Blog   EPIs   15 de fevereiro de 2022

EPIs para Apicultura

Tempo de Leitura: 4 minutos

A prática da criação de abelhas para produção de mel e outras substâncias é muito comum aqui no Brasil. No entanto, esta é uma atividade de risco para os trabalhadores e por este motivo os EPIs para Apicultura são essenciais em todas as etapas do processo. 

Cerca de 6,7% da produção mundial de mel, por exemplo, é feita aqui no país, sendo a China, México e Argentina os principais produtores. Quanto à importação, os países que lideram o ranking na busca pelo alimento são Japão e Alemanha. 

Esses dados são do Canal Agro e mostram o quanto a apicultura é uma atividade comum e desenvolvida no mundo inteiro. Segundo dados do Relatório de Inteligência Analítico do Sebrae, o número de acidentes de trabalho com abelhas tem crescido nos últimos anos. 

A fim de exemplificar, no ano de 2020, o número de casos registrados foi de 1.450 em todo o território nacional. Enquanto em 2011, esse número passou a ser de 9.447 casos. Como você pode ver, ainda é preciso muito para diminuirmos os índices de acidentes.

Utilizar os EPIs para apicultura é não somente obrigatório, como indispensável. Mas quais serão os equipamentos necessários? O que você precisa saber sobre o Macacão de Apicultor? É isso que você vai descobrir no artigo de hoje!

Boa leitura!

Sobre a Apicultura – o que você precisa saber?

Apicultura é como se chama a atividade de criação de abelhas da espécie Apis com o intuito de produzir mel, pólen apícola, própolis, cera de abelhas, geleia real e apitoxina para uso humano. Essa prática teve início em 1839, quando as primeiras abelhas européias foram trazidas por colonizadores missionários.

Em 1956, as primeiras abelhas africanas foram trazidas ao Brasil, pelo pesquisador Warnick Stevan Kerr. Como estas espécies já possuíam ferrões, diferentemente das espécies anteriores, o manejo se tornou diferente, surgindo a necessidade de certos cuidados que até então não se tinha. 

Foi aí que a atividade passou a ser uma fonte geradora de renda. Em 1960, com o cruzamento das espécies, ocorreu uma defasagem no processo da apicultura, já que as abelhas se tornaram mais defensoras e os trabalhadores ainda não tinham os métodos ideais para sua proteção. 

Atualmente, com o avanço da tecnologia inclusive no que refere aos EPIs para Apicultura, a prática já é muito comum em diversos países, crescendo mais e mais a cada dia que passa. No entanto, cresce também o número de acidentes envolvendo a atividade, o que não é nenhum pouco positivo. 

Por este motivo, decidimos criar este artigo para falarmos um pouco mais sobre os equipamentos de proteção individual para a criação de abelhas, bem como tudo que você precisa saber para a segurança do trabalho nessas situações. 

Normas de segurança na Apicultura

No Brasil, para que haja Segurança do Trabalho nas atividades profissionais, existem as Normas Regulamentadoras que vão do número 01 ao 38. Cada uma delas é responsável por determinar todas as boas práticas bem como as obrigatoriedades de cada área profissional envolvida em determinada atividade.

Quanto à apicultura, essa prática está prevista dentro da NR 31, que faz referência à Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. Todas as atividades agroindustriais deverão cumprir esta NR.

Segundo o item 31.3.1, é dever da Secretaria de Inspeção do Trabalho SIT, através do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho – DSST, definir, coordenar, orientar e implementar a política nacional em segurança e saúde no trabalho rural a fim de:

  • identificar os principais problemas de segurança e saúde do setor, estabelecendo as prioridades de ação, desenvolvendo os métodos efetivos de controle dos riscos e de melhoria das condições de trabalho;
  • avaliar periodicamente os resultados da ação;
  • prescrever medidas de prevenção dos riscos no setor observado os avanços tecnológicos, os conhecimentos em matéria de segurança e saúde e os preceitos aqui definidos;
  • avaliar permanentemente os impactos das atividades rurais no meio ambiente de trabalho;
  • elaborar recomendações técnicas para os empregadores, empregados e para trabalhadores autônomos;
  • definir máquinas e equipamentos cujos riscos de operação justifiquem estudos e procedimentos para alteração de suas características de fabricação ou de concepção;
  • criar um banco de dados com base nas informações disponíveis sobre acidentes, doenças e meio ambiente de trabalho, dentre outros.

No parágrafo “G”, consta a obrigatoriedade do uso de vestimentas adequadas e equipamentos de proteção para cada atividade, incluindo os EPIs para apicultura. Veja:

g) proteção do corpo inteiro nos trabalhos que haja perigo de lesões provocadas por agentes de origem térmica, biológica, mecânica, meteorológica e química:

  • aventais;
  • jaquetas e capas;
  • macacões;
  • coletes ou faixas de sinalização;
  • roupas especiais para atividades específicas (apicultura e outras).

EPI para trabalho com abelhas

Dentre os principais EPIs para Apicultura estão:

  • Máscara respiratória semifacial;
  • Bota branca de PVC;
  • Luva de Segurança (PVC, látex ou malha de aço, a depender dos riscos).

Dentre estes, o Macacão de Apicultor é sempre o produto mais lembrado. Não podemos dizer que é o de maior importância, já que cada EPI tem sua particularidade. No entanto, é responsável por oferecer proteção a maior parte do corpo do usuário.

Vamos falar mais sobre ele? 

Macacão de Apicultor 

O macacão de apicultor é geralmente produzido em brim, poliéster, microfibra, gabardine, albene ou nylon, sendo os dois últimos os mais recomendados para a atividade. Isso porque através deles, as abelhas não conseguem introduzir o ferrão na trama, o que oferece proteção para o profissional como também para a colmeia, já que evita que elas morram.

Alguns materiais podem, inclusive, ser resistentes a pequenas fagulhas e ao toque da fornalha quente do fumigador. Possui formato bem adequado para a atividade, com bolsos grandes, capuz e pode ou não possuir uma máscara fixa. Oferece um sistema de ventilação nos braços, pernas, peito e costas, para um maior conforto de temperatura.

É importante também que contenha elástico nos punhos com um cordão que se prende ao dedo polegar, a fim de impedir que a manga suba. Nas pernas, o mesmo sistema de elásticos é esperado. Possui fechamento de zíper na vertical.

Equipamentos utilizados na Apicultura

Além dos EPIs para Apicultura, existem diversos outros equipamentos que são utilizados nesta prática e que são indispensáveis para a produtividade dos trabalhadores. São eles: 

  • Fumigador
  • Formão do Apicultor 
  • Raspador
  • Centrífuga 
  • Espanador 
  • Faca. 
  • Saca-quadros (levanta-quadros)
  • Enxada

O trabalho na apicultura tem insalubridade?

Sim! De acordo com o Ministério da Economia, o trabalho do Apicultor é uma atividade insalubre devido aos riscos que oferece ao trabalhador. Por este motivo, tem direito ao adicional de insalubridade e todos os demais benefícios.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.