Blog   EPIs   11 de março de 2020

EPI para Serralheiro

Tempo de Leitura: 5 minutos
epi para serralheiro

A Serralheria é uma das atividades que mais oferecem riscos à saúde do trabalhador. Por este motivo, a utilização do EPI para Serralheiro é não só obrigatória, como fundamental, tanto para a proteção do usuário quanto para manter a empresa em dia com a legislação.

Isso porque além de essenciais para a Segurança do Trabalho, os Equipamentos de Proteção Individual são previstos em lei. Dessa forma, sua utilização é um dever dos trabalhadores, enquanto o fornecimento deve ser dado gratuitamente pelo empregador.

Essas determinações são previstas na NR 6 – a Norma Regulamentadora responsável por tudo que é relacionado aos EPIs. Se a sua empresa possui funcionários em regime CLT e ambientes ou atividades que acabam expondo os colaboradores a algum tipo de risco, o seguimento desta norma é obrigatório.

O não cumprimento, além de colocar a segurança das suas equipes de trabalho em jogo, estará colocando a sua empresa em risco judicial. Ou seja, em caso de acidentes do trabalho ou auditorias fiscais, você pode ser penalizado se não estiver com tudo em dia.

Por este motivo, conhecer os tipos de EPI para Serralheiro, como escolhê-los, quais os riscos da profissão entre outros é tão importante. Somente assim você terá o embasamento necessário para duas coisas: 

  1. Aplicar as medidas preventivas cabíveis para a proteção dos colaboradores;
  2. Manter sua empresa em dia com a legislação para evitar multas e processos judiciais.

Espero que você goste da leitura! 

O que faz um Serralheiro? 

Para compreender a importância do EPI para Serralheiro, antes, é necessário entender o que este profissional faz e quais são suas atividades. Dessa forma, podemos dizer que este profissional trabalha tanto em indústrias diversas quanto em serralherias específicas. 

Dentre suas principais atividades está a realização de cortes, soldagens e furações em variados tipos de metais como ferro e alumínio. Através dessa ação, desenvolvem peças como portas, automóveis, janelas, esquadrias, grades, entre muitos outros produtos. 

Geralmente, as áreas industriais exigem que o Serralheiro possua uma formação técnica, já que a atividade demanda certa experiência devido ao risco. Portanto, conhecimentos sobre técnicas de dobras, soldagens, cuidados com a segurança, manuseio de produtos metálicos, são alguns exemplos que poderão ser diferenciais. 

Além disso, é interessante que o profissional tenha também noções básicas sobre desenhos técnicos e cálculos matemáticos. Isso irá facilitar o processo de entendimento das máquinas que serão utilizadas e, na verdade, quanto mais conhecimento melhor, certo?

Principalmente sobre as medidas de segurança! Conhecer a importância do EPI para Serralheiro e fazer o uso correto dos equipamentos é crucial para sua proteção durante a rotina profissional. Por isso, a informação deve andar sempre em conjunto com a prevenção de acidentes. 

Riscos da Profissão e como Controlá-los

É verdade quando dizemos que esta é uma das profissões de maior risco à saúde dos trabalhadores. Por isso o uso do EPI para Serralheiro é tão importante! O profissional deverá utilizar não só um modelo, como vários. Mas isso veremos logo abaixo.

Antes, vamos ver os principais riscos dessa profissão separados por tipo: 

  • Riscos Físicos: ruídos excessivos, que podem causar a perda auditiva com o passar do tempo, queimaduras, cortes e amputações;
  • Químicos: queimaduras com produtos químicos, radiações, lesões pulmonares pela inalação dos produtos, etc;
  • Ergonômicos: má postura, lesão por esforço repetitivo, etc;
  • Riscos de Acidentes: piso irregular, maquinário com problema, problemas com os equipamentos, instalações elétricas, fiação, etc.

Como você pode ver, são muitos os riscos que envolvem a profissão do serralheiro – de todos os tipos e estilos. Isso prova a necessidade da aplicação das Medidas de Controle de Risco adequadas para cada momento. 

Essas medidas deverão ser aplicadas de três maneiras diferentes: no foco do risco, eliminando-o quando for possível; no ambiente do risco, a fim de atenuá-lo; ou, em último caso, no receptor do risco, ou seja, no próprio trabalhador, a fim de diminuir o impacto do risco na pessoa em questão. 

