Blog   Segurança do Trabalho   27 de maio de 2020

Máscara de tecido: Como higienizar corretamente?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Máscara de Tecido

Como você sabe, o Ministério da Saúde divulgou uma Nota Técnica que permitia a utilização de Máscaras Domésticas para evitar a disseminação do Coronavírus. No entanto, para que seja eficiente, é preciso que a Máscara de Tecido seja higienizada corretamente. 

Na mesma Nota Técnica, a organização divulgou também algumas dicas para que você possa criar a sua máscara em casa e como deverá fazer para cuidar e mantê-la higienizada. Esse passo é fundamental pois, uma vez que o item esteja contaminado, ele poderá facilmente contaminar você já que está em contato direto com o nariz e a boca.

Além disso, a máscara de tecido deve ser utilizada diariamente, ao colocar o pé para fora de casa. Ou seja, certamente irá sujar (ou contaminar) com facilidade. Portanto, pense na ideia de ter uma segunda ou até mesmo terceira máscara para substituir enquanto uma está para lavar, por exemplo.

Bem, se você deseja ver quais as dicas do Ministério da Saúde e outras em especial que nós selecionamos para você para higienizar sua Máscara de Tecido corretamente, fique de olho neste artigo! Você irá perceber como as dicas são rápidas e simples de serem aplicadas.

E o resultado é a diminuição da curva e a atenuação da disseminação deste vírus que está causando tanto mal a muitas famílias. Boa leitura! 

Qual a duração da Máscara de Tecido? 

Muito se pergunta por aí se existe um prazo de validade, tanto para a Máscara de Tecido, quanto para as outras máscaras que estão sendo utilizadas na luta contra a Covid-19. Por isso, decidimos colocar um trecho sobre cada uma dessas opções neste artigo. 

A verdade é que a utilização das máscaras é fundamental neste momento. Sendo obrigatório ou não na sua cidade, a nossa recomendação é que você utilize sempre ao sair de casa. Seja para ir ao supermercado, para fazer exercícios físicos ou dar uma carona. 

Porém, para que seja eficiente no combate à disseminação do vírus, é importante que esteja dentro das condições de uso e estado de conservação. O que inclui, é claro, a higienização da máscara, uma vez que a mesma pode ser contaminada e assim contaminar você.

Por isso, vamos ver abaixo quais as recomendações oficiais para cada tipo de máscara de proteção que você poderá usar contra o coronavírus:

  • Máscaras Cirúrgicas: aquele modelo branco, mais comum. Possui uma vida útil muito curta, de preferência algumas horas ou uso único. Se for úmida ou suja, deve ser descartada de forma imediata.
  • N95 ou PFF2: se a máscara não possuir sinais de estrago e for mantida sempre limpa e seca, pode ser usada mais de uma vez pela mesma pessoa. Verifique apenas o prazo de validade do EPI.
  • Máscaras de PVC: Utilizando somente água e sabão ou álcool em gel para higienização, as máscaras podem ser reutilizadas com segurança.
  • Máscara de Tecido: a Máscara de Tecido deve ter no mínimo duas camadas do material em que é feita e pode ser utilizada em até 02 horas. Após esse tempo, deve ser trocada e higienizada e/ou substituída. 

Como higienizar a Máscara de Tecido? 

Como você já viu, a Máscara de Tecido deve ser utilizada por até duas horas. Após este período, a recomendação é que seja trocada pois a umidade da própria respiração pode torná-la menos eficiente. Por isso, tome sempre os devidos cuidados com a higienização!

Algumas dicas práticas: 

  • Faça uma imersão da Máscara de Tecido em um recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) durante cerca de 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável);
  • Após deixar de molho, lave a máscara utilizando água e sabão neutro;
  • Enxague utilizando água corrente em abundância;
  • Deixe secar bem, de preferência ao sol;
  • Passe com ferro quente, isso ajuda a eliminar quaisquer vírus e bactérias.

Dicas Extras: 

Algumas dicas extras para que a sua Máscara de Tecido ajude realmente a evitar a disseminação do vírus. 

  • Lembre-se de utilizar a Máscara de Tecido sempre que precisar sair de casa. Leve uma extra, caso precise trocar. 
  • Guarde a máscara usada em uma sacola plástica, pois pode estar contaminada.
  • A máscara de tecido deve ser de uso individual, não podendo ser compartilhada. Por este motivo, busque ter mais de uma para substituir quando necessário.
  • Verifique se a Máscara se ajusta bem ao rosto.
  • Ao chegar em casa, remova a máscara puxando sempre pelos elásticos e coloque-a para lavar.
  • Ao chegar em casa, lembre-se de retirar os sapatos e roupas contaminadas.
  • Lave bem as mãos antes de tocar a máscara de tecido. 
  • Jamais utilize a máscara suja ou úmida.
  • Se perceber algum desgaste no tecido da máscara, descarte-a.

Como fazer a sua Máscara de Tecido?

Utilizando uma Camiseta comum

Máscaras Domésticas
  1. Corte a camiseta e espessura dupla usando como base as marcações indicadas na figura; 
  2. Faça um ponto de segurança na parte inferior (para segurar ambas as toalha); 
  3. Insira um papel entre as camadas; 
  4. Amarre a alça superior ao redor do pescoço, passando por cima das orelhas; 
  5. Amarre a alça inferior na direção do topo da cabeça.

Máscara de Tecido utilizando costura e elástico

  1. Separe o tecido que tenha disponível (tecido de algodão, tricoline, TNT, outros têxteis), se possível, dê preferência ao tricoline. 
  2. Faça um molde em papel de forma no qual o tamanho da máscara permita cobrir a boca e nariz, 21 cm altura e 34 cm largura 
  3. Faça a máscara usando duplo tecido. 
  4. Prenda e costure na extremidade da máscara um elástico, ou amarras. 

Essas duas opções são recomendadas pelo Ministério da Saúde em uma Nota Técnica oficial lançada no dia 02 de abril. Confira aqui o nosso artigo sobre as Máscaras Caseiras e a nota oficial divulgada pela entidade. 

Agora que você já sabe como fazer e cuidar da sua Máscara de Tecido, só resta utilizá-la com responsabilidade e cuidado diariamente. Este item deixou de ser uma novidade e agora é parte comum do nosso dia a dia. Pense nisso!

Máscaras de Tecido? É na Prometal EPIs!

Aqui na Prometal EPIs, nós desenvolvemos uma super novidade para você. Observando a necessidade que temos atualmente das Máscaras de Tecido no nosso dia a dia e para a nossa proteção, decidimos criar os nossos próprios modelos.

Porque você sabe, o nosso principal objetivo como seu parceiro é oferecer proteção e segurança para a sua vida e para o seu trabalho. Por isso, não poderíamos ficar de fora neste momento tão importante.

A partir de agora, a Prometal EPIs também oferece Máscaras de Tecido, de diversas cores e modelos, para seus clientes e parceiros. Consulte um de nossos atendentes para mais informações.

E conte sempre conosco!

Continue a sua leitura com Máscara Respiratória x Respirador: qual a diferença?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.