Blog   EPIs   08 de março de 2021

Luva de Alta Tensão: Saiba tudo sobre este EPI!

Tempo de Leitura: 6 minutos

As Luvas de Alta Tensão são um dos Equipamentos mais importantes para um eletricista que trabalha diretamente com altas tensões. Isso porque este equipamento oferece uma elevada proteção para estes profissionais, evitando riscos que poderiam levar à morte.

É válido lembrar que o choque elétrico é definido como a sensação sentida por uma pessoa quando seu corpo é sujeito à passagem de uma corrente elétrica, seja ela alternada ou contínua. Além da sensação ser ruim, os danos à saúde e à segurança física são enormes.

Essa situação ocorre quando o corpo humano entra em contato com alguma parte energizada de uma instalação elétrica. No entanto, um choque de alta tensão é ainda pior. Nestes casos, ocorre o “arco elétrico”, que pode levar o trabalhador à morte.  

Para compreender melhor, vamos explicar assim: no choque elétrico, ocorre a passagem de eletricidade pelo corpo. No arco elétrico, se forma um campo em forma de arco onde dentro dele existem altíssimas temperaturas. Um dá choque e o outro queima.

A NR 10 é a norma regulamentadora responsável por determinar as boas práticas para saúde e segurança física dos trabalhadores em eletricidade. E é através dela que os EPIs são determinados, bem como todas as outras regulamentações referentes ao caso. 

Logicamente, a norma faz referência à Luva de Alta Tensão quando se refere aos EPIs, e isso ajuda a demonstrar a importância do equipamento. Se você deseja saber mais sobre este tipo de equipamento, bem como a NR 10 e outros pontos importantes sobre o assunto, fique ligado neste artigo!

Iremos esclarecer os principais pontos da Norma Regulamentadora, bem como o que é uma Luva de Alta Tensão e quando ela deve ser utilizada. Tenha uma boa leitura! 

Risco Elétrico – vamos falar mais sobre ele? 

Existem muitas profissões que lidam diretamente com a eletricidade, mas sem sombra de dúvidas, o eletricista é o profissional da linha de frente. Dentre os deveres do empregador, está fornecer ambientes de trabalho seguros para os profissionais, mas nem sempre isso é possível. 

Mesmo sabendo que lidar com a eletricidade é uma atividade arriscada, nem sempre é possível deixar de fazê-la. Por isso, medidas de proteção são adotadas, para atenuar estes riscos que não podem ser simplesmente eliminados. As luvas para eletricista são fundamentais para garantir a proteção das mãos do trabalhador!

Se este risco for negligenciado, pode acarretar em danos não só patrimoniais como também à segurança física dos trabalhadores, que podem ser fatais. Por este motivo, este é um risco que deve receber muita atenção e cuidado. 

Mesmo com a NR 10, ainda existem muitos acidentes de trabalho relacionados ao risco elétrico. Sejam profissionais que não utilizam os EPIs, como a luva de alta tensão, sejam empregadores que não fornecem os equipamentos adequados…

Por isso, podemos dizer que a origem da grande maioria dos acidentes de trabalho envolvendo a eletricidade possui relação com a falta de informação, ou até mesmo imprudência, do trabalhador e do empregador. 

Sendo assim, as principais causas de Acidentes Elétricos são:

  • Desconhecimento ou falta de formação para lidar com os riscos elétricos;
  • Aparelhos e instalações em condições deficientes;
  • Subestimação dos riscos.

O primeiro e o último tópico podem ser solucionados facilmente através de reuniões, Diálogos Diários de Segurança, treinamentos, entre outras capacitações dos trabalhadores. 

Já o problema com os produtos, este deve ser resolvido dentro da empresa mesmo, com a contagem certa dos equipamentos, Ficha de  EPIs, planilha de controle de estoque e muito mais.  

EPIs para o Risco Elétrico

De acordo com a NR 06, é dever de todos os empregadores fornecer os Equipamentos de Proteção Individual adequados ao risco. Para isso, será necessário contar com uma equipe especializada para fazer a avaliação dos riscos e determinar quais EPIs serão necessários.

Lembrando que os equipamentos de proteção individual são a última das Medidas de Controle de Risco a serem tomadas e, por isso, devem ser levados muito a sério. A utilização deles significa que todas as outras medidas de proteção já tenham sido tomadas e ainda assim foram insuficientes para proteger os trabalhadores.

