Blog   Segurança do Trabalho   07 de abril de 2020

O que é Lanterna Antiexplosão? Saiba mais sobre ela!

Tempo de Leitura: 5 minutos
Lanterna Antiexplosão

A Lanterna Antiexplosão é um equipamento de fundamental importância em diversas áreas profissionais. Isso porque ela é indispensável nas atividades desenvolvidas em Espaço Confinado – um dos ambientes mais desafiadores para a Segurança do Trabalho.

Muitas vezes, os Espaços Confinados possuem uma característica que se determina “Área Classificada”. Isso significa que a atmosfera do ambiente onde se encontra essa área determinada é altamente explosiva. Ou seja, deverão ser tomados cuidados específicos para esse tipo de local para que os trabalhadores atuem em segurança.

Dessa forma, nasce a necessidade da utilização de equipamentos como a Lanterna Antiexplosão. Equipamentos com essa característica são fabricados de maneira segura, para serem utilizados justamente em ambientes onde há uma atmosfera explosiva.

Como muitas vezes não há a possibilidade do trabalhador deixar de utilizar uma lanterna, é imprescindível que opte pelo modelo adequado. Do contrário, você já pode imaginar, certo? Uma explosão em Espaço Confinado seria um acidente trágico e fatal. 

Por isso, saiba mais sobre a Lanterna Antiexplosão e o Espaço Confinado aqui neste artigo! Boa leitura. 

O que define um Espaço Confinado? 

Segundo a NR 33 – Norma Regulamentadora responsável por determinar as boas práticas para a segurança em Espaços Confinados, pode ser considerado dessa forma: 

“…qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.”

Dessa forma, existindo na sua empresa ambientes com essa característica, onde deverão ser desenvolvidas atividades, tomar conhecimento da NR 33 se tornará fundamental. Não somente pela proteção dos trabalhadores, mas também para manter a empresa em dia com a legislação.

Veja alguns exemplos de Espaços Confinados onde a Lanterna Antiexplosão poderia ser empregada caso fosse determinada uma área classificada:

  • Galerias
  • Silos
  • Tanques
  • Tubulações
  • Digestores

Esses ambientes podem ser encontrados nas mais diversas áreas profissionais. Seja na indústria alimentícia, naval, agro-indústrial, construção civil, siderúrgicas, metalúrgicas, saneamento básico entre muitos outros. Independente do setor, havendo área classificada, deverá ser empregada a Lanterna Antiexplosão. 

Além disso, é muito importante oferecer treinamentos adequados aos funcionários do local de trabalho. A informação e o conhecimento tanto dos riscos como das medidas de segurança são imprescindíveis para a Segurança do Trabalho.

Assim sendo, todos os setores empresariais que possuírem Espaços Confinados, sendo eles de atmosfera explosiva ou não, deverão seguir as recomendações da NR 33. A Norma Regulamentadora contém todas as definições para cada situação envolvendo esse tipo de atividade. 

Veja os principais itens abordados na norma: 

  • Objetivo e Definição
  • Responsabilidades do empregador e do empregado
  • Medidas Administrativas
  • Gestão de Segurança e Saúde em Espaço Confinado
  • PET – Permissão de Entrada e Trabalho
  • Capacitação para trabalhos em Espaço Confinado
  • Emergência e Salvamento

É no item de Gestão de Segurança e Saúde em Espaço Confinado que entram as boas práticas para a proteção dos trabalhadores. Entre elas, estão as Medidas de Controle de Risco que envolvem os Equipamentos de Proteção Individual e demais itens de segurança.

Dentre eles, a Lanterna Antiexplosão que estamos vendo neste artigo.

Características da Lanterna Antiexplosão

Para que seja considerada dessa forma, a Lanterna Antiexplosão precisa possuir algumas características específicas desde o momento de fabricação. Inclusive, é válido dizer que são graças a essas características que este equipamento é seguro em ambientes explosivos.

Portanto, para que seja considerada uma Lanterna Antiexplosão eficiente, ela deverá dispor de um mecanismo de liga e desliga diferente das lanternas comuns. Isso porque este pequeno mecanismo é capaz de gerar uma pequena faísca que, em locais com presença de atmosfera explosiva, ou seja, áreas classificadas, acabaria gerando uma explosão.

Veja abaixo outras características da Lanterna Antiexplosão:

Importante lembrar que a Lanterna Antiexplosão também pode ser encontrada no mercado com outros nomes, como:

  • Intrinsecamente seguras
  • Anti faíscas
  • Anti fagulhas
  • Blindada
  • Atex

No momento da compra, verifique e confirme com o vendedor se o produto é, de fato, designado para áreas classificadas e, portanto, possui a característica antiexplosão. 

Prometal EPIs você conta com um atendimento confiável e a Lanterna Antiexplosão com o melhor custo-benefício. 

Atmosfera explosiva e Zonas Perigosas

Como você viu, Área Classificada é uma determinada área em um Espaço Confinado que possui a atmosfera explosiva e, assim, exige mais cuidados por parte dos trabalhadores. Agora, o que é uma atmosfera explosiva? 

Atmosfera Explosiva é quando a atmosfera do ambiente possui uma mistura de substâncias inflamáveis na forma de gases, vapores, poeiras ou fibras com o oxigênio, que em contato com uma fonte de ignição qualquer poderá provocar explosão.

Dessa forma, havendo ambientes com essa característica, o cuidado para evitar explosões e acidentes de trabalho que poderiam ser catastróficos é muito importante. Também é importante ter um entendimento de como zonas de área perigosa podem ocorrer em circunstâncias típicas de classificação. 

Para isso, entenda a classificação de zoneamento de Atmosferas Explosivas:

Definição de zoneamento (gases e vapores):

Zona 0 – Local onde a ocorrência de mistura inflamável/explosiva por gases ou vapores é contínua ou existe por longos períodos.

1 – A Zona 1 é um local onde a atmosfera explosiva está presente em forma ocasional e em condições normais de operação, sendo normalmente geradas por fontes de risco de grau primário.

2 – A Zona 2 é um local onde a atmosfera explosiva está presente somente em condições anormais de operação e persiste somente por curtos períodos de tempo, sendo geradas normalmente por fontes de risco de grau secundário.

Veja um exemplo na imagem:

Definição de zoneamento (fibras e poeiras):

Zona 20 – É um local em que a atmosfera explosiva, em forma de nuvem de poeira, está presente de forma permanente, por longos períodos ou ainda frequentemente (estas zonas, igual que gases e vapores, são geradas por fontes de risco de grau contínuo).

Z. 21 – É um local em que a atmosfera explosiva em forma de nuvem de pó está presente em forma ocasional em condições normais de operação da unidade (estas zonas, igual que gases e vapores, são geradas por fontes de risco de grau primário).

Zona 22 – Onde a atmosfera explosiva em forma de nuvem de pó existirá somente em condições anormais de operação e se existir será somente por curto período de tempo (estas zonas, igual que gases e vapores são geradas por fontes de risco de grau secundário).

Lanterna Antiexplosão? É na Prometal EPIs

Se você deseja adquirir Lanterna Antiexplosão com confiança e qualidade, sabe onde encontrar! Aqui na Prometal EPIs temos as melhores marcas do mercado e as melhores condições de pagamento. Portanto, nunca se esqueça:

Lanterna Antiexplosão com excelente custo-benefício? É na Prometal EPIs.

Entre em contato! 

Continue a sua leitura com Exaustor ou Insuflador para Espaço Confinado

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.