Para que serve a Luva Pigmentada? Saiba mais!

Tempo de Leitura: 6 minutos

Já ouviu falar sobre a utilização de luva pigmentada na rotina de trabalho? O modelo de luva de malha pigmentada é importante para alguns profissionais atuarem no cotidiano, protegendo as mãos de acidentes.

Saber comprar este EPI, escolher o modelo mais apropriado e ter a proteção necessária para suas mãos durante toda a rotina de trabalho é de fundamental importância.

Este é um tipo de luva de malha, que possibilita proteção de diferentes classificações. Por isso, é importante saber qual modelo comprar para sua demanda diária.

Possibilitando a proteção eficiente em relação ao risco de cortes e outras demandas, como a proteção em relação ao risco de queimadura em ambientes que requerem o uso de abrasivos, por exemplo.

Bem, se você deseja saber mais sobre este EPI, os diferentes tipos e as principais informações sobre ele, fique atento ao nosso artigo!

Para que serve luva pigmentada?

A luva pigmentada é um EPI, ou seja, um equipamento de proteção individual que, assim como qualquer outro, deve ser usado de acordo com a rotina de trabalho do profissional.

Sempre respeitando o tipo de atividade que o profissional desenvolve para que seja possível adquirir o modelo coerente de luva.

Dependendo do modelo, é possível ter proteção contra cortes e abrasão, para que o profissional possa trabalhar com a máxima performance sem se expor à riscos.

Tendo em vista que, a luva de malha pigmentada precisa permitir que o profissional execute todos os movimentos necessários para desenvolver seu trabalho, o EPI precisa ser confortável e versátil. 

Sem fazer com que o trabalhador fique ainda mais exposto aos riscos relacionados ao ambiente de trabalho e sem sofrer atrasos em relação a sua performance por estar usando uma luva inadequada para a função.

A luva pigmentada possui boa aderência nas mãos, e alguns modelos inclusive oferecem proteção também nos punhos. O que é importante para profissionais que trabalham em ambientes com produtos cortantes.

A importância do uso da luva pigmentada

A Luva Tricotada Pigmentada é feita em algodão e poliéster e são utilizadas para carga e descarga de materiais, manutenção industrial, agricultura, montadora e autopeças, construção civil e indústria metal mecânica.

Além disso, elas possuem efeito antiderrapante, possibilitando que o profissional segure equipamentos ou trabalhe com carga e descarga tendo eficiência.

Isso porque os itens estarão mais fixados na mão, evitando que caiam durante transporte ou uso na rotina de trabalho. 

A luva pigmentada é eficiente em proteger a mão do profissional até mesmo de abrasão e  cortes, a depender do material em que é fabricada. Todas essas características são importantes para desempenhar atividades especialmente na construção civil e diferentes indústrias.

Possibilitando que o profissional tenha um bom desempenho durante sua rotina de trabalho e possa estar protegido em mãos e punhos.

As luvas possuem diferentes graus de proteção de acordo com as fibras utilizadas em sua composição. Tendo em vista que, existem diferentes tipos para funções distintas.

Por isso, é importante que o responsável pela compra da luva pigmentada conheça os tipos mais comuns disponíveis no mercado e faça uma ótima escolha em relação ao modelo ideal para sua equipe.

Sempre pensando na otimização de recursos da empresa e na máxima proteção de acordo com cada função desempenhada. O que será muito importante para a obtenção de proteção para seus profissionais e evitar acidentes de trabalho que possam ser graves e até mesmo fatais.

Tipos de luvas pigmentadas

Atualmente, o mercado oferece diferentes tipos de luvas pigmentadas, com o objetivo de atender aos diversos profissionais que necessitam do EPI no dia a dia.

Nós elencamos as principais diferenças entre as opções disponíveis no mercado, para que você compreenda mais sobre a luva de algodão pigmentada e faça a escolha certa para si ou sua equipe. Veja só: 

1. Luva de algodão PVC pigmentada

A luva pigmentada 4 fios foi desenvolvida para atividades logística, MRO, construção civil, jardinagem e paisagismo, trabalhos gerais na agricultura. Este EPI é fabricado com fibras naturais e sintéticas com pigmentos em PVC para proporcionar melhor aderência. A opção com pigmentos nas palmas, oferece melhor aderência em objetos e ferramentas.

O punho tricotado evita a entrada de resíduos sólidos. Além disso, a ótima ventilação da luva pigmentada 4 fios, proporciona mãos arejadas e menos fadiga.

O modelo é sem costura, tricotado com 2 a 6 fios, além de proteger também os punhos do profissional que utiliza essa luva.

O objetivo é proteção para o manuseio de peças lisas metálicas, evitando o risco de cortes nas mãos e também garantir a aderência da peça nas mãos, devido ao efeito antiderrapante da luva, que ajuda o profissional a fazer o transporte dos produtos minimizando o risco de deixar algum item liso e cortante cair no chão.

2. Luva de algodão emborrachada

O modelo costuma ser tricotado com 2 ou 4 fios, tem alta resistência à abrasão e máxima aderência, com dorso livre dos pigmentos.

O que faz com que o modelo seja indicado para muitas atividades desempenhadas em diferentes indústrias.

3. Luva de aramida Kevlar®

É um modelo que costuma ser tricotado com 2, 4 ou 5 fios, sem costura e usando 100% de Kevlar® em sua composição.

A composição faz com que esse modelo seja resistente a cortes e ao calor moderado, possibilitando um uso bastante versátil no cotidiano de trabalho.

Como conservar uma luva pigmentada?

A conservação de uma luva pigmentada é bastante simples de ser feita, com o objetivo de que a peça tenha longa durabilidade, por não ser o tipo de EPI descartável.

O que possibilita um investimento mais alto na aquisição de uma luva de malha pigmentada de boa qualidade, possibilitando que o investimento seja válido já que é uma peça muito utilizada no dia a dia.

O segredo consiste em lavar a luva de pano pigmentada após a utilização, com água, sabão neutro e esfregar de forma sutil.

Após o enxágue, basta colocar sua luva para secar em local de sombra e com bastante vento. Proteger a luva do efeito danoso do sol proporciona maior durabilidade para a peça em questão.

As luvas pigmentadas podem ser usadas por vários meses, caso não apresentem rachaduras, odor forte e outros problemas relacionados ao uso cotidiano e má conservação.

Quando a luva apresenta danos visíveis, mesmo que ainda esteja no prazo de validade é recomendado efetuar a troca.

Tendo como objetivo que a luva ofereça a máxima eficiência na proteção das mãos dos profissionais no cotidiano de trabalho.

É útil destacar que, oferecer treinamento em relação ao uso, limpeza e armazenamento da luva é fundamental para que seus profissionais evitem danos nas luvas usadas diariamente.

Afinal, é interessante investir em qualidade para que os profissionais tenham bons EPIs durante toda a rotina de trabalho e a empresa tenha bom custo benefício na aquisição.

Fabricação da luva pigmentada

A fabricação de luva pigmentada respeita as normas oficiais brasileiras que são de extrema importância para um produto resistente e de qualidade. Possuem Certificado de Aprovação e por isso são consideradas EPI. 

Atualmente existe a fabricação de luvas pigmentadas preta, branca ou cinza, que são diferentes entre si na composição e funcionalidade.

As cores são utilizadas justamente para diferenciar visualmente os tipos de luvas, possibilitando que os profissionais escolham com maior assertividade, para manter as mãos seguras em relação aos riscos da rotina de trabalho.

É importante se atentar para a qualidade da luva pigmentada escolhida para seu uso diário ou para sua equipe, tendo como objetivo que o EPI realmente proteja conforme o esperado durante todo o expediente de trabalho. Tendo boa aderência nas mãos dos profissionais.

É interessante também se atentar em relação ao tamanho das luvas utilizadas no cotidiano. Escolher os tamanhos adequados possibilita que os profissionais usufruam de máxima aderências nas mãos.

O que é importante para que as luvas protejam corretamente, não escorregando durante os movimentos feitos com as mãos.

Respeite as normas dos fabricantes

Todo fabricante de EPI oferece produtos de acordo com as normas da ABNT e com prazos de validade bastante específicos.

Não respeitar esses prazos e não ter o cuidado necessário com os EPIs, acaba dificultando a obtenção de bons resultados em relação à proteção.

O ideal é que todo profissional receba treinamento em relação aos riscos a que está submetido em sua rotina de trabalho, bem como, possa prolongar a vida útil da luva, usando por todo o período de validade.

Quando o profissional faz bom uso do equipamento de proteção individual, é natural que a peça tenha longa vida útil e possa ser utilizada todos os dias cumprindo seu papel.

Além disso, o bom uso é um fator importante para que a peça tenha total eficiência em relação ao custo benefício que foi calculado pela empresa.

Que poderá investir um pouco mais na obtenção de um modelo de mais qualidade, para que os equipamentos de proteção sejam mais duráveis.

Portanto, é interessante observar o custo benefício não só em relação ao valor final do produto. Considere sempre a qualidade para que o EPI tenha a máxima durabilidade com sua equipe.

Garantindo proteção eficiente para todos os profissionais ao mesmo tempo que proporciona baixo custo de aquisição para a empresa.

Aproveite todas as informações para ser mais assertivo na sua próxima compra de EPI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima