Expectativas no mercado de EPIs para 2022 – Confira!

Tempo de Leitura: 3 minutos
mercado de EPIs para 2022

O ano de 2022 iniciou com a marca da esperança. Seja pelo fim da pandemia, seja pelo retorno às atividades normais, seja pela volta na normalização do mercado de EPIs. Isso porque caso você não se recorde, a escassez de EPIs trouxe muitas preocupações. 

Desde o começo da pandemia, as fábricas não estavam dando conta da demanda, já que a busca pelo respirador PFF2 superou todas as expectativas. Dessa forma, os profissionais que utilizavam o produto para suas rotinas laborais estavam sem o equipamento.

Isso se deu devido à recomendação do Ministério da Saúde de que o EPI seria o mais indicado contra a disseminação e contração do Coronavírus. Com isso, milhões de pessoas no mundo inteiro passaram a buscar um mesmo produto que antes era vendido para uma pequena porcentagem de pessoas.

À medida que as coisas foram se normalizando, com a chegada das vacinas e a flexibilização do uso das máscaras, a busca pelo PFF2 foi voltando ao normal. Hoje em dia, a busca pelo produto ainda não voltou ao normal. Mas já nota-se uma diferença.

Por este motivo, as expectativas no mercado de EPIs para 2022 são muito boas. Diferentemente do ano anterior, espera-se que neste a situação se regularize 100% ou quase isso. Para conversar conosco sobre estas questões, convidamos Ariane e André Britto, especialistas em Segurança do Trabalho e funcionários aqui da Prometal EPIs.

Tenha uma boa leitura!

O que esperam os profissionais da Segurança do Trabalho

Para entendermos um pouco mais sobre as expectativas do mercado de EPIs para 2022, chamamos os “Irmãos Britto”, como são carinhosamente chamados pela nossa equipe. André e Ariane trabalham conosco e são craques quando o assunto é segurança do trabalho. Veja o que eles têm a dizer!

André Britto, quais as suas expectativas no mercado de EPIs para 2022?

Iniciou-se o tão esperado 2022.

Ano no qual todos depositávamos as esperanças de retomada da economia, retomada das rotinas e retomadas das nossas vidas, fossem pessoais ou profissionais.

As notícias sobre a disseminação do Coronavírus foram se tornando mais rotineiras e de certa forma acabamos ”acostumando” a conviver com essa condição e as benditas máscaras no rosto.

Ainda notamos alguns episódios de escassez de matéria prima e itens acabados. Muito disso ainda é reflexo da pandemia.

Logo no início deste ano, também enfrentamos uma crise na Europa e que certamente irá afetar os mercados, tanto quanto o mercado de EPIs.

São esperadas algumas notícias sobre escassez de fertilizantes, aqui no Brasil, por exemplo. Ao mesmo tempo em que abre-se um diálogo para tratar sobre a extração de potássio em solo brasileiro.

Isso pode gerar empregos, várias funções e consequentemente, mais trabalhadores utilizando EPIs.

Temos que fazer desses ”limões” uma bela limonada! Enxergar oportunidades em meio às dificuldades impostas por essas condições, que são globais, na maioria das vezes.

Daqui um tempo, certamente lembraremos da era da ”reinvenção” e superação. Não só por parte das empresas, indústrias e corporações, mas como pessoas ; indivíduos.

Acredito no crescimento a partir disso tudo.

Que possamos extrair conhecimento, crescimento e tudo que pudermos aproveitar para daqui em diante.

E a minha expectativa para o mercado de EPIs é de que a partir do segundo semestre possamos ter melhoras significativas e uma boa retomada em termos de disponibilidade de itens e matéria prima.

E você, Ariane?

2022 chegou carregado de esperanças. Acredito que será um ano de recomeços. As pessoas saíram dos isolamentos e voltaram para as suas rotinas.

As empresas foram se adaptando ao longo da pandemia. Todos foram obrigados a aprender sobre a proteção e segurança.

O mundo conheceu o EPI.

A máscara PFF2 (N95) foi o assunto mais falado ao longo desses 2 anos e continua sendo o dispositivo mais procurado. 

O EPI sofreu diversas alterações de preços, falta de matéria-prima, dificuldade nas exportações… Esse ano tudo está voltando ao normal.

As minhas expectativas para 2022 são as melhores.

As empresas aprenderam muito mais sobre o cuidado e prevenção antes , durante e depois da jornada de trabalho. A sociedade conseguiu conhecer o que é um EPI e as suas importâncias não só dentro das empresas, mas também no dia a dia.

Desejo que em 2022 tenhamos uma sociedade mais consciente e um mundo mais protegido.

Prepare a sua empresa, conte com a Prometal EPIs 

Aqui na Prometal EPIs nós oferecemos linhas completas dos mais variados tipos de Equipamento de Proteção Individual. Confira nossas opções e conte sempre com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima