Durante este tempo, mantenha o ambiente da casa arejado e com ar circulando, apesar da porta do cômodo do paciente dever estar fechada.

Buscar distanciamento de no mínimo 1 metro e tudo que for utilizado pela pessoa infectada deverá ser de uso único dela, sem compartilhar materiais com outras pessoas. Utilizar o Respirador PFF2 o tempo todo, além dos cuidados do higienização (álcool gel 70%, lavar as mãos com água e sabão, entre outros). 

Se o quadro for grave, as recomendações serão fazer repouso, alimentação saudável e balanceada, além de procurar tomar muita água por dia. Em caso de febre, dores pelo corpo e outros sintomas mais inconvenientes, aconselha-se tomar analgésicos ou antitérmicos, mas tudo com a recomendação do seu médico. 

Em caso dos sintomas se agravarem, como no caso de febres altas, dificuldade para respirar, falta de olfato entre outros, o recomendado é que o paciente se dirija a um Hospital especializado imediatamente. 

É válido ressaltar que nos canais de comunicação do Governo Federal e do Ministério da Saúde está disponível uma lista de hospitais e de unidades de saúde que prestam atendimento para casos de covid-19. Procure o mais próximo de você!

Caso você possua planos de saúde, é possível verificar com o próprio plano também. Continue a sua leitura com Coronavírus e os EPIs – o que você precisa saber?

Registre-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.