Blog   NRs - Normas Regulamentadoras   08 de janeiro de 2018

Sinalização de segurança e a NR 26

Tempo de Leitura: 6 minutos

sinalização de segurança nr 26

Placas, luzes, alarmes, sirenes, você sabe qual é o objetivo da sinalização de segurança? E as cores? Sinalizar os locais é fundamental para a prevenção de acidentes. Não basta apenas a utilização de EPIs! Identificar os perigos, ameaças e riscos que os trabalhadores estão expostos no seu dia a dia também são de extrema importância para garantir a proteção no trabalho.

Se você tem dúvidas sobre a NR 26 e o papel das cores da sinalização de segurança, leia este post até o final.

Como identificar as cores da sinalização de segurança?

As normas regulamentadoras são fundamentais para a promover a saúde e segurança do trabalho. Cumprir as NRs é a obrigação de todos, tanto do empregador quanto do empregado. Por isso, devemos conhecer e compreender as diretrizes de cada NR pertinente às nossas atividades profissionais. O MTE publicou uma NR específica com o objetivo de padronizar as cores para a sinalização nos ambientes. Foi assim que surgiu a NR 26!

A NR 26 – Sinalização de Segurança, estabelece padrões quanto à utilização de cores para sinalização no local de trabalho e tem como finalidade prevenir acidentes, identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases.

A sinalização de segurança é obrigatória para todos os tipos de empresas, independente da quantidade de trabalhadores, é fundamental a presença de indicações de perigos, riscos, guias de localização e caminhos a serem traçados. É uma forma de comunicação com os trabalhadores para alertar quanto as ameaças existentes no ambiente de trabalho. As cores estimulam a nossa percepção, porém devem ser utilizadas o mínimo possível, para evitar a distração e confusão.

Tabela de cores para a sinalização de segurança do trabalho

Agora que já sabemos sobre a importância das cores de sinalização nos locais. Veja como identificar a cor correta e saiba mais sobre a diferença entre as cores de sinalização de segurança abaixo.

  • Vermelho: Identifica os equipamentos de proteção e combate a incêndio. Também caracteriza a proibição.
  • Laranja: Indica perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos, canalizações de ácidos, parte interna de caixas protetoras de dispositivos elétricos.
  • Amarelo: Tenha cuidado. É indicado para situações com muito risco e que requer enorme atenção.
  • Verde: Caracteriza segurança. São avisos, guia de localizações, macas, entradas de salas de emergência.
  • Azul: Indica ações obrigatórias e informações. Avisos contra uso e movimentação de equipamentos.
  • Branco: Faixas de localização, direção, circulação.
  • Preto: Canalizações de inflamáveis, combustíveis de alta viscosidade. O preto poderá ser usado em substituição ao branco, ou combinado a este, quando condições especiais o exigirem.

As canalizações industriais, para condução de líquidos e gases, também deverão receber a aplicação de cores:

Respeitando com rigorosidade as normas regulamentadoras, seguindo as orientações e utilizando os EPIs adequados. Assim, o trabalhador poderá ter a certeza de uma vida mais segura no seu trabalho. A prevenção e informação são o caminho para eliminarmos os acidentes de trabalho do nosso dia a dia.

E onde entram os Cones de Sinalização?

Os Cones de Sinalização são aqueles itens geralmente utilizados para segurança no trânsito. São produtos cônicos, que tem como principal objetivo demarcar situações em estradas, vias públicas ou ambientes de trabalho que precisem ser limitados ou sinalizados. 

A proposta é otimizar a segurança daqueles que estão atuando em determinado local, que muitas vezes pode ser uma via pública, por exemplo. Muitas pessoas se perguntam se os Cones são obrigatórios, se possuem alguma regulamentação, e por isso gostaríamos de explicar melhor essa parte.

O que acontece é que muitos dos modelos de Cones de Sinalização são regulamentados pela norma NBR 15071, que trata sobre o Boletim Técnico do equipamento. No entanto, por outro lado, os mesmos produtos também são mencionados na NBR 9735, que  faz referência aos kits de segurança para transportes de produtos perigosos. 

Por este motivo, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre qual norma seguir e como fazer isso de maneira adequada. Dessa forma, decidimos falar um pouco mais sobre cada uma das normas. Veja só: 

NBR 15071

A NBR 15071 é a norma brasileira que determina cada uma das recomendações obrigatórias que um Cone de Segurança padrão deve conter para que seja adequado para situações de segurança. Outro ponto importante, é que a NBR também estabelece as boas práticas sobre a guarda, manutenção e higienização do produto.