Sendo assim, os principais equipamentos para o Choque Elétrico são: 

  • Capacete de Segurança classe B;
  • Botina de segurança: calçados adequados para atividades com eletricidade 
  • Para estar 100% seguro é preciso um equipamento dielétrico, capaz de isolar a eletricidade. Algumas botinas de segurança com essas características, são:
    • Botina Bidensidade
    • Botina com bico de composite
    • Botina Monodensidade
    • Botina com protetor de metatarso e bico de composite
    • Botina Nobuck com Bico de Composite
    • Tênis de segurança
  • Luva de Segurança: aqui entra a Luva de Alta Tensão, dentre outras opções a depender das atividades profissionais. O recomendado é a utilização de duas luvas: Uma luva isolante de borracha e a luva de couro, que é sobreposta para proteger a integridade da luva isolante. Veja alguns exemplos:
    • Luva Isolante de Borracha (Luva de Alta Tensão)
    • Luva Couro de Proteção para Luva Isolante
    • Luva de proteção tipo condutiva
    • Luva de vaqueta
    • Manga Isolante de Borracha
  • Cinto de Segurança: quando há eletricidade no Trabalho em Altura, o cinto de segurança deverá ser empregado! Neste caso, há um cinto específico para proteger o trabalhador de riscos elétricos. 
  • Protetor Facial Contra Arco Elétrico
  • Vestimentas Especiais: Camisas e calças especiais contra agentes térmicos provenientes do arco elétrico.

Luva de Alta Tensão – o que você precisa saber

A Luva de Alta Tensão é um EPI essencial para eletricistas que lidam com o arco elétrico. Isso porque, como você viu acima, ela oferece proteção ao trabalhador contra esse determinado tipo de risco, que poderia ser fatal. 

Mas é claro que não é todo eletricista que precisará utilizar esta luva. Lembre-se que para cada atividade, um EPI específico deverá ser empregado, a fim de oferecer proteção para o usuário contra o risco existente. Nestes casos, vamos ressaltar a importância Lembrando da do Engenheiro ou Técnico em Segurança do Trabalho para identificar estes riscos e aplicar as medidas de controle que sejam adequadas.

No caso da Luva de Alta Tensão, ou Luva Isolante de Borracha, como também é chamada, este é um Equipamento de Proteção Individual produzido inteiramente em borracha e que segue as normas específicas ASTM D120/NBR 10622.

Mas antes de entendermos mais sobre essa norma, vamos compreender as diferentes classes que uma Luva de Alta Tensão pode ter:

Cada uma delas é aplicável para uma atividade diferente, dependendo apenas do nível de tensão elétrica que o usuário estará exposto. 

O que significa seguir a NBR 10622?

Para que um EPI seja seguro de fato, é preciso que ele tenha seguido uma série de regras desde sua confecção. Também é assim com o Certificado de Aprovação por exemplo, que só é dado após a análise para averiguar se o produto tenha sido fabricado corretamente.

A NBR 10622 é aplicável tanto à luva de alta tensão, quanto à luvas isolantes de proteção sem divisão para os quatro dedos, que são normalmente usadas em conjunto com luvas de proteção vestidas sobre as luvas isolantes para prover proteção mecânica e também às luvas isolantes de proteção sem divisão para os quatro dedos, utilizáveis sem as luvas de proteção.

Este texto tem como objetivo fixar todas as condições mínimas exigíveis para as luvas isolantes de borracha de proteção contra choques elétricos que possam atingir os eletricistas, quando em contato com condutores ou equipamentos elétricos energizados.

Como escolher a sua Luva de Alta Tensão?

Existem algumas características a se confirmar no momento da compra para ter certeza de estar adquirindo um EPI de qualidade e que seja realmente seguro. Como por exemplo, se possui Certificado de Aprovação (CA).

No entanto, não é só isso. 

É preciso que as luvas de alta tensão ofereçam um isolamento completo do usuário contra as grandes voltagens que trabalha durante suas atividades. Por isso, além do CA, no momento da compra você deve conferir:

  • Fabricante do EPI: dê uma rápida atenção se o fabricante da Luva de Alta Tensão  atende a todas as normas que mencionamos aqui para a fabricação do produto.  Essas normas são estabelecidas pela ASTM/NBR e precisam estar discriminadas na embalagem e no produto;
  • Resistência e Durabilidade: diferente da durabilidade, a resistência da sua Luva para Eletricista varia de acordo com a carga elétrica trabalhada. A Luva para Alta Tensão por exemplo, possui alta resistência, enquanto a de baixa tensão, menos. Já a durabilidade tem a ver com a qualidade dos materiais em que foi feita.
  • Mobilidade e conforto: a Luva de Alta Tensão não pode impedir a mobilidade tátil do trabalhador, que precisará de seus recursos para desenvolver as atividades. Além é importante ter uma certa precisão dos movimentos.
  • Garantia: a garantia é um ítem muito interessante de se verificar no momento da compra também, pois você terá a certeza de que terá um produto perfeito em mãos, nem que seja preciso efetuar uma troca em caso de defeitos. 

Luva para proteger seu EPI – a Luva de Cobertura 

A Luva de Cobertura é muito importante e deve ser utilizada em conjunto com a Luva de Alta Tensão. Isso porque ela não oferece proteção ao Trabalhador contra riscos elétricos, no entanto, tem o objetivo de minimizar o desgaste e proteger a luva de alta tensão.

Seu uso também é obrigatório, e por isso você deverá manter uma junto da sua outra luva de proteção para desenvolver as atividades.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.