Blog   EPIs   25 de abril de 2021

Colete de Segurança: Saiba tudo sobre este EPI!

Tempo de Leitura: 5 minutos
Colete de Segurança

O Colete de Segurança é um importante equipamento que tem como objetivo principal proteger o corpo do trabalhador contra diversos tipos de risco. Assim como qualquer outro EPI, o produto é obrigatório e exige uma atenção especial no momento da escolha.

Isso porque existem variações bem específicas que podem comprometer a segurança do equipamento caso não sejam levadas em consideração. É o caso do material em que é feito o produto, por exemplo. Alguns podem oferecer resistência a certos tipos de risco, já outros, menos, ou até mesmo nenhuma resistência.

Por este motivo, a escolha dos EPIs de uma empresa deverá partir de uma só variável: a análise de riscos. Somente através deste processo que será possível saber qual o Colete de Segurança deverá ser usado, oferecendo resistência para quais riscos. 

Tudo isso parte de um processo muito importante para a Segurança do Trabalho de uma empresa. A análise e a identificação prévia dos agentes de risco de um ambiente ou das atividades em questão é o primeiro passo que pode fazer toda a diferença para a vida do trabalhador e também para a segurança jurídica da empresa.

Portanto, se você tem interesse em saber mais sobre este processo, sobre o Colete de Segurança e seus diferentes tipos, bem como outras informações interessantes que permeiam o assunto, fique ligado! 

Neste artigo iremos abordar os principais temas sobre este importante EPI para que você possa aplicar na sua empresa e até mesmo compartilhar com sua equipe. Tenha uma boa leitura!

O que é o Colete de Segurança?

O Colete de Segurança é um Equipamento de Proteção Individual que pode ter muitas versões, que vão desde o colete salva vidas até o colete a prova de balas. Mais abaixo nós saberemos mais sobre os diferentes tipos do equipamento, mas antes, vamos ver o que diz a NR 6.

Para conhecermos qualquer EPI, é fundamental passarmos por essa NR, que é a responsável por determinar tudo que rege os EPIs no Brasil. No seu anexo primeiro, a norma lista todos os tipos de equipamentos que temos disponíveis no mercado hoje separados pela proteção que oferecem. 

Veja o Sumário:

Sumário

  • A – PROTEÇÃO DA CABEÇA
  • B – PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE
  • C – PROTEÇÃO AUDITIVA
  • D – PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
  • E – PROTEÇÃO DO TRONCO
  • F – PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES
  • G – PROTEÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES
  • H – PROTEÇÃO DO CORPO INTEIRO
  • I – PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS COM DIFERENÇA DE NÍVEL

Em cada um destes itens existe a lista de equipamentos destinada a este tipo de proteção. Dessa forma e, como você pode imaginar, o Colete de Segurança se enquadra no item E, Proteção do Tronco. 

Neste item, vemos todas as vestimentas utilizadas para este fim, separadas pelo risco ao qual oferecem proteção. São elas: 

a) Vestimentas para proteção do tronco contra riscos de origem térmica;

b) Proteção do tronco contra riscos de origem mecânica;

c) Riscos de origem química;

d) Radioativa;

e) Vestimenta para proteção do tronco contra umidade proveniente de precipitação pluviométrica.

e) Vestimentas para proteção do tronco contra riscos de origem meteorológica (este item foi retirado da NR); e 

f) Vestimentas para proteção do tronco contra umidade proveniente de operações com uso de água.

Além disso, ainda vemos no item E.2, o Colete à prova de balas de uso permitido para vigilantes que trabalhem portando arma de fogo, para proteção do tronco contra riscos de origem mecânica.

Tipos de Colete de Segurança

Como você viu, existem diversos tipos de Coletes de Segurança, que podem englobar todos os riscos que foram mencionados acima. Porém, dentre os modelos mais comuns, vemos:

  • Colete à Prova de Calas;
  • Coletes Térmicos;
  • Colete Salva-Vidas;
  • Colete Refletivo (não é considerado EPI mas, ainda assim, é muito lembrado quando o assunto é o Colete de Segurança, por isso iremos abordar).

Vamos ver mais sobre cada um deles!

Colete à Prova de Balas

O colete a prova de balas é utilizado para conter disparos de arma de fogo, e ao contrário do que muita gente pensa, também possui especificações que podem comprometer a segurança do EPI. Um exemplo dessas especificações são os níveis de proteção que o produto oferece. São eles:

  • Proteção nível I
  • Proteção nível II-A 
  • Proteção nível II 
  • Proteção nível III-A 
  • Proteção nível III  
  • Proteção nível IV

Cada um deles oferece proteção contra níveis diferentes de armas de fogo. Uma escolha errada pode implicar na perfuração do colete e, por isso, em um grande acidente de trabalho.

