EPIs para Mineração – saiba mais

Tempo de Leitura: 6 minutos
EPIs para Mineração

Você sabe quais são os EPIs para mineração que precisam ser adquiridos para garantir uma rotina de trabalho livre de acidentes graves?

Os EPIs para mineração são essenciais para quem trabalha na área e possibilitam maior segurança na rotina de trabalho.

Tendo em vista que, a rotina na mineração é por si só arriscada, dependendo da região um desabamento pode acontecer a qualquer momento.

O ideal é que o profissional esteja protegido, para que possa lidar com a rotina de trabalho e minimizar os impactos da atividade em sua saúde.

Por isso, é importante conhecer todos os EPIs para mineração e utilizá-los no cotidiano de trabalho, visando aumentar a segurança do profissional. Confira a seguir quais são os principais EPIs para mineração e suas funções.

EPIs para mineração: conheça quais são obrigatórios

Por ser uma atividade arriscada, existem EPIs para mineração que são indispensáveis, elencamos quais são eles e o que eles oferecem como benefício para o profissional que os utiliza, confira a seguir!

1. Capacete de Segurança 

O capacete de segurança é um dos EPIs para mineração mais importantes, visando proteger a cabeça de impactos externos. A utilização é fundamental durante todo o período de trabalho.

O ideal é encontrar um modelo de capacete que seja mais confortável para o uso dos profissionais, visando que a equipe consiga manter o uso do EPI para mineração.

Se o profissional não consegue ficar com o capacete por causa do desconforto, é interessante identificar se a medida está apropriada e se a qualidade do produto é suficiente para a rotina da equipe, percebendo se é uma reclamação isolada ou se todos estão desconfortáveis.

O capacete é indispensável por ser um item que irá proteger caso algum acidente ocorra durante o trabalho, evitando o impacto na cabeça do profissional.

2. Óculos de proteção

Outro item indispensável, os óculos de proteção evitam que poeira, estilhaços e pedras entrem em contato direto com os olhos do profissional.

É muito comum que na mineração exista poeira e estilhaços, portanto, o profissional precisa estar com esse EPI o tempo inteiro em seu rosto.

Justamente para que a função seja executada e a visão do profissional esteja protegida durante toda a rotina de trabalho.

Afinal, danos na visão são muito graves e podem ser irreversíveis, por isso, o ideal é sempre atuar com EPIs de forma preventiva.

3. Protetores auriculares

Entre os EPIs para mineração, os protetores auriculares são essenciais, visando que o ruído produzido na mineração não ocasione danos auditivos para o profissional.

Muitos dos equipamentos utilizados em mineração são produtores de fortes ruídos, ocasionando problemas de curto e longo prazo para a saúde auditiva do minerador.

O ideal é escolher este EPI de acordo com o PPRA (ou PGR), e com o local utilizado para que o protetor seja o mais potente possível de acordo com os ruídos que precisam ser anulados ou abafados.

Afinal, ser exposto a ruídos por período prolongado de expediente pode causar até mesmo danos psicológicos ao profissional. Por isso, este é um dos EPIs para mineração que são fundamentais para serem utilizados no cotidiano.

4. Respirador

O ar limpo é indispensável para a performance no trabalho e para a saúde pulmonar. Nas minas, é comum que algumas substâncias se acumulem provocando irritações respiratórias e uma série de problemas de saúde.

Por isso, é fundamental utilizar respiradores apropriados com os filtros adequados para possibilitar a respiração com facilidade, possibilitando qualidade do ar para não causar danos à saúde do profissional.

Ter ar de qualidade para respirar em todo o expediente possibilita a melhor performance, tendo em vista que, o profissional estará em melhores condições de trabalho.

Após o uso, é importantíssimo manter o EPI em local adequado e livre de poeira, para que seja possível evitar dificuldades de respirar com o equipamento no local de trabalho.

O armazenamento adequado do equipamento é fundamental para que a vida útil do produto seja prolongada, assim como, é preciso manter cuidados com os demais EPIs para mineração.

6. Luvas anticorte

Entre os EPIs para mineração fundamentais, também está a luva anticorte, que tem como objetivo proteger a mão do minerador enquanto o profissional manuseia ferramentas e máquinas de corte.

Esses itens são muito utilizados no cotidiano da mineração com o objetivo de localizar os minérios, portanto, é fundamental que o profissional esteja com o EPI durante toda a rotina de trabalho.

Em caso de abertura ou defeito, é imprescindível que o profissional substitua a luva, possibilitando a máxima proteção contra cortes durante a rotina de trabalho.  

7. Cinto de segurança

Os cintos de segurança são utilizados para o trabalho em altura, e precisam ser aplicados e fixados corretamente na Linha de Vida, para que possam ser usados em caso de emergência.

Dessa forma, o trabalhador que está em situação de perigo poderá ser retirado com maior facilidade. Os cintos precisam ser verificados periodicamente por toda a equipe, para que estejam em boas condições de uso.

Demais itens de Proteção

Roupas e calçados adequados para suportar as condições de trabalho na mineração também são importantes. É fundamental utilizar roupas e sapatos que sejam adequados ao ambiente para proteger a pele.

Afinal, é comum o uso de produtos químicos na mineração e isso pode ocasionar acidentes, em que o produto cai na roupa e se a peça não for suficiente para proteger pode causar algum dano na pele do profissional.

Por isso, é indispensável utilizar roupas adequadas e resistentes para que seja possível ter uma rotina de trabalho mais fácil e com maior praticidade graças aos EPIs para mineração que garantem a segurança necessária para a rotina de trabalho.

Nesta área, também é  comum a utilização de máquinas pesadas que entram no local da mineração e transitam entre os profissionais que estão trabalhando.

As minas costumam ser escuras, o que acaba dificultando a visibilidade, especialmente quando existe poeira no local.

Por isso, é importante sempre utilizar roupas com faixas reflexivas, ou coletes reflexivos, para reduzir o risco de acidente e garantir que toda a equipe esteja protegida.

Conscientize sua equipe sobre a importância dos EPIs para mineração

É muito importante conversar, treinar e orientar seus profissionais sobre EPIs para mineração. Tendo em vista que, é comum existir certa resistência por parte da equipe em utilizar todos os EPIs necessários.

Seja por desconforto ou realmente por ignorar a necessidade de estar protegido durante a rotina de trabalho.

Os EPIs para mineração são fundamentais para garantir que a mineração possa continuar. Caso alguma fiscalização identifique irregularidades, o local pode ser interditado e a empresa responsável multada.

Portanto, é sempre útil manter o local em boas condições para o trabalho e os profissionais sempre bem equipados com todos os EPIs que são efetivamente necessários.

Afinal, os acidentes de trabalho durante a mineração podem ser fatais quando a equipe não é bem treinada ou não está bem equipada.

E isso acaba sendo extremamente prejudicial para a empresa, ocasionando multas e sanções. Bem como, é péssimo para toda a equipe envolvida que ficará traumatizada pelas perdas.

Invista na compra de EPIs para mineração de qualidade

Tão importante quanto orientar os profissionais sobre o uso de EPIs para mineração é fornecer materiais de proteção de ótima qualidade.

Tendo em vista que, a qualidade é importante para proporcionar o conforto durante o uso. Assim como, a qualidade do produto é indispensável para proteger com eficiência o profissional que está utilizando o equipamento.

Portanto, investir na compra de EPIs para mineração que apresentam bom custo benefício é de suma importância, possibilitando que os profissionais tenham uma atuação segura com a utilização de equipamentos adequados e que sejam confortáveis.

É interessante conversar com a equipe e entender se o material realmente apresenta a durabilidade e a resistência necessárias para a rotina de trabalho, bem como, identificar se os EPIs são confortáveis para o uso.

Uma vez que, o desconforto pode ser o motivo que faz o profissional retirar o equipamento durante a rotina de trabalho e ficar exposto a uma série de riscos.

Quando muitos profissionais da equipe relatam desconforto, é sinal de que o produto não apresenta a qualidade ideal para a rotina de trabalho.

Nesses casos, é importante pesquisar no mercado produtos que possam atender às solicitações dos seus profissionais, para oferecer EPIs para mineração que sejam mais interessantes para a rotina de trabalho.

Tenha atenção com a conservação dos EPIs para mineração

Além de ficar atento em relação ao produto no ato da compra, é importante conscientizar a equipe sobre a conservação dos EPIs para mineração.

Uma vez que, a conservação é responsável por prolongar a vida útil dos produtos e garantir a máxima eficiência dos itens.

De modo que, seja possível minimizar os custos, garantir a proteção de cada colaborador e ter bons resultados em relação à rotina de trabalho.

Afinal, se a empresa fornece EPIs para mineração e os cuidados básicos de conservação são negligenciados, a equipe acaba minimizando a vida útil dos produtos e ocasionando aumento no custo com a aquisição de novos materiais.

Checar frequentemente os EPIs para mineração garante a compra no momento certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima