Blog   EPIs   15 de novembro de 2021

Luvas descartáveis para Cozinha

Tempo de Leitura: 5 minutos
Luvas descartáveis para cozinha

O assunto sobre Luvas descartáveis para cozinha levanta muitos questionamentos, como: luvas descartáveis são um EPI? É obrigatório ou necessário a utilização destas luvas? As luvas podem contaminar os alimentos? E por aí vai…

Os questionamentos são tantos, que decidimos criar um artigo só para respondê-los. E então é sobre isso que vamos discutir dentro desse artigo.

Pois já percebemos que as opiniões se dividem: para alguns, as luvas são insubstituíveis e, para outros, podem só parecer como algo que prejudica na hora do exercício da função. Então vamos ir um pouco mais a fundo e entender melhor sobre este produto?

Nos acompanhe no artigo de hoje e tenha uma ótima leitura!

Luvas descartáveis são consideradas EPIs?

De acordo com a NR6, todo dispositivo que serve para proteção do trabalhador de uso único e exclusivo é um EPI. Além disso, deve estar listado no Anexo I da NR e possuir o Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério da Economia.

Então categoricamente, a luva descartável é sim um EPI.

E é um EPI muito utilizado dentro do ambiente da cozinha, seja em nosso lar, ou dentro de restaurantes, indústrias, e outros ambientes alimentícios. Mas a que riscos as luvas oferecem proteção? Vamos ver isso a seguir!

Quais riscos são encontrados dentro da cozinha?

As luvas servem para proteger o trabalhador dos danos físico, químico e biológico. Como por exemplo o dano que as mãos sofrem ao usar um componente químico, como detergentes, sabões de barra, que podem gerar danos a longo prazo para a pele do trabalhador.

Principalmente se o trabalhador tem algum tipo de alergia, o que não é raro, a detergentes e outros componentes químicos de igual valor. Também evita que o trabalhador seja contaminado por algum fungo de um alimento, ou seja picado por um inseto que estava no local.

Se tratando da cozinha, as luvas também evitam contato com óleo, gorduras, cortes leves e outros danos físicos. Protegem também de infecções por alguma substância de algum inseto, bactéria ou vírus presente no ambiente de trabalho ou no lar.

Por isso, a higiene constante é uma ferramenta importante para o trabalho. Mas ela não substitui a necessidade de utilização de luvas. E os trabalhadores, muitos deles reclamam que luvas atrapalham e atrasam os serviços.

Isso porque muitos não sabem qual luva escolher, qual material, qual a resistência de cada luva, se resiste ou não ao calor. Entenda quais serão as principais aplicações das luvas em seu ambiente, e em cada momento

Qual a função das luvas descartáveis para cozinha? Pode reutilizar?

As luvas descartáveis servirão principalmente para prevenir bactérias, vírus, gorduras, ferimentos na pele, causados por danos físicos ou por calor. Além disso, também oferecem proteção ao alimento, evitando o contato com a pele do trabalhador que pode conter sujidades.

Luvas serão úteis na preparação de alimentos frios, como as luvas de látex, nitrilo, ou vinil, para que o trabalhador se previna dos riscos, e de acidentes ocupacionais. Além disso, nestes casos, também servem para proteger o alimento de qualquer sujidade.

As luvas descartáveis servirão também para hora da limpeza do ambiente de trabalho, ou seja a cozinha. Muitos são os que usam o cloro, o detergente, o ácido muriático para a higienização do local.

E fazer o manuseio de todos esses produtos químicos sem uma luva devidamente escolhidas, pode acarretar em danos imediatos.

Podem ser reutilizadas as luvas descartáveis?

Como o próprio nome já diz, as luvas são descartáveis, pois todo o lado exterior foi contaminado. E não temos como, de forma rápida, identificar se os processos de limpeza aplicados a ela foram de fato eficazes para acabar com as bactérias e os vírus.

Pois há bactérias que resistem ao calor e a alguns produtos químicos. Então a opção mais segura é descartar esse EPI em local seguro.

Tipos de luvas descartáveis para cozinha.

O modelo mais conhecido são as luvas de látex natural que protegem contra alguns pequenos danos físicos e bactericidas. São confortáveis nas mãos e ótimas para limpeza e preparação fria dos alimentos.

As luvas de vinil, é um modelo hipoalérgico, bem como a de nitrilo. O que isso quer dizer? Quer dizer que quem tem alergia, ou desenvolver alergia às luvas de látex deve utilizar estes modelos que não lhe causará nenhum tipo de reação.

Dessa forma, as luvas de nitrilo, são luvas mais resistentes que as de látex natural, com um investimento um pouco mais elevado. Porém, oferecem uma maior proteção a outros tipos de danos ao qual o trabalhador está exposto, como o de corrosão, causada por ácidos e outras substâncias.

Mas qual luva utilizar ao ir ao fogo?

Certamente esse é o medo de muitos cozinheiros e pessoas comuns em seu dia a dia.

Será que essas luvas não iriam derreter ou contaminar o alimento?

Pode ser utilizado para o cozimento do fogo as luvas de nitrilo que oferecem uma ótima sensibilidade e resiste ao calor de 125°C. Mas há também várias opções de luvas de pano resistentes ao calor que podem ser reutilizadas com certeza.

Importante destacarmos que até então não existe nenhum tipo de aprovação e nem laudo para temperatura que assegure a integridade da mão para esse tipo de atividade. 

Mas você sabe em quais outros lugares são imprescindíveis a utilização das luvas?

Onde mais são utilizadas as luvas descartáveis?

As luvas descartáveis são utilizadas em todos os lugares que oferecem algum tipo de risco biológico, físico ou químico, para as mãos do trabalhador. Ou também naqueles momentos em que “o objeto” a ser manipulado com elas necessita de proteção. 

Como Hospitais, clínicas, ou seja em toda área da saúde. Pois elas oferecem proteção não só para o trabalhador mas também para o paciente.

Em salões de beleza, clínicas de estética, também é extremamente necessária a sua utilização, pois protege todos presentes quanto a bactérias e químicas.

Para quem trabalha com limpeza, onde os produtos químicos fortes e corrosivos são frequentes e prejudiciais à saúde do trabalhador, outro momento em que sua utilização torna-se imprescindível.

E todos os outros lugares onde se quer evitar os riscos. Como, também, os riscos de vírus como o da covid19 atualmente. 

Mas há outros EPIs essenciais para o trabalho na cozinha. Vamos ver quais são eles?

Outros EPIs para  a cozinha industrial

Não é só a luva que é imprescindível. Você sabia que a reação química do detergente mais a gordura produz um gás prejudicial à saúde dos pulmões ao longo prazo? E pode desenvolver um câncer futuramente.

Por isso, outros EPIs são importantes para a cozinha, como os respiradores, por exemplo. Além disso, o uso de óculos de segurança, que protege de partículas químicas, do calor, de estilhaços de algum material ou contra pedaço de algum alimento.

O calçado de segurança também é essencial. Porque ele irá proteger o trabalhador contra torções graves no pés, escorregões, que podem o afastar do trabalho. Protegerá caso o trabalhador pise em algum objeto perfurante ou cortante, além dos químicos na hora da limpeza principalmente.

E saiba que a empresa é responsável por fornecer toda sorte de epis para que o trabalhador trabalhe seguro.

Descubra agora como deve ser a retirada das luvas para que o trabalhador não se contamine na hora da retirada do epi.

Saiba como retirar com segurança uma luva descartável

A retirada da luva deve ser feita de forma simultânea, para que uma mão não contamine a outra. Pois retirar da forma incorreta pode causar danos ao meio ambiente, já que uma luva contaminada pode continuar a ser um contaminante, mesmo dentro do lixo.

Por isso, separamos um vídeo explicativo de como fazer essa retirada.

Mas lembre-se de sempre lavar as mãos após utilizar as luvas em sua cozinha ou qualquer outra área que as utilize.

Gostou do conteúdo?

O que achou das informações aqui esclarecidas sobre luvas descartáveis para cozinha? Se ficou com alguma dúvida sobre o tema ou sobre qualquer outro assunto, comente aqui embaixo ou mande-nos uma mensagem em nosso chat exclusivo para você.

Teremos o prazer de te responder. E não descarte a oportunidade de compartilhar com o seu colaborador ou com líder do seu setor para ele ficar ciente sobre luvas descartáveis para cozinha.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.