Blog   EPIs   07 de agosto de 2020

Luvas e Máscaras: Descubra os mais utilizados no mercado de EPIs!

Tempo de Leitura: 5 minutos
Luvas e Máscaras

A utilização de Luvas e Máscaras de Segurança é muito comum ao redor do mundo inteiro. Isso ocorre porque tanto as mãos, quanto as vias respiratórias, são partes do corpo importantes e cruciais para a vida do trabalhador em um ambiente de risco.

Dessa forma, havendo no PPRA a identificação de riscos nestes aspectos, será necessária a implementação de EPI, quando todas as demais Medidas de Controle de Risco não forem suficientes. Por este motivo, a utilização correta dos Equipamentos de Proteção é tão importante.

Eles configuram a última opção para proteger a vida dos trabalhadores, quando todas as outras medidas já tiverem sido tomadas e ainda assim forem insuficientes. No entanto, é preciso saber identificar qual EPI é o mais adequado para qual momento.

São muitas as opções para cada tipo de equipamento. Por isso, decidimos reunir neste artigo os principais modelos de Luvas e Máscaras para que você tenha essa informação em um só lugar. Já que estes dois EPIs são tão utilizados nas mais diversas profissões e atividades laborais.

Bem, se você tem interesse no assunto, fique conosco e tenha uma boa leitura! 

O que é a Luva de Segurança? 

A Luva de Segurança é um EPI destinado a proteção das mãos do colaborador. Por ser um equipamento de proteção individual, o CA é obrigatório em todas as luvas e disponibilizado no site do MTE para tirar as dúvidas sobre cada modelo. 

É fundamental lembrar que o EPI jamais pode ser comercializado sem o Certificado de Aprovação! Por este motivo, é importante consultar esta observação no momento da compra do EPI. Este certificado é imprescindível para que compreendamos quais os riscos o equipamento está apto a oferecer proteção.

Se tratando das luvas de segurança, os riscos aos quais elas protegem, são: 

  • Riscos Físicos ou Mecânicos: Abrasão, corte, perfuração, choque elétrico e temperatura.
  • Riscos Químicos ou Biológicos: Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.

 Principais tipos de Luvas de Segurança

  • Luva Anticorte: Proteção a produtos secos, sob temperatura ambiente, que possam causar corte nas mãos
  • Luvas de Látex Natural: Grande flexibilidade e boa resistência a muitos ácidos e álcool, são a escolha confortável para proteção contra químico.
  • Luva de Látex Nitrílica: Resistente a saliências e perfurações, abrasões e cortes para uma luva de polímero fino. Ótima proteção contra bases, óleos, muitos solventes, graxas e gordura animal.
  • Luva de Malha: Resistem à riscos de abrasão e contato com farpas de madeiras e outros. Quando são de malha de algodão, proporcionam excelente conforto térmico pois, o algodão tende a absorver o suor das mãos.
  • Luva de PVC: Proporciona boa resistência contra muitos ácidos, cáusticos, bases álcoois e ainda resiste a abrasão.
  • Luva de Vaqueta e Raspa de Couro: São excelente para resistência à abrasão e por ser couro, possui boa resistência nas atividades de solda. Para atividades onde não exija muita maleabilidade, estão entre as favoritas.
  • Luva Descartável: São luvas de uso único com propósitos específicos; podem ser de Vinil, Latex natural, Nitrílicas, Com amido e Sem amido. Bem conhecidas como luvas de procedimento.
  • Luva para Alta Performance: São luvas com características específicas e, normalmente, com finalidades especiais, como: Maior resistência à corte, maior resistência à impacto, maior resistência à perfuração e outros.
  • Luvas para Isolação Elétrica: proteção contra choque e energia elétrica.
  • Luva para Temperatura: Protege contra altas e baixas temperaturas dos diversos tipos de ambientes de trabalho.

Destes modelos, as Luvas de Segurança mais utilizadas do mercado certamente são as Luvas Descartáveis, que podem ser de Látex Natural, Vinil ou Nitrilo. Assim como os demais modelos, cada Luva possui suas especificações que devem ser respeitadas. 

