Blog   Notícias   01 de maio de 2020

Máscara de proteção: Como fazer e utilizar com segurança?

Tempo de Leitura: 5 minutos

Ainda sobre o Coronavírus, no dia 02 de abril, o Ministério da Saúde divulgou uma importante Nota Técnica a respeito da Máscara de Proteção. Através da mesma, foi constatada a permissão legal para que qualquer pessoa pudesse fazer em suas casas máscaras domésticas a fim de colaborar com a diminuição do alastramento do vírus. 

Antes da emissão de tal nota, a recomendação era que somente pessoas portadoras do vírus ou suspeitas deveriam utilizar máscaras. E, também, não era qualquer tipo. O único modelo recomendado pelas organizações era o N95, equivalente ao nosso PFF2 sem válvula de exalação.

No entanto, a partir desta última regulamentação, o processo foi flexibilizado. Devido ao fato de os estoques de EPIs no mundo inteiro estarem se mostrando insuficientes, a liberação do uso de qualquer tipo de máscara de proteção foi a saída viável para proteger a população.

Dessa forma, atualmente, a recomendação é de que as pessoas utilizem qualquer tipo de máscara, desde que de tecido duplo, para sair à rua. Isso inclui eu, você e todo mundo que você conhece. Por isso, se você deseja saber como fazer e utilizar com segurança as máscaras de proteção, fique atento neste artigo.

Iremos mostrar a você alguns jeitos de produzir o seu material em casa de maneira super prática e simples. Estamos todos juntos contra a COVID-19. Boa leitura! 

O que disse a Nota Técnica?

A Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde no início do mês (abril) permite que máscaras domésticas sejam utilizadas no lugar de EPIs. Além disso, recomenda que os respiradores N95/PFF2 sejam deixados para uso exclusivo de profissionais da saúde.

Veja abaixo um trecho da Nota: 

Diante do cenário da pandemia pelo COVID-19, há escassez de EPIs em diversos países. Em especial das máscaras cirúrgicas e N95/PFF2, para o uso de profissionais nos serviços de saúde (Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 356, de 23 de março de 2020). 

O Ministério da Saúde recomenda que máscaras cirúrgicas e N95/PFF2 sejam priorizadas para os profissionais para garantir a manutenção dos serviços de saúde. 

O uso de máscaras domésticas passa a ser um fenômeno internacional no enfrentamento do COVID-19 visando minimizar o aumento de casos. As pesquisas têm apontado que a sua utilização impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente. Garantindo, assim, uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos. 

Nesse sentido, sugere-se que a população possa produzir as suas próprias máscaras domésticas em tecido de algodão, tricoline, TNT, ou outros tecidos, que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. 

Como fazer a sua Máscara de Proteção?

A própria Nota Técnica divulgada pelo Ministério da Economia apresenta dois modelos distintos e recomendáveis para que você faça sua própria Máscara de Proteção. Vamos trazê-los aqui para você, mas depois também iremos apresentar outro modelo diferente.

Máscara de Proteção: Modelo 1, usando uma camiseta

Este modelo pode ser feito com uma camiseta comum, que você tenha sobrando em casa. Siga o passo a passo: 

  1. Corte a camiseta e espessura dupla usando como base as marcações indicadas na imagem abaixo; 
  2. Faça um ponto de segurança na parte inferior (para segurar ambas as toalha); 
  3. Insira um papel entre as camadas; 
  4. Amarre a alça superior ao redor do pescoço, passando por cima das orelhas; 
  5. Amarre a alça inferior na direção do topo da cabeça.
Máscara de proteção

Modelo 2, usando costura e elástico  

Para este modelo, você precisa ter em casa um pedaço de tecido para que possa ser confeccionada a Máscara de Proteção. Assim, siga o passo a passo:

  1. Separe o tecido que tenha disponível (tecido de algodão, tricoline, TNT, outros têxteis), se possível, dê preferência ao tricoline. 
  2. Faça um molde em papel de forma no qual o tamanho da máscara permita cobrir a boca e nariz, 21 cm altura e 34 cm largura 
  3. Faça a máscara usando duplo tecido. 
  4. Prenda e costure na extremidade da máscara um elástico, ou amarras. 

Modelo 3, usando tecido e filtro de café

Para este modelo, como o título já disse, você precisa de um pedaço de tecido e um filtro de café. Assim, siga o passo a passo ilustrado abaixo. 

Este modelo tem como fonte a Revista Galileu e as imagens são fonte: CDC. 

1. Corte um filtro de café ao meio, descartando a parte inferior (fechada). 

Máscara de proteção

2. Pegue um pedaço de tecido quadrado com lados de aproximadamente 50 centímetros. Dobre-o ao meio.

3. Com o tecido dobrado ao meio, coloque a parte superior do filtro de café bem no meio do tecido. Dobre o tecido que sobrou, cobrindo o filtro. Faça o mesmo com a parte inferior.

4. Pegue dois elásticos (podem ser de cabelo) e passe o tecido por dentro deles. É importante que a distância entre os elásticos seja de ao menos 15 centímetros.

5. Dobre o tecido que sobrou ao lado do elástico de modo a cobri-lo. Faça o mesmo com o outro lado.

6. Certifique-se de que você tem um retângulo com 15 centímetros de altura por 25 de comprimento.

7. Coloque cada elástico ao redor de uma orelha e certifique-se de que sua boca e seu nariz estão protegidos. Pronto!

Máscara de proteção

Regras para Utilização e Higiene da Máscara de Proteção

Para que a sua Máscara de Proteção ofereça mesmo a segurança desejada, é preciso que você tome alguns cuidados referentes à utilização e higienização. Para isso, o Ministério da Saúde elaborou uma lista de boas práticas que você deve aplicar. 

Veja abaixo quais são elas: 

  • O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros. 
  • Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara. 
  • Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua, não fique ajustando a máscara na rua. 
  • Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara. 
  • Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente. 
  • Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável). 
  • Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão. 
  • Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
  • A máscara deve estar seca para sua reutilização. 
  • Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico. 
  • Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade. 
  • Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida. 
  • Ao sinais de desgaste da máscara deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita. 

Todos juntos contra o Coronavírus

Para que possamos evitar que a propagação do contágio aumente, é preciso que continuemos fazendo a nossa parte. Por isso, não se deixe levar pela flexibilização que estamos vendo por aí. Mantenha-se em casa, lave bem as mãos, use álcool gel quando não puder lavar e só saia na rua utilizando a sua Máscara de Proteção.

Lembre-se de utilizar Máscaras Domésticas e deixar os EPIs para os profissionais da saúde que realmente precisam. Todo cuidado é pouco neste momento e nós estamos aqui para orientar e servir a população trazendo informação de qualidade e Segurança do Trabalho.

Conte sempre com a Prometal EPIs.

Continue a sua leitura com Máscara Respiratória x Respirador: qual a diferença?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.