Blog   EPIs   16 de julho de 2021

A diferença entre a máscara PFF2 com válvula e sem válvula

Tempo de Leitura: 5 minutos
máscara PFF2 com válvula

A máscara PFF2 com válvula ou sem válvula é a maneira mais conhecida de chamar o EPI que na verdade é um respirador. Este produto está sendo muito procurado desde o início da pandemia do Coronavírus, chegando até a ter momentos de escassez no mercado.

Por este motivo, começaram a surgir muitas dúvidas já que pessoas leigas em segurança do trabalho começaram a procurar o produto e não somente profissionais, como era anteriormente. Dentre essas dúvidas, está a questão da válvula.

Essa dúvida é muito importante porque, mesmo parecendo um detalhe, faz toda a diferença no equipamento. Já vimos diversas pessoas aqui na loja, por exemplo, levando um dos modelos achando que era para uma coisa, quando na verdade, era para outra.

Por sorte conseguimos efetuar a troca a tempo e deu tudo certo. Pois utilizar um EPI errado perante um agente de risco pode ser muito prejudicial à saúde e, neste caso, até chegar a desenvolver doenças ocupacionais ou quem sabe contraindo Covid-19, já que somente um dos modelos é eficiente contra o vírus (e suas variantes).

Portanto se essa é uma dúvida que você possui, aproveite este conteúdo. Ou se você conhece alguém que já ficou com essa questão na cabeça, envie para essa pessoa. A informação é primordial para a prevenção. Boa leitura!

O que é a máscara PFF2? 

A máscara PFF2 (ou melhor, respirador PFF2) é um EPI destinado à proteção das vias aéreas do trabalhador contra diversos tipos de fumos ou agentes biológicos. É utilizado sempre que a concentração do agente não seja maior do que 10x o limite de tolerância.

Este produto tem eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%, o que é ótimo em relação a outros equipamentos menos resistentes. Deveria ser utilizado de maneira descartável, porém, depois da pandemia da Covid-19 este prazo foi estendido já que o EPI começou a ficar em escassez no mercado.

A partir disso, o ideal é seguir a recomendação do fabricante, e garantir que o produto seja armazenado e manuseado com cuidado. Havendo qualquer necessidade de troca, o equipamento deve ser substituído, pois pode facilmente ficar contaminado.

É produzido geralmente em TNT (tecido não tecido) para uso específico médico-hospitalar, além de possuir tecido sintético, 100% polipropileno atóxico em sua composição. É composto de duas lâminas de TNT e um meio filtrante produzido pelas microfibras sintéticas que são tratadas de forma eletrostática.

Por fora, o EPI é coberto por uma última camada de TNT azul, no intuito de proteger o meio filtrante e as fibras para que não fiquem soltas. Além disso, tem outra característica: pode conter, ou não, uma válvula de escape.

É melhor a PFF2 com válvula ou sem válvula?

Existem dois tipos de respiradores PFF2: o que possui válvula e o modelo sem válvula. Embora pareça só um detalhe, essa característica faz toda a diferença para o uso e especificação do EPI, e por isso deve ser levada em consideração.

A questão é que a válvula serve para regular a temperatura do ar da respiração que fica preso no EPI a fim de evitar a criação de umidade. Ou seja, é muito útil para profissionais que utilizam o equipamento para prevenir a inalação de poeiras, por exemplo.

No entanto, no escape de ar pela válvula não há um meio filtrante, permitindo que se a pessoa tiver contraído o vírus, continue espalhando ele por aí. Por este motivo, para a utilização contra agentes biológicos, como o Coronavírus, o correto é a máscara PFF2 ou (respirador PFF2) sem a válvula.

Dessa forma percebemos que não existe melhor ou pior e, sim, a mais indicada para determinadas situações. Levar este ponto em consideração é muito importante pois, utilizar um PFF2 com válvula para o contato com o Coronavírus é inútil. 

Assim, o usuário estaria exposto ao risco igual. Já o profissional de uma obra não precisa utilizar sem válvula, já que um respirador PFF2 com válvula é mais confortável e pode ser utilizado nestes casos. 

Portanto, lembre-se de levar este ´ponto em consideração quando for adquirir o seu PFF2 com válvula ou sem válvula. Outro ponto importante é quanto ao descarte. Um equipamento infectado não pode ser descartado de qualquer jeito, já que o vírus pode se proliferar.

Vamos ver mais sobre isso!

Como descartar a PFF2 contaminada? 

Como a máscara PFF2 sem válvula está sendo muito utilizada contra o Coronavírus, é muito importante falarmos sobre o descarte correto deste EPI, já que este fator pode ser um forte disseminador do agente. 

Em caso de contato com vírus e bactérias, todos os EPIs utilizados devem ser descartados em um lixo específico para materiais contaminados. Para isso, procure o setor responsável por essa responsabilidade na empresa ou órgão em que trabalha.

PFF2 e o Coronavírus

A máscara PFF2 é o EPI ideal para ser utilizado contra o coronavírus e também suas variáveis. Inclusive, alguns países da Europa estão voltando a indicar este como o equipamento correto, e não mais as máscaras de tecido.

No entanto, aqui no Brasil ainda não há recomendação para que se volte a utilizar as PFF2 e sim, continuar utilizando as máscaras de tecido. Pesquisas da Universidade Federal do Paraná indicam a utilização de duas máscaras: uma descartável por baixo e a de tecido por cima para uma proteção mais adequada.

No início da pandemia ocorreu uma escassez de PFF2 no mercado, o que fez com que as máscaras de tecido fossem aprovadas pelo governo para a utilização. Isso ocorreu porque profissionais da linha de combate ao vírus estavam ficando sem o equipamento, já que fábricas do mundo inteiro não estavam dando conta da produção.

A boa notícia é que o processo de produção voltou ao normal e hoje em dia não é prevista uma escassez novamente, nem mesmo se as autoridades voltarem a indicar a utilização do EPI por toda a população. Assim esperamos, certo?

Outros tipos de Respiradores

A máscara PFF2 com válvula ou sem válvula não é o único respirador do mercado, apesar de ser de uso específico para as situações que elencamos acima. Vamos conhecer um pouco mais sobre os outros EPIs de proteção respiratória?

Podemos separar os respiradores em 4 tipos: Respirador Facial; Semifacial; ¼ Facial; e Respirador Sem Manutenção. Veja abaixo:

  1. Respirador Facial: O respirador facial oferece proteção para o rosto inteiro do usuário, e não somente para a respiração. É considerado uma peça só, já que o filtro purificador de ar e o óculos de proteção formam um só EPI. 
  2. Semifacial: Similar ao anterior, porém com uma diferença – o óculos de proteção deve ser acoplado, porque não vem no produto. Ou seja, ele não é uma peça só que nem o anterior, mas se encaixa perfeitamente com outro equipamento. 
  3. ¼ Facial: Esteticamente ainda menor que o anterior, este produto oferece proteção apenas para as vias aéreas e uma pequena parte do rosto. É necessário acoplar os filtros e também pode ser utilizado com óculos de segurança. 
  4. Respirador Sem Manutenção: Este modelo é onde se enquadram as máscaras PFF2 com válvula e sem válvula, além dos respiradores PFF1 e PFF3. Geralmente devem ser utilizadas como uso único – a não ser no caso do Coronavírus.

Veja nosso vídeo que mostra a diferença entre a máscara N95, PFF2 e o respirador semi-facial:

PFF1, PFF2 e PFF3 – saiba mais!

PFF significa Peça Facial Filtrante e o número corresponde ao tipo de proteção que oferece. Por este motivo, contra o coronavírus, somente é utilizado o PFF2. Os demais modelos não oferecem a proteção adequada. 

Veja as principais diferenças entre eles:

  • PFF1 / P1: Poeiras e/ou Névoas (aerossóis mecanicamente gerados). Utilizar se a concentração for menos que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 80% e penetração máxima de 20%.
  • Respirador PFF2 / P2: Protege contra Fumos (aerossóis termicamente gerados) e/ou de toxidez desconhecida. Você pode utilizar desde que a concentração não seja maior que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%.
  • PFF3 / P3: Particulados altamente tóxicos (LT < 0,05 mg/m³) e/ou de toxidez desconhecida. Se o ambiente estiver ate 10 vezes o limite de tolerância do contaminante. Eficiência mínima de 99,7% e penetração máxima de 0,03%.

Onde comprar PFF2 com válvula e sem válvula?

Aqui na Prometal EPIs você encontra todos os tipos de Respiradores, inclusive a máscara PFF2 com válvula e sem válvula. Venha conferir!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.