Segundo a NBR, os Cones de Sinalização Padrão possuem a seguinte descrição: 

“Descrição do Produto: Cone para Sinalização e Segurança Viária injetado em PVC na cor laranja. Para uma melhor sustentação possui 8 sapatas (pés de apoio) em sua base. Possui duas faixas refletivas tipo colmeia na cor branca e com retro refletância de 250 candelas. 

As faixas são confeccionadas em PVC microprismático e possui espessura de 0,25mm e com forro de PVC com espessura de 0,20mm.”

Veja abaixo as dimensões deste modelo, segundo a NBR 15071:

Além disso, a norma também regulamenta que o Cone para Sinalização de Segurança deverá:

  • Possuir as dimensões dadas na tabela acima; 
  • Não sofrer alterações com intempéries;
  • Não deve tombar quando aplicada uma carga de 6,0N;
  • Deve possuir estabilidade ao calor sem sofrer alterações;
  • Faixa refletiva flexível, sem apresentar rachaduras;
  • Entre outros.

Lembrando que cada uma dessas características irão ser averiguadas através de testes rigorosos determinados pela própria NBR. Se o cone for aprovado, então poderá ser distribuído ao mercado. Do contrário, deverá ser descartado. 

E a tal da NBR 9735?

Bem, já a NBR 9735, esta é uma norma brasileira que tem como principal objetivo proteger a saúde e segurança física dos trabalhadores que atuam com o transporte de cargas perigosas. 

Mas o que isso tem a ver com a Sinalização de Segurança e a NR 26?

O que acontece, é que esta regulamentação é responsável por determinar quais equipamentos deverão ser utilizados e mantidos dentro do caminhão para situações de emergência. 

E dentre estes equipamentos, que irão compor o kit de segurança, estão:

  1. Calços de pneus: em quantidade adequada ao tipo de unidade de transporte descrito na NBR;
  2. Jogo de ferramentas: alicate universal, chave de fenda ou Philips e chave apropriada para desconexão do cabo da bateria;
  3. Extintor de incêndio: conforme as Tabelas 3 e 4 da ABNT NBR 9735;
  4. Itens para manuseio de materiais radioativos: definidos pelo Supervisor de Proteção Radiológica (SPR), dependendo do tipo de produto transportado.
  5. Cones de Sinalização: quatro, de acordo com a ABNT NBR 15071.

Como você pode conferir, todos os empregadores, colaboradores e pessoas envolvidas profissionalmente com cargas perigosas, deverão seguir a NBR 9735. 

Fazendo com que todos os condutores e profissionais que atuam dessa forma, necessitem carregar sempre os Cones de Sinalização dentre os demais equipamentos na cabine do caminhão. 

Só existe um tipo de Cone para Sinalização de Segurança?

Não. A verdade é que existe mais de um tipo deste produto, e por isso é importante saber diferenciá-los. O ponto mais importante que você irá encontrar para distingui-los é a cor. 

Isso porque até existem cones de diferentes tamanhos, mas o que irá importar mesmo na hora de escolher e determinar o local que ficará o produto, são as cores. 

Portanto, lembre-se sempre: 

  • Os cones laranjas com as faixas brancas, prateadas ou refletivas, são utilizados para sinalizações móveis. Ou seja, para sinalizar um perímetro que não seja fixo. Ou seja, para chamar atenção de alguma manutenção ou situação que esteja acontecendo de maneira temporária. 
  • Já os cones pretos com as faixas amarelas são mais utilizados para sinalizações fixas. Ou seja, para sinalizar locais ou situações que não precisarão ser mudados ou que não sofrerão alteração nos próximos momentos. 

Estes dois modelos podem ser encontrados de diferentes tamanhos: 50 ou 75 cm. Para escolher qual o tamanho ideal, vai depender da situação que você deseja sinalizar. Ela exige uma sinalização mais alta? Ou de repente pode ser uma sinalização mais baixa mas com um maior número de cones? 

Quanto aos Kits de Segurança para caminhoneiros que transportam cargas perigosas, que mencionamos acima, há a necessidade dos dois tipos de cones. Isso porque o laranja e branco sinaliza a via, por exemplo, enquanto o preto e amarelo irá sinalizar que aquele perímetro deverá se manter fixamente isolado. 

Agora que você já compreendeu a importância da sinalização, bem como dos Cones, como também identificar as cores corretas e o que diz a NR 26, queremos te fazer uma pergunta: 

A sua empresa cumpre a NR 26?

Responda nos comentários abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!

A Prometal EPIs tem a solução completa para a sinalização de segurança para você garantir a segurança do trabalho e proteger os trabalhadores!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.