Blog   EPIs   23 de novembro de 2018

EPIs na agroindústria

Tempo de Leitura: 5 minutos

epi agroindustria

No Brasil, com tanta diversidade e um clima tropical, a agricultura é uma indústria com grande participação na economia. A atividade com avanços ao longos dos anos com certeza faz parte da base de toda a movimentação comercial do país. Porém, será que os trabalhadores estão sempre sendo protegidos durante todas as atividades? Como identificar os EPIs para Agroindústria?

O trabalho na área de agricultura e agroindústria é cercado de riscos, tanto pela manipulação de máquinas, quanto de substâncias químicas para prevenção ou combate de pragas.

No Blog Pensou Proteção, a segurança do trabalhador na agroindústria e os desafios para proteger todas as atividades da área são o tema deste artigo.

Se você trabalha no segmento ou busca mais conhecimento sobre o tema, está lendo o post certo. Confira no nosso blog dicas sobre o setor, a segurança dos trabalhadores e ainda saiba quais são os EPIs mais utilizados na agroindústria.

Vamos lá?

Desafios da segurança agroindústria

A agricultura é um dos trabalhos mais antigos do mundo inteiro. Desde o início das sociedades, a atividade esteve ligada ao começo do que conhecemos como trabalho. Porém, a tradição por trás do segmento por vezes, acaba por impedir mais avanços no que se trata de segurança.

Como muitas pessoas trabalham há muito tempo no setor, implementar os EPIs corretos no dia a dia não é a tarefa mais fácil de ser realizada. O trabalhador acredita que não precisa ou que sabe manusear o equipamento sem a necessidade do EPI para agroindústria. Aí é que mora o perigo!

Lembre-se sempre: não importa o tempo em que a atividade é executada ou o quanto a pessoa sabe fazer a função, a garantia da segurança é primordial e deve ser o primeiro item a ser observado.

Vale ressaltar que, de acordo com a NR 6, o empregador é responsável por fornecer o EPI para o empregado. E se ficar com dúvidas sobre as medidas de segurança na zona rural, fique atento à NR 31 e veja as normas estabelecidas para promover a saúde e integridade física dos trabalhadores neste setor.

Outro desafio da segurança na agroindústria é o avanço do uso mais severo de agrotóxicos. Mesmo com o avanço de práticas como a agricultura orgânica ou ecológica, o uso de pesticidas ou defensivos agrícolas é muito comum.

Portanto, a prevenção contra intoxicações e acidentes é mais do que assunto para a segurança do trabalhador, é respeito à vida do ser humano que está por trás do contrato de trabalho.

Depois de entender um pouco mais sobre os desafios do setor e riscos que todos os trabalhadores estão expostos, é hora de saber as normas que regulamentam a segurança da atividade. Continue lendo o artigo e saiba ainda alguns detalhes da NR 31 e por fim, veja a lista de itens de EPI essenciais para a agroindústria.

NR 31 – Norma Regulamentadora do segmento

Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

Sempre que uma Norma Regulamentadora é criada, o conhecimento da mesma é primordial pelos trabalhadores da área. No caso da agroindústria, as atividades estão sendo especificadas pela NR 31, que “se aplica a quaisquer atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura, verificadas as formas de relações de trabalho e emprego e o local das atividades”.

De forma geral, a NR 31 estabelece o dever do empregador da agroindústria fornecer os EPIs corretos e de qualidade. Todos os itens devem ter o Certificado de Aprovação (CA) pelo Ministério do Trabalho. Este documento atesta o nível de proteção e ou segurança dos equipamentos, assim como as responsabilidades do trabalhador e do empregador.

Muitas vezes, encontramos no mercado EPIs de baixo custo com baixa qualidade. Isso prejudica a segurança do operador, uma vez que esses itens não possuem características de proteção recomendadas.

Além disso, a baixa durabilidade exige que o EPI seja trocado com poucas horas de trabalho, aumentando o valor investido nesses itens.

Ainda segundo a norma, é obrigação do empregador fornecer e manter o EPI limpo e adequado para o trabalho, assim como instruir e exigir o seu uso, treinar, fiscalizar e substituir os EPIs danificados ou com prazo de validade vencido.

Dúvidas sobre a diferença da validade do EPI e validade do CA? Escrevemos um artigo para abordar este assunto!

O trabalhador da agroindústria precisa, como contrapartida, manter o EPI sempre limpo e nas condições certas de preservação e manutenção, além de fazer o uso adequado para evitar danos ou estragos.

Ainda de acordo com a NR 31, no ambiente de trabalho deve-se fazer sempre uma análise cuidadosa da segurança do trabalhador. Cabe ao empregador implementar ações de melhoria constante em 3 segmentos:

5.1.2 As ações de melhoria das condições e meio ambiente de trabalho devem abranger os aspectos relacionados a:

a) riscos químicos, físicos, mecânicos e biológicos;

b) investigação e análise dos acidentes e das situações de trabalho que os geraram;

c) organização do trabalho;

Neste caso, como aborda a NR 31, podemos pensar que todos os empregadores da agroindústria precisam estar sempre atentos aos melhores EPIs para a atividade e garantir o cumprimento máximo das exigências de segurança.

Você sabe quais são os itens mais utilizados? No próximo tópico, explicamos um pouco mais sobre cada item e como eles podem proteger a vida dos trabalhadores da agroindústria.

Lista de EPIs essenciais para agroindústria

A rotina de trabalho da agroindústria é intensa e bastante específica. Os riscos de contaminação ou intoxicação com defensivos agrícolas são imensos e é sempre necessário garantir que o empregado estará seguro.

O conjunto de aplicação é composto por diversos EPIs. Os equipamentos são indicados por especialistas da área, como engenheiros agrônomos ou técnicos de segurança e variam conforme o produto que está sendo utilizado ou a cultura que está sendo manipulada.

E agora, uma dica do blog Pensou Proteção: os agrotóxicos ou defensivos possuem a indicação do EPI mais adequado para manipulação no verso da embalagem, assim como na FISPQ. Leia atentamente e procure sempre a ajuda do especialista na área para certificar a forma correta de utilização.

Confira agora os EPIs mais importantes e como cada um contribui para o avanço na segurança do trabalhador do segmento.

Roupas e vestimentas

Conforto térmico e segurança são itens levados em consideração na fabricação destes EPIs para agroindústria. Podem ter tratamento hidro repelente ou impermeável, além de em alguns casos terem proteção reforça em braços e pernas.

Botas de Segurança

No caso do trabalho da agroindústria, as botas devem ser fabricadas em PVC pois botinas de couro podem absorver o agrotóxico e outras substâncias.

Luvas de Segurança

Devem ser luvas nitrílicas ou de neoprene para proteger as mãos contra contaminações químicas. As luvas precisam ser utilizadas durante todo o tempo em que o produto for manipulado e a forma de uso deve corresponder a forma de aplicação do produto.

Avental

O uso para frente ou para trás na atividade da agroindústria depende do momento de aplicação. Para usar o EPI de forma correta, preste atenção nesse processo de uso.

Agora que você já sabe os desafios sobre ps EPIs para agroindústria e os itens essenciais para proteção, que tal colocar em práticas essas instruções?

Antes, confira a entrevista com dois especialistas na segurança do trabalha na zona rural e NR 31 no canal Pensou Proteção!

Veja:

Publicamos um check-list para colocar e retirar os EPIs com segurança neste post.

Continue acompanhando os nossos conteúdos no blog para tirar dúvidas sobre Segurança do Trabalho e tire suas dúvidas sobre diversos segmentos. Com nossos artigos, use o conhecimento ao seu favor.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.