Blog   EPIs   17 de setembro de 2021

PFF2, N95, KN95 e outras PFFs (Peças Faciais Filtrantes): Saiba tudo!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Durante a pandemia do coronavírus, muito tem se falado sobre os respiradores e a sua importância para prevenção de doenças. No entanto, ainda existem muitas dúvidas principalmente sobre as PFF2N, N95, KN95 e outras PFFs ao redor do mundo. 

Por este motivo, neste rápido artigo iremos falar mais sobre as semelhanças e diferenças entre estes equipamentos, bem como algumas características fundamentais a serem observadas. Tudo para que ofereçam a proteção ao qual se destinam. 

EPIs como estes eram antes utilizados apenas por trabalhadores ou em outras raras exceções. Porém, hoje em dia o uso foi disseminado por conta do momento atual em que vivemos, e por isso a informação de qualidade ficou ainda mais importante.

Percebemos muitas pessoas chegando aqui na loja ou mesmo questionando em nossas redes sociais sobre a N95 e a PFF2, por exemplo, e por isso sentimos a necessidade de esclarecer algumas questões. Nos acompanhe nesta leitura?

Sobre os Respiradores 

Os Respiradores são Equipamentos de Proteção Individual utilizados em diversas áreas profissionais e demais situações. Funcionam para evitar que determinadas quantidades de contaminante que possam estar no ar sejam inaladas pelas vias aéreas do usuário.

Por este motivo, quando o contaminante está no local de trabalho, o uso do EPI é obrigatório, para evitar que aquele trabalhador contraia ou desenvolva alguma doença. Existem atualmente 4 tipos de respiradores:

  • Respirador Facial;
  • Respirador Semi Facial;
  • Respirador ¼ Facial;
  • Respirador Sem Manutenção.

Cada um destes modelos possui funcionalidades e características bem específicas que precisam ser respeitadas. Alguns necessitam acoplar filtros, outros não, e cada filtro oferecerá um tipo de proteção diferente. Sim, são muitos os detalhes e todos devem ser levados em consideração! 

Como aqui neste artigo o nosso foco são os respiradores PFF2N N95, KN95 e outras PFFs, não iremos nos aprofundar nos outros modelos, mas você pode saber tudo sobre os respiradores neste nosso outro conteúdo.

Modelos como o PFF2N N95, KN95 e outras PFFs se enquadram no quarto tipo do EPI que apresentamos acima: o Respirador Sem Manutenção. Também chamados de Peças Faciais Filtrantes – PFF.

PFF2 N95, KN95 e outras PFFs

Os respiradores do tipo peças faciais filtrantes (PFF) são modelos descartáveis, de uso único. Seguem uma série de normas e regulamentações em qualquer parte do mundo onde estejam presentes.

As normas são responsáveis por especificar todas as propriedades físicas e características de desempenho necessárias para que os equipamentos ofereçam a proteção adequada. Por este motivo, é fundamental que sejam seguidas.

Antes isso era assunto que perdurava apenas entre algumas áreas de trabalho. Agora, essas dúvidas são comuns entre a sociedade e por este motivo merecem nossa atenção. Portanto, vamos esclarecer algumas dúvidas relacionada aos PFF seguintes: 

  • N95 (NIOSH-42CFR84 – Estados Unidos)
  • FFP2 (EN 149-2001 – Europa)
  • KN95 (GB2626-2006- China)
  • P2 (AS/NZA 1716:2012 – Austrália/Nova Zelândia)
  • Korea 1st class (KMOEL-2017-64 – Coréia)
  • DS (JMHLW-Notificação 214, 2018 – Japão)
  • PFF2 (ABNT/NBR 13.698-2011 – Brasil)

Segundo as normas, estes respiradores são certificados e acabam performando de maneira muito semelhante entre si devido às suas características. Essa conclusão foi chegada de acordo com os requisitos de desempenho que são determinados em cada uma das Normas que você vê entre parêntesis, e confirmados durante os testes de conformidade.

Informações Técnicas 

A fim de compararmos essas PFFs, vamos começar pelas taxas de fluxo especificadas por cada uma das Normas para que os ensaios de resistência à inalação e a exalação sejam corretos. Esses ensaios devem seguir os seguintes dados: 

  • Os ensaios de resistência à inalação variam de 40 a 160 L / min.
  • Os ensaios de resistência à exalação variam de 30 a 95 L / min. 

As taxas de fluxo são determinadas diferentemente de país para país. Alguns recomendam que o ensaio seja realizado em taxas diferentes, outros apenas nos valores máximos ou mínimos desses do intervalo que vimos acima. 

Mesmo parecendo que as determinações das Normas para a resistência à respiração (ou como também é conhecida, queda de pressão) vão ser diferentes entre si, há algo que irá se repetir. Quanto maior a taxa de fluxo, maior a queda de pressão. Quanto menor a taxa de fluxo, menor a queda de pressão. 

Assim, devido às curvas de pressão típicas para os filtros de respiradores, os requisitos de queda de pressão das diversas Normas são de fato muito parecidas entre si. Veja no gráfico abaixo a curva típica da queda de pressão dos filtros. 

Se um dos filtros for testado em alto fluxo, o desempenho da queda de pressão será relativamente alto. Se esse mesmo filtro for ensaiado em baixo fluxo, o desempenho da queda de pressão será relativamente baixo.

Então quais são equivalentes?

Com base nessa comparação, é possível entender que no sentido de filtrar partículas não oleosas, como as provenientes de incêndios florestais, poluição do ar PM 2,5, erupções vulcânicas ou bioaerossóis (por exemplo, vírus), as Peças Faciais Filtrantes: 

  • China KN95;
  • Austrália AS/NZ P2;
  • Coreia 1st Class;
  • Japão DS; e
  • Brasil PFF2 

São similares às:

  • NIOSH N95 dos EUA e 
  • FFP2 da Europa.

Porém, antes de escolher o melhor EPI, o usuário deverá conferir as Normas, Regulamentações e Requisitos do local onde mora quanto à proteção respiratória. Ou, ainda, verificar com a saúde pública local e autoridades qual a melhor opção. 

Aqui no Brasil, é possível verificar a recomendação através do Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro, ou também pela Cartilha de Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores da Saúde da ANVISA.

Definições importantes para levar em consideração 

Veja abaixo algumas definições importantes sobre os principais termos que você encontrará ao pesquisar sobre os respiradores, principalmente no que diz respeito ao PFF2N N95, KN95 e outras PFFs. 

  • Desempenho do filtro – responsável por medir a redução nas concentrações de aerossóis específicos no ar que passam através do filtro.
  • Agente de ensaio – o aerossol gerado durante o ensaio de desempenho do filtro.
  • Vazamento interno total (TIL) – a quantidade de um aerossol específico que entra na peça facial do respirador ensaiado através da penetração e vazamento da vedação facial, enquanto um usuário realiza uma série de exercícios em uma câmara de ensaio.
  • Vazamento interno (IL) – a quantidade de um aerossol específico que entra na peça facial do respirador ensaiado, enquanto um usuário executa uma respiração normal por 3 minutos em uma câmara de ensaio. O tamanho do aerossol de ensaio (diâmetro medido na contagem) é de cerca de 0,5 micrômetro.
  • Queda de pressão – a resistência a que o ar é submetido à medida que ele se move através de um meio, tal como um filtro de respirador.

Procurando respirador PFF2? Conte com a Prometal EPIs!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.