Blog   EPIs   28 de junho de 2022

Gestão SST e a transformação digital

Tempo de Leitura: 7 minutos
Gestão SST e a transformação digital

A gestão SST (Saúde e Segurança do Trabalho) tem como finalidade garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. No entanto, a tecnologia vem transformando a dinâmica nas empresas, e por isso é necessário rever alguns conceitos.

E obviamente a gestão SST acaba sendo afetada pelas mudanças trazidas pela tecnologia. Com o eSocial, a possibilidade de privatizar o seguro de acidentes e a nova proposta PGR, é necessário discutir as práticas para efetuar as mudanças necessárias.  

Tendo como principal objetivo que a área realmente seja responsável pela prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho. E além disso: consiga estar de acordo com as normas para evitar multas e sanções. 

Nós vamos te explicar detalhadamente mais informações sobre as atualizações no cenário logo abaixo. Confira!

A importância da gestão SST nas empresas

Antes de mais nada, é necessário discutir o cenário de SST na maior parte das empresas atualmente. Não é raro que as empresas de médio porte tenham dificuldade de lidar com essa demanda.

Não só pela necessidade de adaptar o ambiente e comprar EPIs de qualidade. A gestão de segurança e saúde do trabalho é uma tarefa que demanda conhecimento técnico para aplicação das medidas necessárias.

No entanto, isso acaba desencadeando baixa produtividade na equipe, que precisa atuar com a máxima precaução para evitar acidentes no ambiente inadequado.

E quando um acidente ocorre ou algum colaborador adoece por causa da rotina de trabalho, a tendência é que a produtividade de toda a equipe seja negativamente afetada.

Tendo em vista que, a repercussão de um acidente de trabalho consiste justamente em gerar medo aos demais colegas. Ocasionando baixa na produtividade e, consequentemente, resultados ruins para a empresa.

Além disso, acidentes possuem um alto impacto emocional para o profissional que sofreu danos físicos. Fazendo com que o afastamento das atividades possa ser prolongado. Ocasionando prejuízos significativos para a empresa.

Outro ponto é que empresas que não cumprem o que as normas trabalhistas exigem, estão se expondo ao risco de multas e sanções. Portanto, é fundamental evitar esse tipo de contratempo tendo foco em trabalhar para oferecer a máxima segurança.

Acidentes de trabalho impactam toda a sociedade

Infelizmente é comum que os empresários e profissionais observem somente o cenário micro. No entanto, é importante observar que um acidente impacta toda a sociedade.

Podemos dizer isso porque um profissional afastado de suas atividades laborais por período prolongado precisará de auxílio do INSS, por exemplo. Bem como, existe o impacto que o adoecimento causa em sua família, os custos e a necessidade de ajuda médica.

Tudo isso poderia ser evitado com a adoção de medidas relativamente básicas, que compreendem a ambientação mais adequada do local de trabalho.

Portanto, a gestão não deve somente focar na diminuição de impactos na empresa, como também, na diminuição do impacto emocional sobre o colaborador e social.

Garantindo que a empresa atue em conformidade com as Leis para que possa operar sem problemas com fiscalização e outras questões.  

Mudanças na gestão trazidas pela tecnologia

Entendendo a importância de ter uma boa gestão de SST em todas as empresas, a sociedade vem passando por um momento de mudança.

Com cobrança mais rígida em relação ao comportamento dos empreendedores, surgiu o PGR, para orientar uma postura mais global em relação ao cuidado com o colaborador. 

Tendo como principal foco a adaptação do ambiente para que ele seja seguro o suficiente para a equipe atuar, o Programa de Gerenciamento de Riscos é obrigatório e deve ser feito por todas as empresas que ofereçam riscos aos seus colaboradores.

Mesmo com o uso de EPIs de alta qualidade, o foco passa a ser oferecer um ambiente melhor. De modo que, o ambiente se adapta ao profissional e não o oposto.  

Visando que o conforto na rotina de trabalho, o ambiente seguro e o bem-estar atuem em conjunto para que o local ofereça boas condições para toda a equipe.

Com a utilização do eSocial, por exemplo, é necessário fazer a integração do programa com a gestão SST, visando manter toda a documentação em dia.

Para o novo cenário de tecnologia integrada à segurança do trabalho, é preciso investir em treinamento de equipe, controle e coleta de informações e processo contínuo de atualização.

Manter a empresa atualizada é interessante para que os riscos de acidentes possam ser minimizados. Bem como, a empresa atua de acordo com as normas vigentes. Aspecto que é fundamental para que possa evitar multas e sanções.

Afinal, em caso de acidente o profissional poderá processar a empresa que terá que arcar com todos os custos envolvidos.

Justamente por isso a tecnologia tem atualizado tanto a área de segurança do trabalho, com foco em tornar as empresas mais seguras, evitando acidentes e garantindo bons resultados.

Possibilitando, assim, que as equipes trabalhem com eficiência, as empresas se adequem e possam atuar com a máxima eficiência no cotidiano.

Eventos de SST no eSocial

Os eventos de SST no eSocial passaram a ser obrigatórios para empresas de médio porte em janeiro de 2022.

Sendo necessário integrar as informações para comunicar acidentes de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador e condições ambientais do trabalho.

Cada uma das categorias precisa ser informada de acordo com o prazo, por exemplo, em caso de morte ocasionada por acidente de trabalho o envio da informação deve ser imediato.

O eSocial obriga, por exemplo, a avaliação de riscos pelo evento não periódico. Aspecto que permite analisar possíveis erros do trabalhador e seus impactos para ocasionar o acidente.

Além disso, o eSocial tem também a demanda de envolvimento dos trabalhadores para valorizar seu conhecimento e experiência no processo de gestão SST.

Tendo em vista que, a opinião da equipe deve ser refletida nas medidas de prevenção. Afinal, eles lidam diariamente com as funções que precisam exercer e que demandam esse cuidado de segurança preventiva.

Se atualizar em relação ao uso do eSocial é uma necessidade de todas as empresas, garantindo o envio de dados corretos para os órgãos fiscalizadores.

Portanto, é interessante focar em treinamento da equipe para uso da ferramenta. Com o objetivo de evitar erros ou perda de prazos em relação aos prazos de notificações de acidentes e atualizações sobre as dinâmicas internas visando aumentar a segurança da empresa.

Análise do ambiente é fundamental mesmo com tanta transformação

Algo que nunca mudará na gestão de segurança é que a análise do ambiente laboral é indispensável!

A partir da análise todas as demais decisões são tomadas, considerando as demandas de seu ambiente laboral. Ter um profissional da área de segurança do trabalho fazendo essa análise melhora os resultados.

Tendo em vista que, todos os fatores que podem desencadear acidentes ou lesões na sua equipe passam a ser analisadas.

Desde a ergonomia de cadeiras até aspectos mais difíceis de perceber quando não é um profissional da área, como riscos de quedas em determinadas áreas da empresa.

Portanto, é fundamental que mesmo diante de tanta transformação a sua gestão comece pelo básico. Fazendo uma análise completa em relação ao ambiente para que seja possível ter a implementação das melhorias necessárias.

Softwares que ajudam na gestão

Um dos fatores que evoluiu nos últimos anos é que, a gestão SST não precisa mais ser tão manual e burocrática.

Atualmente existem diferentes softwares que possibilitam maior praticidade no controle das demandas de gestão de segurança.

Facilitando a atuação do profissional que passará a ter maior facilidade no preenchimento dos dados. Em alguns casos, o programa é integrado para compartilhar dados com o eSocial com maior facilidade.

Garantindo que o profissional não cometa erros por ter um preenchimento mais automatizado. Além de facilitar o controle de toda a equipe e da parte ambiental.

Facilitando a implementação das novas regras de PGR para que a empresa não sofra multas ou sanções por causa de sua desatualização.

Acompanhar os riscos de eventuais acidentes na empresa por meio de um sistema completo, viabiliza melhor controle da situação. Possibilitando que a empresa tenha bons resultados no cotidiano.

Os softwares otimizam o tempo dos profissionais, facilitando o preenchimento de dados, emissão de relatórios e gestão da equipe.

Sempre criando parâmetros para sinalizar o momento de fazer os exames de sua equipe, organizando as informações e poupando trabalho manual.

Portanto, a otimização de tempo conquistada pelo uso da tecnologia é de grande auxílio para que a equipe não fique sobrecarregada e possa atuar com maior assertividade em todas as suas demandas.

Aplique todos os processos para atualizar sua empresa

A omissão de informações em relação à segurança do trabalho pode gerar multas de até R$100 mil.

Portanto, é necessário que a empresa siga todas as atualizações em relação ao PGR e eSocial, usando softwares que auxiliam na demanda.

Afinal, é muito comum que essas demandas fiquem esquecidas por causa da equipe reduzida de empresas de médio porte, que acabam trabalhando em muitas atividades ao mesmo tempo.

Quando o empreendedor investe em tecnologia que otimiza a gestão SST, o processo se torna mais prático, atuando até mesmo com alertas importantes para evitar a perda de prazos.

Justamente para que a empresa não seja multada ou penalizada de outra forma. A tecnologia integrando todos os processos internos tem como objetivo acompanhar mais de perto o que a empresa está fazendo.

Essa fiscalização por meio digital diminui o risco de que as empresas atuem de forma equivocada, burlando as normas.

Portanto, é interessante usar todas as ferramentas disponíveis com o objetivo de manter sua empresa em plena operação, atuando com eficiência em relação aos processos internos para proteção da equipe. Os softwares de gestão de SST são de grande auxílio nesta área.

Compre seu EPI com a Prometal EPIs

A sua busca por EPIs de qualidade se encerra na página da Prometal EPIs! Nossa loja é completa em soluções para seu negócio se adaptar o quanto antes.

Garantindo que sua empresa possa ter ótimos resultados em relação ao processo de compra de EPIs, para que sua equipe esteja bem protegida de acordo com as normas vigentes.

Todos os EPIs que você encontra em nosso site são de materiais de qualidade e possuem Certificado de Aprovação, com foco na máxima segurança de seus usuários.

Além disso, reunimos grande variedade de produtos para a adequação de seu ambiente de trabalho, possibilitando praticidade ao encontrar tudo que precisa em um único lugar.

Possibilitando uma compra totalmente prática, eficiente e com a assessoria de nossos profissionais. Nossa equipe é especializada para sanar todas as suas eventuais dúvidas durante a compra.

Aproveite tudo que a Prometal EPIs pode facilitar em sua aquisição, para otimizar seu tempo e fazer a perfeita combinação de produtos para sua empresa.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.