Como combater cada um dos riscos? 

Tanto os riscos quanto as medidas preventivas deverão ser determinados através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. No entanto, existem algumas dicas comuns a certos tipos de risco que podemos exemplificar a você. 

Riscos Físicos: 

  • Realize uma manutenção preventiva em cada uma das máquinas e equipamentos utilizados;
  • Afaste os equipamentos e máquinas das paredes; 
  • Crie corredores de circulação de som (mínimo 1,20m) para minimizar ruídos;
  • Procure fixar máquinas e equipamentos no piso, a fim de evitar a trepidação;
  • Quando há possibilidade, enclosure a máquina ou equipamento ou utilize silenciador;
  • Forneça os tipos de EPI para Serralheiro (que veremos mais abaixo) sempre que as medidas de controle de risco forem insuficientes. 

Riscos Químicos:

  • Verifique a possibilidade de substituição da substância tóxica por uma atóxica ou que possua um grau menor de toxicidade.
  • Busque ambientes que ofereçam uma ventilação natural;
  • Se não for possível a ventilação natural, forneça uma ventilação forçada, diluidora ou exaustora;
  • Procure isolar as atividades que envolvam soldagens e pinturas;
  • Mantenha na empresa todas as informações e o controle sobre os produtos tóxicos utilizados, através da Ficha de Informação sobre Segurança do Produto Químico – FISPQ.

Riscos Ergonômicos:

  • Mantenha as bancadas de trabalho bem organizadas e instrua seus colaboradores a mantê-las assim;
  • Proporcione um local de trabalho onde o trabalhador não necessite ficar curvado ou em má postura;
  • Evite o transporte manual de cargas ou, então, que o peso não comprometa a saúde dos trabalhadores.

Risco de Acidente: 

  • Instale uma Sinalização adequada no ambiente;
  • Mantenha tudo organizado;
  • Evite materiais soltos pelo chão;
  • Realize manutenção frequente em ferramentas, máquinas e equipamentos;
  • Forneça Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC);
  • Busque manter o ambiente limpo.

Para todos os casos, o uso do EPI para Serralheiro será obrigatório quando todas as medidas forem tomadas e ainda assim não forem suficientes. É o que determina a NR 6, que veremos no item a seguir. 

NR 6

A NR 6 é a Norma Regulamentadora que determina tudo que possui relação com os Equipamentos de Proteção Individual. Logo no item 6.1, os EPIs são definidos como:

“Todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.”

De acordo com a Norma, a companhia é obrigada a fornecer aos colaboradores, gratuitamente, os EPIs adequados ao risco. Ou seja, com o EPI para Serralheiro é a mesma coisa! E os equipamentos deverão ser entregues em perfeito estado de conservação e funcionamento em qualquer uma das situações abaixo: 

  1. sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
  2. enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
  3. para atender a situações de emergência.

Além disso, também são obrigações do empregador: 

  1. Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
  2. Exigir seu uso;
  3. Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  4. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  5. Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
  6. Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
  7. Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
  8. Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico

No entanto, não é apenas a empresa que possui suas responsabilidades. Dessa forma, cabe ao funcionário: 

  1. usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
  2. responsabilizar-se pela guarda e conservação;
  3. comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,
  4. cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Mas afinal de contas, quais são os tipos de EPI para Serralheiro? É o que veremos a seguir.

Tipos de EPI para Serralheiro 

A definição de qual EPI para Serralheiro utilizar deverá vir do PPRA, que irá avaliar, identificar e analisar cada um dos riscos do ambiente. No entanto, podemos afirmar que os itens a seguir são com certeza os mais procurados neste sentido: 

Procurando EPI para Serralheiro? Conte com a Prometal EPIs! Aqui nós oferecemos não apenas produtos e equipamentos como, também, uma verdadeira experiência em Segurança do Trabalho! 

Dessa forma, fique à vontade para nos contatar em caso de dúvidas, sugestões ou orientações. Estamos aqui para melhor atender você e ser o seu parceiro na busca por ambientes mais seguros para os trabalhadores.

Continue a sua leitura com NR 19: a Norma Regulamentadora dos Explosivos

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.