PFF2: Descubra os nomes dos respiradores ao redor do mundo!

Tempo de Leitura: 4 minutos
PFF2

PFF2 é o nome dado ao Respirador utilizado aqui no Brasil na luta contra o Coronavírus e outras ocasiões profissionais. Ele é equivalente ao respirador N95, por exemplo, que muita gente já ouviu falar e procura por este nome até hoje.

O que acontece é que o PFF2 e o N95 são praticamente o mesmo produto! Só possuem nomenclaturas diferentes por serem de países diferentes. No entanto, este é o EPI utilizado pelos profissionais da linha de frente para evitar a contaminação pela Covid-19.

Aqui na loja, percebemos que há uma grande confusão com estes nomes. Muitas pessoas chegam aqui pedindo a N95 e, quando nós oferecemos o PFF2, algumas pessoas mostram resistência em compreender que ambos se referem ao mesmo produto.

Isso nos despertou uma curiosidade: e ao redor do mundo, será que isso também está acontecendo? A resposta é sim, muito provavelmente. Isso porque EPIs com características similares recebem um nome diferente em cada país que é encontrado. 

A verdade é que tudo que for equivalente ao N95 deve, obrigatoriamente, filtrar 95% dos contaminantes. E muitos que vemos no mercado filtram 94%. Portanto, não são todos equivalentes ao N95.

Como você vê, as dúvidas são muitas a este respeito. Por este motivo, decidimos criar este artigo com os nomes dos respiradores similares ao PFF2 ao redor do mundo! Assim, você poderá tirar essa curiosidade junto com a gente e estar ainda melhor informado. 

Boa leitura!

O que é o Respirador PFF2?

PFF2 é o nome dado ao Respirador que está sendo muito utilizado hoje em dia no combate ao coronavírus. PFF é a sigla para Peça Facial Filtrante, que indica que o produto funciona como uma única peça, onde a própria “máscara” já é o respirador em si, sem necessitar acoplar filtros externos para isso.

Importante ressaltar que além do PPF2, existem os PFF1 e PFF3. Cada um desses tipos deve ser utilizado para situações diferentes, já que cada um deles oferece proteção a diferentes tipos de riscos. 

Para utilização contra a Covid-19 por exemplo, o único que deve ser utilizado é o PFF2, pois ele tem em seu tecido o trançado exato que barra a passagem deste tipo de contaminante. Sendo assim, também é utilizado para outras situações semelhantes.

Neste vídeo do nosso Canal do Youtube, nosso Promotor de Vendas e Técnico em Segurança do Trabalho, André L. Britto, explica um pouco mais sobre as principais diferenças entre o PFF2, a N95 e o respirador sem válvula. 

Como você vê, dentre os EPIs, existem diferenças muito peculiares que podem proteger o trabalhador se utilizados corretamente, ou colocá-lo frente ao risco se utilizá-lo de forma incorreta. Por isso, neste momento, toda a atenção é necessária.

A pandemia do Coronavírus está afetando o mundo inteiro e, por isso, cada país deve ter seus EPIs para a proteção das pessoas e trabalhadores da linha de frente. No entanto, o PFF2 é um produto brasileiro. Para que não seja necessária a importação, também porque cada país possui suas regras quanto à saúde, é que EPIs equivalentes são criados.

Assim, cada um deles seguirá as normas vigentes do país, e oferecerá a proteção necessária para o momento. Mas isso não quer dizer que um seja melhor ou outro pior.

E a questão da válvula?

É muito importante destacar que o EPI só será eficaz contra o Coronavírus se ele não tiver a válvula de escape. Isso porque esse objeto faz com que a resistência do respirador aos contaminantes seja diminuída, tornando-se ineficiente contra este tipo de vírus e suas variantes.

Portanto, para ser utilizado contra a disseminação e contaminação da Covid-19, o respirador correto aqui no Brasil é o PFF2 sem válvula.

Como se chama o PFF2 ao redor do mundo

Como você sabe, a pandemia é um problema mundial. E, por isso, cada país está fazendo a sua parte para conter a contaminação. Nessa situação, há a necessidade da implementação de EPIs como os respiradores a fim de evitar a propagação do vírus.

Aqui no Brasil, o EPI recomendado para este fim é o PFF2. No entanto, logo no início da pandemia, a população inteira foi atrás do equipamento, o que acabou causando a escassez e falta dele no mercado. Assim, profissionais da linha de frente, além dos que já utilizavam este equipamento antes mesmo da pandemia, ficaram sem.

Foi aí que o governo federal liberou a utilização de Máscaras de Tecido, a fim de proteger a população, mas também os profissionais da saúde, que teriam seus EPIs para trabalhar. No entanto, apesar disso, o equipamento correto para utilização contra o Coronavírus é e sempre vai ser o PFF2, ou seus equivalentes ao redor do mundo.

Importante ressaltar que nenhum destes EPIs irá conter 100% a incidência do vírus. No entanto, o uso adequado e com responsabilidade irá diminuir em 99% a passagem do contaminante. Por isso, a utilização se faz muito necessária!

Veja abaixo como se chamam os EPIs utilizados para o combate ao coronavírus, que são similares ao nosso PFF2, ao redor do mundo e suas normas responsáveis pela regulamentação:

  • Estados Unidos: N95 (NIOSH-42CFR84)
  • Europa: FFP2 (EN 149-2001)
  • Austrália e Nova Zelândia: P2 (AS/NZA 1716:2012)
  • China: KN95 (GB2626-2006
  • Coréia: Korea 1st class (KMOEL-2017-64)
  • Japão: DS (JMHLW-Notificação 214, 2018)
  • Brasil: PFF2 (ABNT/NBR 13.698-2011)

Mas estes EPIs são iguais?

Para o bem da verdade, não. 

Todos estes EPIs são produzidos a fim de proporcionar uma vedação eficaz ao rosto do usuário, oferecendo proteção contra partículas de aerossóis ou contaminantes como o Coronavírus. Essa proteção é de 94 a 95% de eficiência e, por isso, a vedação deve ser bem observada, pois é ela que difere um produto do outro.

Todos os respiradores que possuírem 95% de filtragem, estes sim serão equivalentes ao N95. Todos os demais, seja 94% ou 93%, não são equivalentes ao N95 pois é necessária a porcentagem de 95%. 

Dentre eles, os mais semelhantes são a N95, o PFF2, o FFP2 e a KN95. Isso porque eles são produzidos em um material filtrante que é capaz de capturar partículas que podem ser, inclusive, invisíveis a olho nu. 

Por este motivo, é correto afirmar que não existe diferença entre eles, já que oferecem a mesma eficácia de proteção. 

PFF2? É na Prometal EPIs!

Se você está procurando PFF2, chegou ao lugar certo! Nós oferecemos toda a linha de respiradores com o melhor custo benefício do mercado.

Veja nossas opções!

Além disso, disponibilizamos as marcas mais confiáveis, para que você possa fazer sua escolha com segurança.

Por isso, se você busca EPIs, EPCs, ou qualquer item de segurança do trabalho, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima