Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

EPI e a segurança do trabalho – tudo que você precisa saber

Tempo de Leitura: 3 minutos

epi segurança do trabalho

Os acidentes de trabalho são mais frequentes que podemos imaginar. Por isso, a importância da conscientização do uso do EPI e a prática da segurança do trabalho.

Hoje em dia, cerca de 700.000 acidentes acontecem por ano!

Um número elevado, levando em consideração as inúmeras medidas de segurança existentes para assegurar a proteção ao trabalhador. É essencial a conscientização das empresas sobre a supervisão de um profissional da área de segurança do trabalho, assim, é possível prevenir alguns riscos e proporcionar um ambiente seguro e protegido para os colaboradores.

O Ministério do Trabalho criou as Normas Regulamentadoras relativas à medicina, higiene e segurança do trabalho. O objetivo das NRs é estabelecer normas que visam garantir a integridade física e saúde dos trabalhadores, sendo obrigatória para todas as empresas com funcionários contratados no regime da CLT – Consolidação das Leis de Trabalho.

Confira todas as NRs em vigor aqui!

Se você ainda tem dúvida sobre a importância dos EPIs e a Segurança do Trabalho. Você precisar ler este post até o final!

E saiba o motivo do EPI e a segurança do trabalho possuir papel fundamental na prevenção de acidentes de trabalho!

A importância das NRs na segurança do trabalho

É importante que o empregador entenda quais as NRs pertinentes para o negócio para proteger os empregados de qualquer risco ambiental no local de trabalho. A NR 6 surgiu para estabelecer a obrigatoriedade da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, sendo uma das  medidas de segurança do trabalho para que o colaborador sinta-se seguro para exercer as atividades na sua jornada diária.

As normas regulamentadoras tem o objetivo de promover a saúde e segurança do trabalho. Criadas pelo MTE, elas tem papel fundamental no dia a dia das empresas. Cumprir as NRs é obrigatório! Caso a empresa não cumpra, terá que pagar uma multa.

Saiba mais sobre as Fiscalizações e Penalidades estabelecidas na NR 28!

Como podemos identificar o EPI adequado?

É preciso da opinião de um profissional de segurança do trabalho. Algumas empresas possuem o SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, também sendo obrigatório de acordo com a NR 4, estabelecendo que todas as empresas privadas e públicas, órgãos públicos que possuam empregados regidos pela CLT, devem possuir o SESMT.

Este profissional irá compreender os riscos existentes no seu local de trabalho e definir quais os EPIs que você deverá adquirir para os seus colaboradores. Assim como, medidas de segurança do trabalho, EPCs e dicas para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores.

O uso do EPI e a segurança do trabalho é o caminho certo para a proteger os trabalhadores. Afinal, os profissionais da segurança do trabalho são os responsáveis por definir os Equipamentos de Proteção Individual adequado para cada atividade realizada na empresa.

E se o funcionário não utilizar o EPI?

De acordo com a NR 6, é dever do empregado fazer o uso dos EPIs disponibilizados e propostos pelo empregador, em alguns casos, o trabalhador poderá ser demitido por justa causa. Porém, para que o funcionário faça o uso de EPIs é preciso trabalhar a conscientização da segurança do trabalho. A conscientização pode ser feita de diversas maneiras, como palestras, eventos, SIPAT e o mais importante, o treinamento!

É através do treinamento que o trabalhador se sentirá preparado para realizar as atividades profissionais com tranquilidade e consequentemente, também fará parte da conscientização do mesmo em relação as medidas de segurança do trabalho e o uso dos equipamentos de proteção individual.

Assim, o trabalhador compreenderá a importância da utilização, compreendendo os riscos que o mesmo estará exposto durante a jornada de trabalho e para que serve cada tipo de EPI.

Como fazer o controle da entrega dos EPIs?

Para garantir o controle da entrega dos equipamentos para os colaboradores é preciso da Ficha de EPI. O empregador precisa documentar que fez a entrega do EPI para o funcionário e assinar o termo de responsabilidade na qual o mesmo se responsabilize pela utilização dos equipamentos de proteção individual.

Baixe a ficha de EPI gratuitamente aqui!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.