Blog   EPIs   25 de setembro de 2020

Linha Branca EPIs: O que é e quando utilizar?

Tempo de Leitura: 5 minutos
linha branca epis

Linha Branca EPIs é como chamamos a linha de Equipamentos de Proteção Individual específicos que possuem a cor branca. Alguns deles são desta forma graças ao material em que são produzidos. Já outros possuem essa coloração propositalmente por motivos específicos. 

Por que será? 

Bem, a verdade é que tanto os EPIs quanto os EPCs são fundamentais para a segurança dos trabalhadores. No entanto, para que ofereçam mesmo a proteção desejada, é preciso que sejam utilizados de maneira adequada, seguindo as instruções de uso e respeitando as recomendações básicas do fabricante. 

Por este motivo, se existe a Linha Branca EPIs, é sinal de que deve ser utilizada para fins específicos que, obviamente, devem ser respeitados. Assim, torna-se importante entender para que servem os equipamentos desta linha e como utilizá-los da melhor forma.

E é isso que veremos no artigo de hoje! Aqui você entenderá não somente sobre a Linha Branca EPIs, como também o que são os Equipamentos de Proteção Individual, sua definição pela NR 6 além das responsabilidades de cada parte para com o produto em si.

Será que a Linha Branca EPIs é determinada para um ramo profissional apenas? Ou será que a coloração não tem real importância e é apenas uma questão externa? Responderemos estas e outras perguntas! Tenha uma boa leitura. 

Como a NR 6 define os EPIs?

Os Equipamentos de Proteção Individual são produtos destinados à proteção dos trabalhadores contra diversos tipos de risco. São regulamentados pela NR 6 e, por isso, são de uso obrigatório pelos colaboradores. 

Segundo o item 6.1 da NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Além disso, existem os Equipamentos Conjugados, que são todos aqueles compostos por mais de um dispositivo, onde o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

A Linha Branca EPIs também é definida dessa forma e portanto deverá ser empregada sempre que houver necessidade, na presença de uma das seguintes situações: 

  • sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
  • enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
  • para atender a situações de emergência.

A NR 6 não menciona nada sobre a coloração dos Equipamentos de Proteção Individual No entanto, sabemos que essa é uma questão importante para diversas profissões. Vamos tentar entender melhor sobre isto a seguir!

Linha Branca EPIs: quais são e para que servem? 

A Linha Branca EPis é a linha de Equipamentos de Proteção Individual que possui a cor branca como principal coloração. Por isso, podemos incluir nessa lista quatro principais EPIs. São eles:

  • Bota de PVC;
  • Vestimenta de Proteção;
  • Sapato ou Tênis de Proteção; 
  • Luvas de Segurança.

Além destes EPIs, ainda podemos mencionar diversos outros itens de segurança que são igualmente importantes mas que não recebem o título de EPI. São eles: máscara cirúrgica; touca ou gorro; uniforme profissional; entre outros. 

Como você já deve ter percebido, existem setores específicos que utilizam a Linha Branca de EPIs com frequência. Um ótimo exemplo são os profissionais que atuam em açougues e frigoríficos – você deve estar acostumado a vê-los com botas, avental e luvas brancas, certo?

Outro setor que geralmente utiliza essa coloração em específico é o ramo alimentício. Muitas vezes vemos em cozinhas industriais profissionais responsáveis utilizando a Linha Branca EPIs como itens principais de segurança. 

Qual o motivo? 

Acreditamos que um dos principais fatores é que o branco é uma cor muito fácil identificar as sujidades em geral. O que garante um constante anseio por parte da empresa e dos usuários para com as vestimentas ou EPIs Brancos em geral.

Além disso, quando falamos de branco, também podemos notar características específicas, que é o caso das botas brancas de PVC, por exemplo. Nelas, encontramos somente na cor branca, já que existe um maior teor de nitrila na composição, para que seja mais resistente à sangue, gordura, químicos e outras sujidades em geral. Por isso possuem esta coloração.

Responsabilidades quanto à Linha Branca EPIs

Responsabilidades do Empregador quanto à Linha Branca EPIs

  1. Adquirir os EPIs adequados ao risco de cada atividade;
  2. Exigir o uso;
  3. Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  4. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  5. Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
  6. Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
  7. Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
  8. Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. 

Responsabilidades do Colaborador

  1. Usar os EPIs, utilizando-os apenas para a finalidade a que se destinam;
  2. Responsabilizar-se pela guarda e conservação;
  3. Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,
  4. Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Responsabilidades dos Fabricantes e/ou Importadores

  1. Cadastrar-se junto ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  2. Solicitar a emissão do CA; 
  3. Solicitar a renovação do CA quando vencido o prazo de validade estipulado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho; 
  4. Requerer novo CA quando houver alteração das especificações do equipamento aprovado; 
  5. Responsabilizar-se pela manutenção da qualidade do EPI que deu origem ao Certificado de Aprovação – CA;
  6. Comercializar ou colocar à venda somente o EPI, portador de CA;
  7. Comunicar ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho quaisquer alterações dos dados cadastrais fornecidos; h) comercializar o EPI com instruções técnicas no idioma nacional, orientando sua utilização, manutenção, restrição e demais referências ao seu uso;
  8. Fazer constar do EPI o número do lote de fabricação; e,
  9. Providenciar a avaliação da conformidade do EPI no âmbito do SINMETRO, quando for o caso;
  10. Fornecer as informações referentes aos processos de limpeza e higienização de seus EPI, indicando quando for o caso, o número de higienizações acima do qual é necessário proceder à revisão ou à substituição do equipamento, a fim de garantir que os mesmos mantenham as características de proteção original. 
  11. Promover adaptação do EPI detentor de Certificado de Aprovação para pessoas com deficiência. 

Onde encontrar a Linha Branca EPIs?

Nas mais diversas lojas e distribuidores de EPIs você poderá encontrar a Linha Branca. No entanto, lembre-se sempre de prestar muita atenção ao local que escolher para fazer sua aquisição. Existem alguns motivos para recomendarmos isso…

O primeiro é que a Loja de EPIs é a sua única fonte de contato com as principais fabricantes ou importadoras de produtos do mercado. Por isso, é fundamental que essa loja ofereça a você as melhores marcas de verdade, e não somente aquelas que ela recomenda.

Procure estabelecimentos que além de oferecerem as marcas, possuam parcerias que proporcione a você, cliente, alguma vantagem. Aqui na Prometal EPIs temos as melhores marcas do mercado como parceiros e, por isso, podemos oferecer a você, consumidor final, a melhor negociação ou mesmo custo-benefício.

Isso no final das contas pode fazer toda a diferença no seu orçamento. 

Além disso, busque adquirir seus produtos em uma loja confiável. Lembre-se que a Segurança do Trabalho é assunto sério e, por isso, é imprescindível que você saiba que pode confiar no que o atendente da loja está lhe dizendo. 

Será que ele só quer vender ou está mesmo falando a verdade? Somente com uma equipe de confiança e especializada no assunto é que você saberá que poderá seguir a orientação do vendedor. Por isso, busque uma loja com história e que tenha boas recomendações no mercado.

Aqui na Prometal EPIs você conta com uma equipe especializada e técnica, que está pronta para oferecer a você o melhor atendimento. Gostamos de dizer, inclusive, que aqui você não tem apenas EPIs, EPCs, Sinalização e Uniformes Profissionais mas, sim, uma verdadeira Experiência em Segurança do Trabalho. 

Linha Branca EPIs? É aqui, na Prometal EPIs! 

Entre em contato conosco através do formulário aqui do canto da tela ou deixe o seu comentário! 

Continue a sua leitura com NR 36: O trabalhador no frigorífico!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.