Blog   EPIs   18 de janeiro de 2022

Óculos de Proteção contra Respingos Químicos

Tempo de Leitura: 6 minutos
Óculos de Proteção contra Respingos Químicos

A utilização de óculos de proteção contra respingos químicos é de extrema importância para alguns profissionais, visando a proteção da visão durante toda a rotina de trabalho.

Entretanto, não é tudo a mesma coisa! Um profissional que precisa proteger seus olhos durante o trabalho, deve utilizar um modelo adequado para sua proteção. Visando que seja possível manter a saúde dos olhos totalmente protegida, evitando qualquer contato com respingos químicos nesta região.

A escolha de bons óculos de proteção contra respingos químicos faz toda a diferença na rotina de quem lida com esse tipo de risco. Portanto, se você está interessado nesse assunto, fique ligado neste artigo.

Nós elencamos algumas informações úteis e dicas para comprar esse tipo de equipamento de proteção individual (EPI). Confira a seguir.

Quais são os melhores óculos de proteção contra respingos químicos?

É importante perceber que, para utilizar óculos de proteção contra respingos químicos no cotidiano, o produto precisa ser aprovado e certificado. Isso significa que precisa escolher óculos testados e que irá resistir de fato em caso de contato com respingos químicos.

De modo que não tenha risco de que o produto químico corroa seus óculos e entre em contato com os olhos causando danos. Mas a escolha vai muito além de simplesmente identificar quais são os modelos mais acessíveis que estão certificados e aprovados para o uso.

É preciso identificar quais são as necessidades de uso da equipe e quais são os modelos que apresentam melhor custo benefício. Portanto, não existe o melhor óculos de proteção. O que existe é o melhor óculos para cada tipo de situação diferente. 

Os óculos de proteção contra respingos químicos geralmente são do modelo incolor, podem ser de ampla visão e vedados, de forma que ofereça a segurança desejada.

Quem usa óculos de proteção contra respingos químicos precisa de protetor facial?

Dependendo da exposição a produtos químicos, quem utiliza este produto também precisará de protetor facial. Justamente para que seja possível proteger toda a área do rosto caso algum produto químico entre em contato através do respingo.

O uso de protetor facial irá depender de qual é o grau de exposição do profissional em relação a produtos químicos que estão sendo manipulados.

Em alguns cenários, apenas o uso de óculos de proteção contra respingos químicos já será suficiente. Mas em outros casos o protetor facial poderá ser um EPI necessário, visando a máxima proteção. 

Mais uma vez, recomendamos que seja seguido o que diz o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (ou o PGR, que entrará em vigor em janeiro de 2022). Sendo identificados os riscos, será possível averiguar a necessidade ou não do protetor facial.

Sobre o encaixe no rosto do usuário

Um aspecto que muitas vezes é negligenciado no ato da compra de óculos de proteção contra respingos químicos é o encaixe no rosto. É muito importante conhecer sua equipe e o EPI em questão, de modo que possa escolher aqueles óculos com o modelo que melhor se adapta ao colaborador.

Quando os óculos não se encaixam bem no rosto, o movimento pode fazer com que ele se desloque e acaba não protegendo como deveria. Ocasionando o respingo de materiais químicos na região que deveria estar protegida. 

Esse tipo de acidente infelizmente não é incomum. Frequentemente as empresas adquirem óculos de proteção que não são adequados para a função, visando baratear a aquisição do EPI. Por isso, fazemos questão de sempre lembrar que o preço não deve ser fator decisivo para o momento de compra.

Quando isso acontece, as pessoas acabam expostas a esse tipo de acidente de trabalho que pode resultar em afastamento do profissional, bem como, pode resultar em uma série de sanções judiciais.

Portanto, esse é o tipo de barateamento que tende a não funcionar no curto ou longo prazo. O ideal é que a empresa escolha um modelo de óculos que seja adequado para a função e se adapte bem ao rosto de quem for utilizar.

Cobrir o máximo da área dos olhos evita acidentes. Bem como, a utilização de protetores da face contribui para que o colaborador esteja melhor protegido.

Existem óculos especiais para os profissionais que usam óculos de grau?

É importante destacar que, por muitos anos, os profissionais que usam óculos de grau foram sendo colocados de lado nas profissões que exigiam o uso de EPIs como os Óculos de proteção contra respingos químicos.

Para evitar dificuldade no uso e possibilitar a máxima comodidade, já é possível usar óculos de proteção contra respingos químicos que permitem a adaptação dos óculos de grau. São os chamados óculos de sobrepor.

Dessa forma, o profissional continua enxergando normalmente sem abrir mão de sua proteção. Basta encaixar seus óculos de grau sob os óculos protetores para ter a máxima eficiência de proteção em sua rotina de trabalho.

Isso é importante para evitar os respingos químicos nas áreas que os óculos de grau não são suficientes para cobrir. Os modelos são voltados para dar o máximo conforto ao usuário, contribuindo para que os dois óculos não incomodem no rosto.

Adaptar as duas hastes é importante para não machucar as orelhas durante o uso. Afinal, são dois óculos e muitos outros equipamentos de proteção sendo usados em conjunto.

Qual a cor ideal da lente dos óculos de proteção?

Quando se trata do uso de produtos químicos como parte do cotidiano de trabalho, o ideal é procurar por óculos de proteção com lente incolor. 

Os modelos atuais oferecem uma série de cores e possibilidades para as lentes, visando o máximo conforto para o profissional que utiliza o EPI.

Entretanto, parte da rotina de trabalho de alguns profissionais que lidam com agente químicos, consiste justamente em enxergar todos os detalhes dos produtos. Visando identificar até mesmo por meio da coloração do produto químico qual é o agente contaminante ou se o produto está em boas condições de uso.

Ao adotar óculos de proteção contra respingos químicos que são coloridos, o profissional poderá ter alguma dificuldade na visualização de detalhes dependendo do produto que está utilizando em seu trabalho.

Quem trabalha em setores que estão mais expostos à luz solar, pode se beneficiar do uso de óculos fumê, com as lentes na cor cinza. De modo que, a lente ofereça maior conforto para os olhos durante a rotina de trabalho.

É sempre importante que o profissional responsável pela compra de EPI na empresa procure entender as demandas dos profissionais, para encontrar equipamentos de boa qualidade, com custo acessível e que melhoram a performance da equipe.

Somente economizar no ato da compra pode não ser a melhor estratégia quando o assunto é a compra de equipamentos de proteção individual.

As diferentes cores de lente e suas funções

Para não restarem dúvidas na hora da compra, é importante entender quais são os impactos das diferentes cores de lentes de óculos de proteção.

As lentes amarelas são indicadas em ambientes com iluminação fraca, podendo ser útil em trabalhos com solda. Já as incolores funcionam melhor em ambientes com pouca intensidade de luz.

A lente cinza é ideal para trabalho diurno sob céu aberto. As lentes no tom verde são as melhores para trabalhos com solda e infravermelho.

Além de analisar a cor da lente dos óculos de proteção contra respingos químicos, também é interessante perceber se a lente embaça.

Essa é uma das principais reclamações de quem precisa trabalhar todos os dias com esse tipo de EPI. Afinal, o embaçamento acaba atrapalhando a visibilidade na rotina de trabalho e deve ser evitado.

Analise as diretrizes de cada setor de sua empresa

É importante considerar as orientações das convenções coletivas de cada parte de sua equipe. Afinal, cada profissional que atua com agentes químicos deve seguir um padrão de conduta e ter acesso a determinados tipos de EPIs que são relacionados ao produto químico em si.

Comprar os equipamentos de proteção que não são adequados para a função é um erro gravíssimo, que gera custo adicional para a empresa e expõe o colaborador a risco.

Assim como, a empresa deve cobrar constantemente que os profissionais utilizem os óculos de proteção contra respingos químicos e outras proteções necessárias.De modo que, os acidentes possam ser evitados no cotidiano de trabalho. Fornecer armazenagem adequada para os EPIs também é importante.

Dessa forma, é possível prolongar a vida útil do equipamento de proteção individual, sem comprometer sua funcionalidade no cotidiano.

EPI de qualidade é coisa séria

É muito importante entender que EPI precisa ter a máxima qualidade, para que seja um produto capaz de suportar o uso cotidiano, evitando danos para quem o utiliza.

Todos os EPIs precisam sempre ser adquiridos pela empresa considerando o custo benefício, a função que o profissional desempenha e até mesmo as reclamações de sua equipe.

Ouvir os colaboradores para buscar melhorias nas próximas compras é de suma importância. Justamente para que todos tenham acesso a material de alta qualidade.

Quando os óculos de proteção contra respingos químicos incomodam, pesam no rosto, machucam durante o uso, são sinais de que o produto precisa ser revisto.

Fazer trocas para que os profissionais tenham uma performance melhor, com um produto que se adequa ao cotidiano de trabalho, auxilia a manter a equipe satisfeita.

Ter profissionais que se sentem valorizados e que estão satisfeitos com o cotidiano da empresa é importante para que o desempenho da equipe seja o melhor possível.

Portanto, vale a pena periodicamente conversar com os profissionais e questionar o que poderia ser melhorado nas peças de proteção individual.

De forma que, todas as reclamações possam ser ouvidas e o profissional responsável pela compra tenha informações relevantes na hora de fazer novas aquisições.

Conhecendo as dificuldades de uso dos equipamentos de proteção individual, é possível fazer filtros melhores na hora de adquirir os novos produtos.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.