O que é a Máscara de Proteção? 

A Máscara de Proteção, também chamada de Respirador, é um tipo de EPI que serve para proteger as vias respiratórias do trabalhador. Dessa forma, existem diversos modelos, com especificações diferentes. Entre eles, inclusive, estão os modelos utilizados durante a pandemia do Coronavírus. 

Este EPI oferece proteção para o trabalhador contra substâncias que possam ser inaladas, como: poeiras, névoas, neblinas, ou mesmo vírus e bactérias. Por este motivo, é tão importante que seja utilizado com responsabilidade pelo colaborador. 

Principais tipos de Máscara de Proteção / Respirador: 

  • Respirador Facial: Este EPI protege o rosto inteiro do trabalhador, e não somente as vias aéreas. Assim, podemos dizer que é um produto de uma peça só, cujo filtro (respirador) purificador de ar e o visor formam um único equipamento.
  • Semifacial: Este modelo é bem similar ao anterior. Porém, não é uma única peça, já que poderá ser utilizado juntamente com o óculos de proteção para que haja uma proteção mais completa (quando necessário). 
  • ¼ Facial: Este tipo é ainda menor que o anterior, mas é claro, não menos eficiente. É uma única peça onde você pode acoplar diferentes tipos de filtros. Também é ótimo para ser utilizado em conjunto com o óculos de segurança. 
  • Respirador Sem Manutenção: Aqui se encaixa a Máscara PFF2, bem como os modelos PFF1, PFF3 e os Respiradores tipo Concha ou Dobráveis. Ao contrário dos modelos anteriores, este é um EPI de uso único que deve ser descartado corretamente após o uso.
  • Além disso, também existem os respiradores autônomos, respiradores para linha de ar e respiradores motorizados. Estes falaremos melhor em um outro artigo! 

Observação: Os Respiradores Sem Manutenção como a Máscara PFF2 não são as Máscaras Cirúrgicas. Máscaras Cirúrgicas não são consideradas EPI e, por isso, são bem diferentes dos modelos que vemos neste artigo. 

E as Máscaras Cirúrgicas? 

A Máscara Cirúrgica não é considerada EPI e é uma máscara utilizada principalmente por profissionais da saúde durante uma cirurgia, por exemplo. Tem como principal objetivo conter bactérias e todos os tipos de contaminantes provenientes das gotículas de aerossóis do nariz e da boca. Também pode ser usado por pacientes imunodeprimidos.

Além dos profissionais da saúde, outras diversas atividades também utilizam este material devido à sua praticidade, baixo custo e conforto. No entanto, não é sempre que pode ser utilizada, uma vez que quem deva decidir isso são os responsáveis pela identificação dos riscos no local.

A Máscara Cirúrgica é facilmente confundida com diversos outros tipos de Respiradores e, por este motivo, é tão importante salientar alguns pontos. Como por exemplo, se o item pode ou não ser considerado um Equipamento de Proteção Individual.

No entanto, mesmo não sendo considerada, quando necessária, seu fornecimento também é obrigatório por parte do empregador. 

Quem deve fornecer as Luvas e Máscaras? 

A parte responsável por fornecer EPI em um relacionamento de trabalho é a empresa. De acordo com a NR 6, parágrafo 6.3, o empregador é quem possui a responsabilidade de  fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco. Além disso, é preciso se certificar de que o equipamento esteja em perfeito estado de conservação e funcionamento. 

Os equipamentos deverão atender às peculiaridades de cada atividade profissional, de acordo com os riscos existentes nas mesmas. A partir disso, o empregador deverá fornecer EPI seguindo o que está disposto no Anexo I da NR 6: 

6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI :

  • adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
  • exigir seu uso;
  • fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  • orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  • substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
  • responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
  • comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada;
  • registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

Luvas e Máscaras de Segurança? É na Prometal EPIs!

Confira as nossas opções de Luvas e Máscaras de Segurança!

Luvas de Segurança

Máscaras de Proteção

Continue a sua leitura com Proteção Auditiva: Tudo que você precisa saber!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.