Blog   Segurança do Trabalho   08 de fevereiro de 2022

Como Proteger o Vidraceiro dos Riscos da Profissão?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Vidraceiro

A segurança do trabalho é uma pauta de extrema importância, mas que é negligenciada em muitas ocasiões. Seu objetivo é estabelecer uma série de medidas que resultem na redução de riscos à vida do trabalhador, como o vidraceiro, por exemplo. 

Todavia, muitos profissionais relutam em adotar estes patamares, por causa dos custos adicionais ou por causa do modo de serviço. Não é difícil encontrar indivíduos que se recusem a usar parte dos Equipamentos de Proteção Individual, por “comodidade” ou “praticidade”. 

Quando falamos sobre as vidraçarias ou os vidraceiros, a situação não é muito diferente. Muitos não veem necessidade de se precaver. Justamente por este motivo, a NBR 7199, Norma Brasileira 7199, regulamenta o uso de vidros na construção civil (projeto, execuções e  aplicações) e por ser imposta deve ser utilizada por todos os profissionais que trabalham com este tipo de material. 

Se você quer saber mais sobre as regras e os equipamentos que protegem este profissional, ou se você possui dúvidas sobre estes assuntos e quer esclarecê-las, continue lendo o artigo a seguir.

Sobre que temas a NBR 7199 atua? 

A nova NBR 7199 conta com 57 páginas, revisadas por 60 profissionais, que representam mais de 40 empresas. Nela, encontramos informações sobre:

  • As aplicações de vidro em coberturas e marquises;
  • Aplicações de vidro como guarda-corpos e em portas e vitrines (ou divisórias);
  • Aplicações de vidro que retardam a propagação de fogo; 
  • Aplicações de vidros em projetantes móveis; 
  • Aplicações de vidro em fachadas; e
  • Aplicações de vidros que retardam arrombamentos e instalações especiais. 

Esta versão trouxe algumas melhorias na diagramação, para que os profissionais possam encontrar o que procuram de maneira mais fácil, rápida e intuitiva, sem que precisem perder tempo. 

Além disso, podemos encontrar neste documento, informações sobre como calcular a espessura de uma peça; sobre aplicações de vidro blindado e instalações com normas específicas. 

Por último, temos os diferentes tipos de instalação; a importância do armazenamento correto; informações sobre a inclinação de chapas e informações gerais sobre equipamentos de proteção coletivos (EPCs), sobre os equipamentos de proteção individual (EPIs) e como utilizá-los em diferentes ambientes. 

EPCs: a importância da proteção coletiva

O profissional que trabalha com vidro, em primeiro lugar, deve saber delimitar sua área de atuação para proteger-se da melhor maneira possível. Normalmente, as atividades implicam em pequenas ocorrências, mas que podem ser fatais. 

Vamos categorizar esses locais em duas divisões:

  • Na Vidraçaria: neste ambiente de trabalho as precauções devem ser dobradas. Leve em consideração toda parte móvel de maquinário ou de equipamento antes de posicioná-los. Adote um piso antiderrapante, pois algumas atividades podem molhar o chão, deixando-o escorregadio. Instale corrimãos e guarda-corpos, conforme a necessidade, e não se esqueça dos extintores de incêndio, para o caso de fogo. 
  • Em outros locais: além destas precauções básicas, é recomendado o uso de telas-guarda corpos, que em conjunto com os EPIs, reduz os riscos de queda. 

OBS: Em ambos os casos, utilize a sinalização adequada, para indicar quaisquer que sejam as operações em curso. Lembre-se de sempre manter um kit de primeiros socorros próximo, ele pode ser de extrema utilidade em momentos cruciais. 

É necessário sempre avaliar os riscos de queda antes de iniciar um serviço e nunca operar próximo a redes elétricas sem antes solicitar o desligamento das mesmas para os responsáveis. Evite trabalhar em dias nos quais as condições climáticas não estão adequadas, já que você pode cair de um telhado escorregadio num dia de chuva, por exemplo, ou não ter a iluminação necessária trabalhando num dia nublado. 

EPIs para Vidraceiro – veja quais são eles

Os EPIs para Vidraceiro variam de acordo com os tipos de risco que o profissional irá enfrentar durante suas atividades. Alguns se repetem na maioria delas, mas outros diferem bastante como, por exemplo, os EPIs para trabalho em altura que são usados só quando a atividade é desenvolvida com essa característica.

Então vamos ver abaixo quais são esses equipamentos:

Para todo tipo de atividade

  • Luvas Anti Corte: a luvas anti corte são luvas padrão, feitas de materiais mais resistentes, que ajudam a prevenir possíveis cortes às mãos. As mesmas podem ser feitas de carbono, fio de aço ou qualquer outra liga que apresente as mesmas propriedades. Devem ser usadas durante o corte de peças, durante a lapidação, para o manuseio e para a instalação de itens.
  • Mangotes Anti Corte: os mangotes são como mangas de camisa, que podem ser utilizados nos braços para prevenir possíveis danos à essa região. Os mesmos podem ser feitos dos mesmos materiais das luvas e devem ser usados em conjunto. Lembre-se de sempre cobrir o vão entre os mangotes e as luvas. 
  • Óculos de Proteção: os óculos de proteção são óculos que servem para a proteção frontal e lateral dos olhos. Os mesmos podem ser feitos de Policarbonato e há, inclusive, algumas opções com proteção contra raios UV, para aqueles que trabalham no sol ou frente à lâmpadas ultravioleta.
  • Botina de Segurança: as botinas de segurança servem para prevenir possíveis danos aos pés. Elas podem ser fechadas, geralmente sem cadarço e com biqueira de aço (ou composite). Além de dar firmeza ao trabalhador e impedir quedas sobre materiais perigosos, elas impedem a perfuração, que pode ser causada pela pisada acidental em equipamentos ou matérias-primas.
  • Capacete: o capacete pode ser escolhido pelo profissional, mas recomenda-se o uso dos que possuem abas, pois eles servem para proteger a cabeça e o rosto contra a queda de objetos. Os mesmos podem ser feitos de PEAD ou ABS e devem ser utilizados sempre que algo for levantado acima do nível do pescoço. 

Para atividades de corte e lapidação

  • Protetor Auricular: os protetores auriculares são como os grandes fones de ouvido, servem para proteger a audição dos colaboradores contra altos barulhos emitidos por algumas máquinas. A intensidade de certos sons provenientes do local de trabalho pode causar danos permanentes.
  • Avental: os aventais servem para proteger a parte da frente do corpo, que normalmente é o que tem contato direto com as ações do ofício. Os mesmos podem ser feitos de materiais semelhantes aos das luvas e mangotes, garantindo assim, a diminuição da probabilidade de cortes nesta região. 

Para Instalações Em Altura

  • Cinto de Segurança: o cinto de segurança é como um suporte que prende o trabalhador aos pontos de ancoragem. Ele serve para proteger o usuário de possíveis quedas, quando o mesmo está trabalhando a uma altura maior que 2 m do chão e deve estar ligado a uma estrutura que possa interromper o acidente. 

O que acontece se não cumprir essas regras?

A NR 6 é a norma regulamentadora responsável por determinar tudo que diz respeito aos EPIs. Prevê punições sérias para todos aqueles que não cumprirem com as recomendações citadas, sejam os empregadores ou colaboradores. 

Os contratantes, no caso, podem ser penalizados através dos auditores fiscais do Ministério da Economia, responder a processos trabalhistas, arcar com custos de eventuais indenizações, etc. 

Já os contratados que não cumprirem suas obrigações, estão sujeitos à rescisão do contrato de trabalho por justa causa, conforme previsto nos artigos 158 e 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Procurando EPI para Vidraceiros?

O melhor lugar é aqui! Aqui na Prometal EPIs você encontra todos os equipamentos que viu neste artigo. Além disso, também dispomos dos EPCs e equipamentos de sinalização. O momento de adquirir os equipamentos de proteção é de extrema importância. 

É neste momento que você pode fazer a sua parte diretamente pela vida dos trabalhadores que contratou para a sua empresa. Por isso, escolha um distribuidor de confiança. Escolha sempre a Prometal EPIs.

Continue a sua leitura com Luva para Câmara Fria: Como escolher a ideal?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.