Blog   EPIs   12 de agosto de 2020

EPI para Dentista – Saiba mais!

Tempo de Leitura: 5 minutos
EPI para Dentista

A utilização de EPI para Dentista é fundamental para proteger o trabalhador que atua em um ambiente de risco. Regulamentados pela NR 6, os Equipamentos de Proteção Individual são obrigatórios e estão presentes na maioria das profissões e atividades laborais.

O fornecimento deve ser feito de maneira gratuita pelo empregador, que deve, também, orientar e treinar os colaboradores para o uso. Como muitas vezes odontologistas trabalham de maneira autônoma, eles mesmos devem adquirir e fazer uso dos equipamentos.

Muitas vezes, é imprescindível contar com uma equipe de Segurança do Trabalho para que possa ser feita a análise de riscos presentes no local. Somente assim será possível avaliar, identificar e definir qual o tipo de EPI para Dentista será necessário, entre outras questões.

Uma coisa é certa: os EPIs salvam muitas vidas. Evitam acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais. Por este motivo, devem ser levados com responsabilidade e seriedade! Se você é dentista, conhece alguém ou apenas se interessa neste assunto, fique ligado neste artigo!

Aqui você vai conhecer: 

  • Quais EPI para Dentista deve ter no consultório odontológico;
  • Os demais itens necessários, que não são considerados EPI;
  • Quais as Responsabilidades do Empregador, Funcionário e Fabricante dos EPIs;
  • Onde adquirir os EPIs com o melhor custo-benefício.

Tenha uma boa leitura! 

EPI para Dentista: quais são eles?

Os Equipamentos de Proteção Individual para profissionais da área da saúde são extremamente importantes já que estes colaboradores estão em contato diário com contaminantes dentre outros riscos. 

Por este motivo, com os consultórios odontológicos não seria diferente. A utilização de EPI para Dentista é fundamental. Tanto é que nos colocando na posição de clientes, é praticamente impossível recordar de alguma vez que tenhamos ido ao dentista e o profissional estava sem luvas de segurança, por exemplo. 

No entanto, além das luvas, existem diversos outros EPIs tão importantes como e é isso que veremos neste tópico. Dessa forma, a lista de EPI para Dentista é a seguinte: 

  1. Luvas de Segurança;
  2. Óculos de Proteção;
  3. Calçado de Segurança
  4. Macacão de proteção (principalmente durante este momento de pandemia, para proteção das vestimentas).

Estes são os únicos itens considerados Equipamentos de Proteção Individual que serão utilizados em um consultório odontológico. No entanto, além dos EPIs, outros itens também são importantes, como os que vamos ver a seguir.

Além dos EPIs,

Além dos EPIs, existem outros itens fundamentais para a segurança dos profissionais em um consultório de dentistas. Mesmo não sendo considerados EPIs, eles também devem ser fornecidos pelo empregador ou utilizados pelo profissional com responsabilidade.

São eles: 

  1. Touca Descartável;
  2. Avental (ou Jaleco);
  3. Máscara Cirúrgica;
  4. Uniforme profissional.

Qual a Importância dos EPIs?

Fica muito fácil entendermos a importância do uso de EPIs se dermos uma olhada Anuário Brasileiro de Proteção. Este conteúdo traz dados sobre os Acidentes do Trabalho no Brasil e no mundo e mesmo com toda a tecnologia a nosso favor, os números ainda assustam. 

Se tratando de Acidentes do Trabalho que levam à morte, o nosso país ocupa o 3º lugar no ranking, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. Quanto aos Acidentes do Trabalho no geral, a notícia não é tão ruim mas continua preocupante: ocupamos o 5º lugar, depois de México, França, Alemanha e Estados Unidos. 

O que mais impressiona, é que a grande maioria dessas situações poderia ter sido evitada se o uso de EPIs tivesse sido feito de maneira adequada. Por este motivo, utilizar, fornecer e orientar quanto à utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual é fundamental para que a Segurança do Trabalho seja eficiente.

É hora de mudarmos os índices para melhor. É tempo de conscientização e evolução para a segurança de todos em seus locais de trabalho. Mas quem será que deve fornecer os equipamentos? Quais são as responsabilidades de cada um quanto ao EPI para Dentista?

É o que veremos no tópico seguinte. 

Responsabilidades quanto ao EPI

Segundo a NR 6 – Norma Regulamentadora responsável por determinar todas as diretrizes quanto aos Equipamentos de Proteção Individual, todo mundo tem suas responsabilidades quando o assunto é EPI, independente da profissão.

Assim sendo, veja abaixo as responsabilidades do Empregador, Colaborador e também do Fabricante de EPI para Dentista. 

Responsabilidades do empregador

6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI :

a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;

b) exigir seu uso;

c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;

f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,

g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.

h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. (Inserida pela Portaria SIT/DSST 107/2009)

Responsabilidades do trabalhador

6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;

b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;

c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,

d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Responsabilidades de fabricantes e/ou importadores

6.8.1 O fabricante nacional ou o importador deverá:

a) cadastrar-se junto ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; 

b) solicitar a emissão do CA; 

c) solicitar a renovação do CA quando vencido o prazo de validade estipulado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho; 

d) requerer novo CA quando houver alteração das especificações do equipamento aprovado; 

e) responsabilizar-se pela manutenção da qualidade do EPI que deu origem ao Certificado de Aprovação – CA;

f) comercializar ou colocar à venda somente o EPI, portador de CA;

g) comunicar ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho quaisquer alterações dos dados cadastrais fornecidos; h) comercializar o EPI com instruções técnicas no idioma nacional, orientando sua utilização, manutenção, restrição e demais referências ao seu uso;

i) fazer constar do EPI o número do lote de fabricação; e,

j) providenciar a avaliação da conformidade do EPI no âmbito do SINMETRO, quando for o caso;

k) fornecer as informações referentes aos processos de limpeza e higienização de seus EPI, indicando quando for o caso, o número de higienizações acima do qual é necessário proceder à revisão ou à substituição do equipamento, a fim de garantir que os mesmos mantenham as características de proteção original.

l) promover adaptação do EPI detentor de Certificado de Aprovação para pessoas com deficiência. 

Onde adquirir EPI para Dentista? 

Como você viu, sendo considerado EPI ou não, fornecer os itens de segurança para os profissionais em um consultório odontológico é um dever do empregador. No entanto, muitas vezes o profissional não possui uma equipe de Segurança do Trabalho para lhe auxiliar. 

Nestes momentos, torna-se ainda mais importante adquirir os produtos em um Distribuidor de EPIs de confiança. Não somente para oferecer a você as melhores opções, como também para que possa oferecer uma orientação especializada caso você precise.

Aqui na Prometal EPIs você encontra todos os tipos de EPI para Dentista, além de outros itens de segurança que não são considerados dessa forma, mas são igualmente importantes. Além disso, você também conta com uma equipe especializada e pronta para oferecer a você um atendimento confiável e com segurança.

Está esperando o quê? Venha nos visitar ou nos chame através do formulário no canto direito da tela.

Continue a sua leitura com A importância do Uso do EPI e a conscientização.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.