Blog   EPIs   28 de fevereiro de 2019

Combate a Incêndio – Bombeiro Industrial, Civil e Militar

Tempo de Leitura: 4 minutos
combate a incêndio bombeiro industrial

As diretrizes de Combate a Incêndio nos ambientes de trabalho são previstas na NR 23 – Proteção Contra Incêndios, além das legislações específicas de cada estado ou município que estabelecem regras determinadas para cada região.

Os principais profissionais atuantes neste mercado e imprescindíveis para a sociedade são o Bombeiro Industrial; o Bombeiro Civil e o Bombeiro Militar.

Neste artigo iremos conversar um pouco sobre as principais formas de Combate a Incêndio e também as atribuições que diferem cada um dos Bombeiros que mencionamos acima.

Vamos nessa?

Sobre o Combate a Incêndio

Para que um Incêndio ocorra, é preciso que haja a ocorrência de três fatores: combustível, comburente e reação em cadeia. Abaixo, vamos entender melhor sobre cada um deles:

• Combustível:  Combustível é aquela substância capaz de queimar e servir como alimento para a combustão. É o elemento responsável pela propagação do fogo. Aqui podem entrar  materiais sólidos, como o papel e madeira; líquidos, como álcool e gasolina; ou gasosos como gás hidrogênio e acetileno.

• Comburente: Como comburente temos o gás oxigênio, que proporciona uma reação ao entrar em contato com o combustível, ocasionando assim um incêndio. Lembre-se de que não há combustão sem oxigênio, ele é imprescindível para que ocorra o fogo.

• Temperatura de ignição (calor): Para que ocorra a combustão, além dos elementos anteriores, é necessário que haja uma energia que resulte em uma reação em cadeia. Por exemplo, um pedaço de papel (combustível) já está em contato com o oxigênio (comburente), mas para que haja combustão, é necessário uma energia de ativação (calor) que pode se dar através de uma faísca de um cigarro, por exemplo.

Estes três elementos formam o que nós chamamos de triângulo do fogo:

combate a incendio bombeiro industrial triangulo do fogo
imagem: reprodução

O triângulo do fogo é apenas uma representação gráfica, para o melhor entendimento, dos três elementos necessários para que haja uma combustão e, assim sendo, um incêndio.

Para que continuemos o nosso estudo, precisamos agora saber diferenciar os incêndios pelas suas classes.

Existem 4 classes de incêndios, que em conjunto com o conhecimento do triângulo do fogo ajudam a entender como evitar e combater cada classe de incêndio.

Classes de Incêndios

Classe A – fogo em materiais sólidos

Este tipo de combustão é muito comum, e ocorre em materiais que pegam fogo rapidamente como por exemplo papéis, tecidos e madeiras. Esses tipos de materiais se queimam não só em superfície, como em profundidade.

Classe B – fogo em combustíveis líquidos inflamáveis

Na Classe B, vemos os incêndios inflamáveis, ou seja, produtos como álcool e gasolina, que acabam por liberar ainda mais calor que os elementos anteriores. Uma das suas principais características é não deixar resíduos, e queimar somente na superfície e não em profundidade.

Classe C – fogo em materiais e equipamentos energizados

Aqui vemos os incêndios relacionados à rede de eletricidade. É nesta classe de incêndios que devemos evitar o uso da água para a extinção do fogo, e desligar com urgência a energia elétrica do local. Esse tipo de incêndio se dá em fios sobrecarregados, instalações mal feitas, etc.

Classe D – fogo em metais pirofóricos

Nesta última classe de incêndios também vemos elementos fáceis de serem identificados: são os pirofosfóricos (metal combustível), ou seja, os fogos de artifício. Nesta combustão, assim como na anterior, não se utiliza água para apagar o fogo.

Agora que você já entendeu as diferentes classes de Incêndio, pode estar se perguntando… E como realizar o Combate a Incêndio?

É o que veremos no subtítulo a seguir.

Como proceder em um Combate a Incêndio

Lembra do triângulo do fogo, onde vimos os três elementos para que haja uma combustão? Pois então. Para haver o combate a incêndio, é preciso remover, no mínimo, um daqueles elementos como veremos a seguir:

Removendo o Combustível

Uma das maneiras de combate a incêndio é eliminando seu combustível, ou seja, retirando o material que está provocando chamas no local. Esse método é indicado aos incêndios de classes B e C, e o objetivo é que o fogo não se alastre para áreas não afetadas.

Removendo o Congruente

Aqui entram os métodos de abafamento, por exemplo, que diminuem drasticamente o teor de oxigênio (congruente) do local da combustão, resultando assim no fim do incêndio. Este é o método mais eficiente para combate a incêndio de classe B.

Removendo a Temperatura de Ignição

Nesta terceira estratégia de combate a incêndio ocorre o resfriamento, que é a diminuição da temperatura de ignição presente no local da combustão. Aqui entra o método de apagar o fogo com a água por exemplo, que quando jogada, retira completamente o componente calor, cessando a combustão.

Claro que a maioria dessas atitudes são feitas pelos Bombeiros, mas nos primeiros 5 minutos de incêndio você pode tomar as seguintes providências:

  • Dar o alarme de incêndio;
  • Desligar a energia elétrica;
  • Acionar os bombeiros;
  • Saber avaliar o incêndio.

Bombeiro Industrial, Civil e Militar

Você sabia que além do Bombeiro Industrial, existem mais duas classes de bombeiros que se diferenciam entre si? Vamos ver abaixo as principais atribuições e responsabilidades de cada uma delas.

Bombeiro Industrial

O bombeiro industrial é aquele profissional que atua com a liberação e o acompanhamento de serviços especiais. São eles: serviço em altura, soldas, corte a quente, espaços confinados, contato com produtos químicos e liberação de resíduos industriais.

Além das atribuições comuns a um bombeiro, este profissional também realiza inspeções periódicas nos equipamentos de prevenção e combate a incêndio, além de registrar eventualmente sua rotina de trabalho em um relatório adequado para isto.

Bombeiro Militar

O profissional que atua como bombeiro militar é um servidor público que trabalha em prol da sociedade em geral. É o bombeiro que você costuma ver nas ruas, salvando as vidas das pessoas e servindo à sociedade sem distinção.

Os bombeiros militares trabalham em quartéis estrategicamente localizados nas cidades, e seguem uma rotina organizada por escalas. São estes bombeiros que virão caso um dia você precise chamá-los (esperamos que nunca precise).

Bombeiro Civil

O bombeiro civil é aquele profissional que trabalha alocado, dentro de empresas privadas e ambientes corporativos. Tem como objetivo garantir a segurança e o bem estar das pessoas enquanto estão naquele ambiente, pois oferece primeiros socorros e sabe contornar inúmeras situações indesejadas.

Normalmente vemos esse profissional em shoppings, eventos, indústrias, hospitais, universidades entre outros.

Agora que você já sabe tudo sobre Combate a Incêndio, Bombeiro Industrial, Civil e Militar, que tal continuar sua leitura conhecendo os EPIs para Bombeiros?

Até o próximo post.

Baixe gratuitamente a nossa Guia para Luvas de Segurança da Volk

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.