Blog   Segurança do Trabalho   04 de dezembro de 2019

Cones de Sinalização: Qual escolher?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Cones de Segurança

Hoje nós vamos falar sobre os Cones de Sinalização, que você já deve estar cansado de ver por aí. Estes objetos tão comuns no nosso cotidiano possuem uma serventia enorme não só para a Segurança do Trabalho, como para a sociedade num geral. 

Isso porque como você deve imaginar, eles servem para sinalizar caminhos e delimitar espaços que serão importantes para preservar a segurança física de todos. Seja de quem está passando pelo local ou de quem está trabalhando em um ambiente de risco. 

Por este motivo, é fundamental saber identificar os diferentes tipos de Cones de Sinalização, bem como suas cores, formatos, etc. Isso permitirá que você escolha o modelo ideal para o seu objetivo, sem contar que não estará faltando com a legislação. 

Além disso, existem características bem específicas nos cones que servem para informar a quem está passando se aquele local demarcado está de maneira fixa ou temporária. Bem, mas não vamos dar mais spoilers. 

Se você deseja saber mais sobre os cones de sinalização, fique ligado no artigo de hoje! 

O que são os Cones de Sinalização? 

Cones de Sinalização são aqueles objetos cônicos que servem para demarcar situações em estradas, vias públicas ou ambientes de trabalho que precisem ser limitados ou sinalizados. O objetivo principal é garantir a segurança daqueles que passam pelo local ou que estão trabalhando naquele ambiente. 

Alguns modelos são regulamentados pela norma NBR 15071, que trata sobre o Boletim Técnico do equipamento. Além disso, de maneira indireta, também são mencionados na NBR 9735. Essa segunda norma brasileira faz referência aos kits de segurança para transportes de produtos perigosos. 

Vamos ver rapidamente o que diz cada uma destas normas?

NBR 15071

O Boletim Técnico Cone NBR 15071 é a norma brasileira que determina as características obrigatórias que o cone padrão deve possuir para que seja adequado. Além disso, a NBR também estabelece as boas práticas sobre guarda, manutenção e higienização do produto.

Veja a descrição da própria NBR para os Cones de Sinalização Padrão: 

“Descrição do Produto: Cone para Sinalização e Segurança Viária injetado em PVC na cor laranja. Para uma melhor sustentação possui 8 sapatas (pés de apoio) em sua base. Possui duas faixas refletivas tipo colmeia na cor branca e com retro refletância de 250 candelas. 

As faixas são confeccionadas em PVC microprismático e possui espessura de 0,25mm e com forro de PVC com espessura de 0,20mm.”

Abaixo você confere as dimensões deste modelo de Cones de Sinalização, segundo a NBR 15071. 

Segundo a NBR, o cone de sinalização deverá:

  • Possuir as dimensões dadas na tabela acima; 
  • Não sofrer alterações com intempéries;
  • Não deve tombar quando aplicada uma carga de 6,0N;
  • Deve possuir estabilidade ao calor sem sofrer alterações;
  • Faixa refletiva flexível, sem apresentar rachaduras;
  • Entre outros.

Todas essas características serão averiguadas através de testes rigorosos determinados pela própria NBR. Se o cone for aprovado, então poderá ser distribuído ao mercado. 

NBR 9735

A NBR 9735 é uma norma brasileira que tem como principal objetivo proteger a saúde e segurança física dos trabalhadores que atuam com o transporte de cargas perigosos. Dessa forma, a norma determina quais equipamentos deverão ser utilizados e mantidos dentro do caminhão para serem utilizados em situações de emergência. 

Estes equipamentos obrigatórios irão compor o kit de segurança, que deverá conter: 

  • Calços de pneus: em quantidade adequada ao tipo de unidade de transporte descrito na NBR;
  • Jogo de ferramentas: alicate universal, chave de fenda ou Philips e chave apropriada para desconexão do cabo da bateria;
  • Extintor de incêndio: conforme as Tabelas 3 e 4 da ABNT NBR 9735;
  • Itens para manuseio de materiais radioativos: definidos pelo Supervisor de Proteção Radiológica (SPR), dependendo do tipo de produto transportado.
  • Cones de Sinalização: quatro, de acordo com a ABNT NBR 15071;

Ou seja, empregadores, colaboradores e pessoas envolvidas profissionalmente com cargas perigosas, deverão seguir a NBR 9735. Assim, os condutores deverão carregar sempre os Cones de Sinalização dentre os demais equipamentos consigo na cabine do caminhão. 

Mas será que existe somente um cone de sinalização? É o que veremos a seguir!

Principais Tipos de Cones de Sinalização 

A diferença mais importante que você irá encontrar dentre os Cones de Sinalização é a cor. Isso porque até existem cones de diferentes tamanhos, mas o que irá importar mesmo na hora de escolher e determinar o local que ficará o produto, são as cores. 

Portanto, lembre-se sempre: 

Os cones laranjas com as faixas brancas, prateadas ou refletivas, são utilizados para sinalizações móveis. Ou seja, para sinalizar um perímetro que não seja fixo. Ou seja, para chamar atenção de alguma manutenção ou situação que esteja acontecendo de maneira temporária. 

Já os cones pretos com as faixas amarelas são mais utilizados para sinalizações fixas. Ou seja, para sinalizar locais ou situações que não precisarão ser mudados ou que não sofrerão alteração nos próximos momentos. 

Estes dois modelos podem ser encontrados de diferentes tamanhos: 50 ou 75 cm. Para escolher qual o tamanho ideal, vai depender da situação que você deseja sinalizar. Ela exige uma sinalização mais alta? Ou de repente pode ser uma sinalização mais baixa mas com um maior número de cones? 

Quanto aos Kits de Segurança para caminhoneiros que transportam cargas perigosas, que mencionamos acima, há a necessidade dos dois tipos de cones. Isso porque o laranja e branco sinaliza a via, por exemplo, enquanto o preto e amarelo irá sinalizar que aquele perímetro deverá se manter fixamente isolado. 

Se você deseja saber mais sobre as cores dos Cones de Sinalização, pode assistir a este vídeo do nosso youtube: 

Quando trocar um Cone de Sinalização? 

Os Cones de Sinalização também são considerados Equipamentos de Proteção Coletiva. Por este motivo, devem ser mantidos em ótimo estado para que desempenhem o seu papel por mais tempo e sem perder a visibilidade. 

Por este motivo, a NBR 15071 estabelece os cuidados que você deve ter com o produto para que este seja durável. Quanto a estocagem, a norma recomenda que seja mantido em local coberto e arejado. Caso os equipamentos fiquem na rua, devem ser cobertos com uma lona ou material parecido, que os proteja de intempéries. 

A NBR também determina que a higienização dos cones de sinalização seja feita sempre com água e sabão neutro apenas. Esses pequenos detalhes irão fazer com que os Cones de Sinalização possuam uma durabilidade ainda maior, que acaba implicando em economia para o seu bolso. 

Quanto à necessidade de troca, bem, a verdade é que atualmente não existe uma regulamentação sobre estas condições. Por isso, é difícil esclarecer esta dúvida com algum embasamento legal. 

Porém, como qualquer equipamento de sinalização, é ideal que esteja em perfeitas condições. Busque substituir o cone se o mesmo estiver quebrado, não ficar em pé ou se estiverem com os refletivos avariados. 

Onde comprar Cones de Sinalização? 

Cones de Sinalização? É na Prometal EPIs

Aqui na Prometal EPIs você garante as melhores opções de cones de sinalização à pronta entrega! E não para por aí… Aqui você também pode aproveitar as melhores condições de pagamento e vantagens exclusivas para você. 

Entre em contato conosco pelo chat aqui do canto da tela ou comentando aqui embaixo! 

Continue a sua leitura com NBR: O que é e Como Funciona?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.