Colete de Segurança Térmico

O Colete de Segurança Térmico possui resistência à temperaturas extremas, que podem ser frias ou quentes. Para cada uma delas, um EPI diferente deverá ser empregado, já que o produto também oferece diferentes níveis de proteção. 

Este EPI é muito utilizado em frigoríficos, por exemplo, sendo indispensável além de obrigatório para o trabalhador.

Colete Salva-Vidas

O Colete Salva-Vidas é bem comum e fácil de ser reconhecido. É considerado um EPI de salvatagem, e possibilita que uma pessoa se mantenha flutuando sobre a água. Deve ser utilizado em situações de emergência ou para evitar qualquer imprevisto em uma atividade aquática, por exemplo.

Colete Refletivo

Como já mencionamos, o Colete Refletivo não é considerado EPI! No entanto, já percebemos muitos clientes chegando aqui na Loja e pedindo Colete de Segurança quando na verdade se referiam a este produto em específico. Por isso, fizemos questão de elencá-lo aqui! 

Utilizado para chamar a atenção para um trabalhador, geralmente em uma via expressa ou área de obras, o Colete Refletivo também é um item obrigatório, mesmo sem possuir CA. Por este motivo, seu fornecimento deve ser feito de maneira gratuita pelo empregador aos trabalhadores.

Importante ressaltar que existem coletes refletivos Classe 1 e Classe 2. O Classe 1 é mais básico, oferecendo o mínimo de material necessário para diferenciar a vestimenta do trabalhador em seu local de trabalho. 

Por outro lado, o colete Classe 2 é bem mais chamativo, oferecendo uma maior visibilidade ao usuário já que o tronco estará mais coberto. Por este motivo, somente o colete Classe 2 por exemplo pode ser utilizado em rodovias, devido à sua eficiência superior ao Classe 1.

Por que os EPIs são importantes?

O nosso país está entre os 5 piores países na questão de Segurança do Trabalho. Isso é indicado pelo fato de pertencermos ao 4º lugar no ranking mundial de acidentes do trabalho. Este posto é muito triste, e não é o primeiro ano que ocupamos esta vaga. 

Isso mostra que ainda é muito grande a falta de responsabilidade que os empregadores e trabalhadores brasileiros possuem com as medidas de controle de risco e normas práticas para prevenção de acidentes.

Uma coisa é certa: alguém não está fazendo a sua parte, senão essa conta já estaria melhor nos últimos tempos. Mas não é o que ocorre. Diariamente, ainda são muitos os casos de doenças ocupacionais ou acidentes causados pela falta de uso correto dos EPIs.

Isso só pode se dar por dois motivos: falta de informação ou falta de responsabilidade. Esses dois problemas podem ser facilmente controlados se a sua empresa fizer uma Gestão de EPIs de qualidade. Somente assim você terá certeza de que está fazendo a sua parte, e também poderá confirmar se os trabalhadores também estão fazendo a sua.

Lembremos que a Segurança do Trabalho deve ser levada em consideração por todos de uma empresa para que funcione. Somente assim poderemos diminuir os índices tão tristes para os trabalhadores brasileiros.

Por isso, invista em conhecimento, em treinamentos da equipe, em equipamentos de qualidade e, conte com a Prometal EPIs para tudo isso.

Onde comprar colete de segurança?

Independente de qual tipo de Colete de Segurança que você está buscando, o mais importante é adquiri-lo em um distribuidor de EPIs que seja da sua confiança. Isso porque por ser um equipamento de proteção, é fundamental que seja da melhor qualidade.

Afinal de contas, estamos tratando da vida do trabalhador. Portanto, busque lojas de EPI consolidadas, que ofereçam não só as melhores marcas, mas também as melhores condições, negociação, benefícios, atendimento… Leve tudo em consideração!

Pense que neste momento, você pode estar encontrando um parceiro que irá facilitar o seu negócio, e não somente um servidor. É o caso de muitos clientes da Prometal EPIs que acabam se tornando nossos verdadeiros parceiros e, com isso, recebem inúmeras vantagens.

Por termos uma equipe especializada no que faz, oferecemos, além dos produtos, uma orientação completa que visa somente o sucesso do seu negócio. Por isso, se você estiver procurando Colete de Segurança, pode parar de procurar, pois acaba de encontrar!

Entre em contato conosco. 

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.